É com grande satisfação que a Esri apresenta essa nova plataforma de storytelling, o ArcGIS StoryMaps, criada a partir do esforço de uma equipe notável de designers de produtos, engenheiros, desenvolvedores e criadores de conteúdo. O resultado é um produto que é mais fácil de aprender, mais versátil, intuitivo e personalizável.

O ArcGIS StoryMaps permite usuários a combinar mapas, textos narrativos, imagens, e outros conteúdos multimídia para criar comunicações que contam uma história para uma comunidade de pessoas. Ele apresenta-se como uma alternativa ao Esri Story Maps, ou Story Maps Clássico, que é aquele que conhecemos até agora.

O que há de novo?

Basicamente, as novidades do ArcGIS StoryMaps foram feitas para simplificar a experiência do usuário. A diferença mais notável entre o ArcGIS StoryMaps e o Story Maps Clássico, é a experiência de criação.

Criando uma história no Story Maps Clássico

No Story Maps Clássico, os autores tinham que iniciar a criar uma história com uma única escolha sobre qual template eles iriam usar. Se eles mudassem de opinião no meio do projeto, era necessário começar tudo novamente.

Criando uma nova história no novo ArcGIS StoryMaps

O novo ambiente de criação no StoryMaps permite os autores a mesclar e combinar diferentes templates de blocos de conteúdos. A interface de usuário para cada template é a mesma para todos os StoryMaps, isso é especialmente útil para novos autores, oferecendo uma facilidade enorme na criação.

Conheça o novo ArcGIS StoryMaps - Imagem 1

O criador de histórias contém muitos recursos dos modelos clássicos de narrativa, mas também há dezenas de novos recursos. Este primeiro lançamento oficial tem uma longa lista de coisas que facilitam a criação de suas histórias próprias:

  • Um construtor único e flexível que, em alguns anos, substituirá nosso conjunto de aplicativos clássicos de storytelling. Enquanto isso, os aplicativos clássicos permanecerão disponíveis para novas criações por muitos meses e suas histórias publicadas anteriormente continuarão a funcionar como sempre.

  • Estamos facilitando o processo de criar mapas simples, introduzindo a ferramenta de Mapas Expressos. Você pode usá-los para criar rapidamente mapas de localização, mostrar uma matriz de pontos, adicionar setas e anotações e muito mais.

  • Um painel de design permite alterar a aparência de sua história com um único clique. Você também pode escolher entre uma variedade de opções de layout de capa, personalizar cores de destaque e adicionar o logotipo da sua organização.

  • Suas histórias serão gravadas automaticamente à medida que você as cria, e você poderá fazer revisões adicionais nas histórias compartilhadas, mas publicá-las somente quando estiverem prontas.

  • As histórias têm um visual moderno e atualizado, e são carregadas rapidamente, independentemente de você estiver usando dispositivos móveis, tablets ou computadores.

Este lançamento é apenas o começo da evolução desta plataforma tão utilizada de storytelling. Os desenvolvedores têm planos para muitas novas funcionalidades e serão realizadas atualizações frequentes.

Este lançamento é apenas o começo da evolução desta plataforma tão utilizada de storytelling. Os desenvolvedores têm planos para muitas novas funcionalidades e serão realizadas atualizações frequentes.

Acompanhe o Portal GEO e não perca nenhuma novidade sobre as atualizações ArcGIS StoryMaps.


Fique por dentro de todas as novidades do Portal GEO. Faça grátis sua inscrição!

Veja também:

Confira as principais atualizações do ArcGIS

ArcGIS Pro 2.4 chegou com grandes novidades

ArcGIS Online: conheça as novidades da nova versão

Novidades do ArcGIS Pro 2.4: DEMONSTRAÇÃO EXCLUSIVA DE LANÇAMENTO, ASSISTA AGORA!


Você gostou desse artigo?

O Portal GEO está sempre trabalhando para trazer novidades, tendências e o que há de melhor em dicas do universo GIS. Clique abaixo e faça sua inscrição gratuita para receber com comodidade todos os nossos artigos, que tenho certeza, vão te apoiar em seu cotidiano profissional e pessoal, te deixando sempre bem informado: