O recente lançamento do ArcGIS 10.7 trouxe grandes novidades, que foram apresentadas em um evento online de grande audiência no dia 27 de março (data desta publicação).

Você que não conseguiu acompanhar ao vivo ou acompanhou mas quer ainda mais detalhes, vou listar para você as principais novidades e destaques do evento.

Então, vamos a lista com as mais importantes novidades que a Esri traz neste lançamento.

ArcGIS Pro 2.3

O ArcGIS Pro tem alcançado um número cada vez mais expressivo de usuários. E além de já estar incluso no pacote Desktop, agora é possível adquiri-lo através do novo User Type GIS Professional, tornando-o mais acessível.

A versão 2.3 é considerada o maior lançamento do Pro, pois apresenta mais funcionalidades e atualizações que qualquer outra versão já lançada anteriormente. Algumas das novidades mais esperadas pelos usuários presentes nessa nova versão e que podemos destacar são:

  • Nova experiência ao inicializar: não é mais necessário criar projeto previamente;
  • Correção ortográfica no módulo layout;
  • Geração de relatórios como um novo item do projeto e que pode ser compartilhado por toda a plataforma;
  • Novas ferramentas para Inteligência Artificial e Deep Learning para trabalhar com imagens;
  • Nova extensão LocateXT, que permite a identificação e extração de dados não estruturados e geolocaliza-los em instantes;
  • A possibilidade de ‘desfazer’ operações de Geoprocessamento.

Fique por dentro de todas as novidades do Portal GEO. Faça grátis sua inscrição!

Veja também:

Geocodificação na operacionalização de negócios

Benefícios reais de aplicar a Location Intelligence na Agricultura

Lançamento Oficial do ArcGIS 10.7: ASSISTA AO VÍDEO COMPLETO!


ArcGIS Online

As Análises Espaciais tiveram uma série de melhorias e estão ainda mais fáceis e intuitivas.

As feature layers e feature services estão com melhor performance e mais rápidas e agora com algumas análises como: Profile, Summarize Elevation, Viewshed, Trace Downstrea e Watershed.

O ArcGIS Living Atlas of the World, a maior biblioteca de dados geográficos do mundo, possui agora uma nova cobertura global para os dados de arruamento usando as melhores tecnologias disponíveis (HERE e Open Street Map). Também destacamos um novo App chamado Community Maps Editor, que permite aos usuários contribuir com as sugestões e edições dos Mapas Base.

O WebApp Builder possui três novos widgets muito interessantes:

  • Risco de Ameaça;

  • Definir Visibilidade;

  • Análise de Custos.

O Operations Dashboard apresentou melhorias na Experiência do Usuário, suporta parâmetros URL e agora é possível acessá-lo via mobile de maneira responsiva.

O Survey123 também apresenta melhorias na Experiência do Usuário e os formulários estão com mais opções de personalização. Uma novidade bastante interessante é a de possibilidade de integração com outros serviços através de Webhooks.

Com Webhooks agora é possível criar uma requisição toda vez que um formulário é preenchido e enviado. Essa requisição pode resultar em vários gatilhos, como disparo de um e-mail, criação de uma atividade no Workforce, etc.


Lançamento ArcGIS 10.7


ArcGIS Enterprise e os novos produtos

O ArcGIS Enterprise, assim como boa parte dos produtos da plataforma, também recebeu boas melhorias voltadas a Experiência do Usuário. Agora você pode ter os novos User Types no ArcGIS Enterprise, que antes estavam apenas disponíveis para o ArcGIS Online. Com os User Types você vai ter muito mais flexibilidade no modelo de licenciamento dos usuários nomeados (de forma acessível).

O 10.7 também se destaca pelo lançamento de novos produtos que irão integrar e complementar as soluções da plataforma Enterprise e que em breve também serão disponibilizados para o ArcGIS Online.

O ArcGIS Excalibur é um moderno Web App voltado para trabalhar com a visualização e exploração de imagens diretamente no navegador. Fácil de ser utilizado, ele simplifica uma série de workflows que abrange estudos e análises com imagens oblíquas e ortorretificadas.

O Tracker for ArcGIS é um App para rastreamento que permite compartilhar localizações em tempo real, saber onde todos estão em um momento específico e também descobrir padrões. Muitas indústrias podem se aproveitar dessa solução que foi especialmente desenvolvida para consumir pouca bateria e que a partir dos dados coletados, pode gerar muitos insumos para trabalharmos com Analytics.

O ArcGIS Indoors é uma solução inovadora para mapeamento de espaços internos que permite navegar em ambientes complexos, rastrear dispositivos internos, avaliar alocação de espaço e detectar e responder a eventos em tempo real.

O ArcGIS Urban por sua vez, veio para aprimorar o planejamento urbano e promover decisões inteligentes para a comunidade, possibilitando maior engajamento da população na tomada de decisão. Ele possuirá integração com outros produtos da plataforma como CityEngine e GeoPlanner.

Por fim, o ArcGIS Notebooks é um novo produto para o ArcGIS Enterprise voltado para o desenvolvimento. Trata-se de ambiente computacional Web voltado para escrever, documentar e rodar códigos em um único local.


Você gostou desse artigo?

O Portal GEO está sempre trabalhando para trazer novidades, tendências e o que há de melhor em dicas do universo GIS. Clique abaixo e faça sua inscrição gratuita para receber com comodidade todos os nossos artigos, que tenho certeza, vão te apoiar em seu cotidiano profissional e pessoal, te deixando sempre bem informado: