Dica do editor: Demonstração exclusiva de lançamento do ArcGIS Pro 2.4 - Lançamento do ArcGIS 10.7.1

*Assista com exclusividade a demonstração do ArcGIS Pro 2.4 e veja todas as novidades na prática. É SÓ CLICAR AQUI!


O ArcGIS Pro 2.4 é a versão mais recente do Pro, o principal aplicativo GIS de desktop da Esri para mapeamento, análise e gerenciamento de dados geoespaciais.

As melhorias no ArcGIS Pro aprimoraram a visualização de dados espaciais em 2D e 3D, edição e análise dados e conexão em toda a plataforma do ArcGIS. Acompanhe aqui algumas das principais novidades que tenho prazer em compartilhar.

Visões realistas e novas ferramentas 3D

O crescimento dos recursos 3D no ArcGIS Pro certamente não parou nesta versão. Houve melhorias no realismo das visualizações de modelos 3D, simbolização de água e efeitos de iluminação, como o novo símbolo de preenchimento de água, que simula a água de diferentes direções de onda e cores (veja abaixo).

Tivemos também outras atualizações como a oclusão de ambiente (a qual aumenta a percepção de profundidade mostrando sombras nas fendas) e a iluminação de cúpula (que aumenta a visibilidade de feições individuais em conjuntos de dados de densas nuvens de pontos, por exemplo).

ArcGIS Pro 2.4 - imagem 1

Novas ferramentas 3D foram introduzidas nesta versão. Agora você pode ver uma dimensão diferente de seus dados 3D com uma visualização de perfil. É possível interagir usando as ferramentas select e measure, além de usar pop-ups.

ArcGIS Pro 2.4 - imagem 2

Visualização de perfil ajuda a entender conjuntos de dados 3D – como este lidar scan de um grupo de árvores.

Outra ferramenta de análise exploratória interativa em 3D foi adicionada – Cortar e preencher. Esta ferramenta ajudará aqueles que estão nas indústrias de BIM e construção, determinando quanto volume é necessário para preencher ou cortar uma área ao nível do solo.

Há também três novas ferramentas de edição multipatch para ajudar a modelar recursos 3D com mais precisão:

ArcGIS Pro 2.4 - imagem 3
  • Slice Multipatch: divide um recurso Multipatch em um local especificado usando um plano de corte horizontal ou vertical.

  • Explode: separa um recurso Multipatch em suas faces 3D individuais.

  • Merge: combina recursos Multipatch individuais da mesma layer em um único recurso Multipatch.

Binning de Recurso Dinâmico

Agora você pode agregar dinamicamente dados de pontos em compartimentos de polígonos para observar padrões na escala micro e macro em seus dados.

ArcGIS Pro 2.4 - imagem 4

Dados dinamicamente agregados para escalas micro e macro.


Fique por dentro de todas as novidades do Portal GEO. Faça grátis sua inscrição!

Veja também:

Descobrindo oportunidades além da divisão digital

Inteligência Artificial no Agronegócio: Predição e Regressão

5 mitos sobre Location Intelligence

Novidades do ArcGIS Pro 2.4: DEMONSTRAÇÃO EXCLUSIVA DE LANÇAMENTO, ASSISTA AGORA!


Editor de Pixel

Você já precisou alterar um pixel individual ou grupos de pixels em dados raster ou imagens? Bem-vindo ao Editor de Pixels, encontrado na extensão do ArcGIS Image Analyst.

ArcGIS Pro 2.4 - imagem 5

ModelBuilder

Para muitos usuários, a capacidade de exportar um modelo ModelBuilder para um código utilizável em Python tem sido uma das principais solicitações de melhoria do ArcGIS Pro. O ModelBuilder no ArcGIS Pro agora tem dois novos comandos para exportação:

  • Exportar para arquivo Python e Enviar para a janela Python.

  • Além disso, agora o usuário pode arrastar e soltar várias ferramentas do histórico do Geoprocessamento em um modelo.

Atualizações de gráfico

A visualização de padrões em dados temporais pode ser complicada, e é por isso que a Esri introduziu um novo tipo de gráfico: Gráfico de Calor do Calendário. Isso pode mostrar padrões por dia da semana e hora do dia, dando uma visão extra para padrões em acidentes de carro, por exemplo:

ArcGIS Pro 2.4 - imagem 6

Outras atualizações úteis

  • Trabalhar no Excel e no ArcGIS Pro? Agora é possível copiar e colar células selecionadas do Excel em uma tabela no ArcGIS Pro. Além disso, não é necessário mais clicar duas vezes em uma célula de uma tabela para editar os dados!

  • Agora você pode compartilhar Marcadores entre projetos do ArcGIS Pro usando um arquivo de marcador (.bkmx). Além disso, os marcadores também podem agora ser importados (do ArcMap) e exportados (somente para o Pro).

  • A ferramenta Explore agora inclui uma opção Nenhuma, para que você possa impedir que todos os pop-ups sejam exibidos.

Veja na prática! Clique abaixo e assista a demonstração exclusiva de lançamento do ArcGIS Pro 2.4:

Demonstração do ArcGIS Pro 2.4 - Lançamento do ArcGIS 10.7.1


Você gostou desse artigo?

O Portal GEO está sempre trabalhando para trazer novidades, tendências e o que há de melhor em dicas do universo GIS. Clique abaixo e faça sua inscrição gratuita para receber com comodidade todos os nossos artigos, que tenho certeza, vão te apoiar em seu cotidiano profissional e pessoal, te deixando sempre bem informado: