A Esri lançou recentemente uma nova extensão à linha de produtos da plataforma ArcGIS, a qual contempla o mapeamento, a gestão de recursos e análises de dados de ambientes internos, incluindo um Sistema de Posicionamento Interno (Indoor Positioning System – IPS), que permite roteirizações em tempo real nos ambientes internos de edifícios e organizações.

O que é o ArcGIS Indoors?

ArcGIS Indoors é um sistema GIS holístico, desenvolvido para suportar ambientes internos e otimizar suas operações de negócios. A partir de um mapeamento interno preciso e de tecnologias de posicionamento, organizações e empresas podem ter acesso às informações necessárias para aumentar a eficiência das suas rotinas de trabalho.

O ArcGIS Indoors permite a você criar um mapa interno da sua edificação em 2D ou 3D, visualizando todas as salas e instalações. O sistema entrega um retrato comum das operações, fornecendo insights aprimorados para a gestão de recursos e processos de trabalho.

Os colaboradores são empoderados para interagir com o local de trabalho mais ativamente e desenvolver suas relações interpessoais com mais facilidade. Aumentando a transparência das operações de trabalho e encorajando o engajamento de todas as partes, é possível aumentar o rendimento dos processos de trabalho e a produtividade.

ArcGIS Indoors


Fique por dentro de todas as novidades do Portal GEO. Faça grátis sua inscrição!

Veja também:

Criando e Usando Camadas de Elevação no ArcGIS Online e ArcGIS Pro

Confira o que há de novo no ArcGIS Business Analyst Web App

Novidades do Operations Dashboard for ArcGIS

Geocodificação na operacionalização de negócios


No ArcGIS Indoors você encontra:

  • Mapas 2D/3D de ambientes internos.
  • Edificações inteligentes e planejamento de recursos.
  • Gestão de incidentes.
  • Relatório de manutenção e problemas.
  • Posicionamento interno e roteirizações em dispositivos móveis.
  • Análise de dados.

Criando ambientes de trabalhos inteligentes em todas as indústrias

Acompanhar a evolução das tecnologias é crucial para as indústrias se manterem competitivas e atraírem jovens talentos. A força de trabalho jovem é formada por pessoas ligadas a tecnologia e eles querem que o ambiente de trabalho seja tecnologicamente integrado também – um ambiente de trabalho inteligente.

O conceito de ambiente de trabalho inteligente é a aplicação de inovações tecnológicas para melhorar o fluxo de informações, aumentar a eficiência e facilitar as operações diárias. A gestão, assim como cada colaborador, é conectada usando a tecnologia para manter seu engajamento com o ambiente de trabalho.

O ArcGIS Indoors é uma solução que torna isso possível em diferentes áreas de trabalho e entre várias indústrias, como transportes, saúde, campus universitários ou segurança.

Exemplos de casos de uso para o ArcGIS Indoors

  • Roteirizações em dispositivos móveis

Pacientes podem se localizarem em um mapa disponível via aplicativo e se deslocar para os seus compromissos sem atrapalhar ninguém pedindo por informações.

Nos aeroportos, as pessoas podem seguir suas rotas nos mapas digitais em direção ao portão de embarque certo. Especialmente em grandes aeroportos internacionais, ou no caso de um tempo curto para conexões aéreas, isso pode reduzir a ansiedade e melhorar a experiência do usuário no aeroporto.

  • Otimização da utilização de recursos

Uma enfermeira em um hospital está procurando por uma cadeira de rodas disponível para transportar um paciente com mobilidade reduzida para o tratamento. O ArcGIS Indoors entrega para as equipes informações em tempo real sobre localização e disponibilidade de cada cadeira de rodas.

  • Gestão de incidentes

No caso de um incidente dentro de uma edificação (por exemplo, uma pessoa desmaia e precisa de atendimento médico), testemunhas podem alertar a equipe de primeiros socorros e compartilhar a localização. A equipe de plantão pode então localizar o ponto com a localização do incidente no mapa, alcançando-o e prestando os primeiros socorros mais rapidamente.

  • Relatório de problemas e manutenção

Um funcionário percebe que uma das luminárias em uma das salas de reuniões está saindo do teto. O funcionário tira uma foto e envia para um aplicativo corporativo, com um texto descrevendo o problema e marcando a exata localização no mapa. Um técnico é notificado automaticamente pelo sistema e designado a atender a tarefa.

  • Análise de dados

A partir do uso de tecnologias de posicionamento interno, dados valiosos como padrões de direções, tempos de permanência e de frequência podem ser obtidos. Esses dados anônimos aumentam a noção de como as pessoas se movem internamente pelos ambientes e podem ser utilizados para melhorar o planejamento de layouts internos.

Esses são apenas alguns dos diversos exemplos de como o ArcGIS Indoors pode ser aplicado para melhorar a eficiência e a produtividade, economizando tempo, recursos e aumentando a conveniência e transparência.


Você gostou desse artigo?

O Portal GEO está sempre trabalhando para trazer novidades, tendências e o que há de melhor em dicas do universo GIS. Clique abaixo e faça sua inscrição gratuita para receber com comodidade todos os nossos artigos, que tenho certeza, vão te apoiar em seu cotidiano profissional e pessoal, te deixando sempre bem informado: