Fundada em 1920 na Holanda, a Control Union atua no Brasil, dentre vários segmentos, no setor de controle de garantias (totalmente atrelado ao Agronegócio), englobando o monitoramento e controle de qualidade de produtos, o monitoramento e análise de lavouras diversas, multiplex programas de certificação, além da avaliação de imóveis e máquinas/equipamentos, são alguns dos serviços prestados…

O atual departamento de Geoprocessamento da Control Union Brasil teve início em 2017, ainda como uma pequena parte do negócio atrelado à serviços de monitoramento remoto de diversas culturas.

Passado algum tempo, pode-se dizer que vivenciamos uma considerável mudança de paradigmas, metodologias e abordagens.

O que havia sido planejado para algum tipo de serviço mais específico acabou se “alastrando” por toda a empresa, englobando desde os demais departamentos técnicos como também os assuntos comerciais, de gerência e planejamento.

O geoprocessamento e análise espacial revolucionaram positivamente nossas operações como um todo, possibilitando a criação de novos tipos de serviços/produtos, bem como o aperfeiçoamento de procedimentos “clássicos”. Um projeto que começou com apenas uma equipe se transformou em uma situação em que, diariamente, mais de 500 colaboradores utilizam, direta ou indiretamente, ferramentas, análises ou insights provenientes e produzidos na plataforma ArcGIS.

Nossa revolução está em curso e não possui previsão de término. A disponibilização constante de novas soluções, tecnologias e aplicações nos permite (e provoca) repensar e reajustar nossas condutas nos mais variados casos.

Elencar todos os processos em que atualmente utilizamos a plataforma ArcGIS necessitaria de um espaço amplo e detalhado. Para não nos alongarmos muito, vejamos alguns exemplos:

Gestão de Estoque

A Substituição dos antigos formulários pelo Survey 123, além de acarretar uma redução de custos com impressões (e contribuir ao mesmo tempo com a política de diminuição de consumo de papel), proporcionou melhorias técnicas notáveis. Além de eliminarmos problemas do fluxo, a utilização de perguntas “linkadas” e de fórmulas automáticas nos formulários elevou a confiabilidade e eliminou a etapa de conferência dos valores, processo repetitivo e que demandava considerável tempo.

Todos os dados coletados são acompanhados em tempo real (e historicamente analisados) em um Dashboard, evitando o retrabalho e diminuindo drasticamente o uso de incontáveis planilhas de controle.

Avaliações

Todo o processo de produção cartográfica do departamento foi automatizado através da utilização do ArcGIS Pro, de um modelo criado no ModelBuilder e da utilização de inúmeras camadas provenientes do Living Atlas. Com isso, além de aumento no nível de qualidade dos produtos cartográficos, foi possível otimizar o tempo total de elaboração.

Monitoramento de Lavoura

Além da incorporação das inspeções via sensoriamento remoto, o uso da plataforma ArcGIS possibilitou uma mudança de procedimento.

O uso do Collector, por exemplo, “aposentou”, nas inspeções físicas, a utilização e o controle através de mapas impressos. Além de facilitar a geo localização dentro de cada fazenda de interesse, também proporcionou a indicação exata das áreas colhidas mediante a medição (e posterior criação de feição) das mesmas via aplicativo em real time.

O algoritmo Forest-based Classification and Regression (ArcGIS Pro), por sua vez, foi incorporado no processo de estimativa de produtividade e na identificação de pontos de amostragem para verificações in loco, aumentando assim cada vez mais a assertividade das predições e a efetividade dos trabalhos de campo.

Por fim, o controle de todo o processo, anteriormente baseado em planilhas, foi substituído por um Dashboard, unificando assim todos os dados das inúmeras operações (delimitação de talhões, localização de fazendas, áreas colhidas, fotos, falhas, infestações, etc.) em uma única e eficiente plataforma.

Planejamento logístico e Gestão

Através da inserção de funcionalidades de análise espacial do ArcGIS Online, a gestão e o planejamento das operações e das equipes de campo, ao incorporar o elemento geográfico, tornou-se mais assertiva e ainda mais eficiente. Além de indicar os pontos de maior necessidade de alocação de novas equipes, o uso das ferramentas de roteirização e alocação de demanda permitiu a realocação de bases regionais e a elaboração de procedimentos de distribuição regional de novas operações mais apropriados.

Exemplo comparativo entre o nosso antigo laudo e o novo laudo, totalmente elaborado a partir do Surveu 123 (coletada dos dados e geração do laudo preenchido):

Dashboard de acompanhamento das operações de estoque de Etanol – Exemplo de uma operação específica com um filtro por um período determinado:

Exemplo do pacote de mapas (produzidos de forma 100% automatizada a partir da utilização do ModelBuilder e do Living Atlas) componente dos laudos de avaliação de imóveis. Um processo que anteriormente era feito entre 3 e 4 horas foi reduzido para 10 minutos:

Exemplo do uso do Collector no monitoramento de lavouras de cana-de-açúcar e exemplo comparativo entre o antigo procedimento de definição espacial das áreas colhidas (áreas desenhadas e coloridas em mapa impresso) e o atual uso do Collector:

Dashboard de acompanhamento das operações de lavoura de cana-de-açúcar. Exemplo de uma operação específica com um filtro por um período determinado. Polígonos com as bordas em vermelho representa m os talhões e os com preenchimento em amarelo as áreas já colhidas:

Alguns exemplos de estimativas de produção total (toneladas) de cana-de-açúcar obtidos a partir da utilização do Forest-based Classification and Regression:

Exemplo de cenário para realocação do escritório da regional de Ribeirão Preto (considerando o mesmo peso para todas as operações da regional):

Exemplo de cenário para realocação do escritório da regional de Ribeirão Preto (considerando pesos diferentes para as operações da regional):

Se você gostou do artigo, vai adorar ver tudo o que aconteceu no AgriSummit 2021.
Clique aquie veja o replay completo!

Fique por dentro de todas as novidades do Portal GEO. Faça grátis sua inscrição!

Você também pode gostar:

Página de Replay do AgriSummit 2021

Como a BP Bunge Bioenergia e a Tietê Agro alavancaram resultados automatizando seus processos com o ArcGIS

O uso da análise espacial para concessão do crédito rural


Você gostou desse artigo?

O Portal GEO está sempre trabalhando para trazer novidades, tendências e o que há de melhor em dicas do universo GIS. Clique abaixo e faça sua inscrição gratuita para receber com comodidade todos os nossos artigos, que tenho certeza, vão te apoiar em seu cotidiano profissional e pessoal, te deixando sempre bem informado: