A Esri desenvolveu um novo aplicativo móvel para coleta rápida de dados, chamado ArcGIS QuickCapture.

Os Apps de campo da Esri são desenvolvidos para otimizar a eficiência dos operadores na coleta de dados, para minimizar os erros, melhorar a produtividade e diminuir custos.

arcgis quickcapture - imagem 1

ArcGIS QuickCapture: o que é?

O ArcGIS QuickCapture é um novo App móvel para coleta rápida de dados em campo, que permite a captura de funções GIS com um simples clique.

Ele é integrado ao ArcGIS e pode ser utilizado com muita facilidade, não importa as condições de campo, fornecendo uma experiência ao usuário focada nas necessidades de operadores para coletar observações simples, mas de forma bastante eficiente enquanto se movem, seja caminhando, de carro, avião ou helicóptero, com o mínimo de interação possível com o dispositivo.

O que torna o QuickCapture único?

Com seu funcionamento e design amigável, é possível coletar uma imagem, coletar a localização e inserir uma classificação predefinida, ao mesmo tempo, com um único clique. O App é configurável, fornecendo total controle ao usuário através da disposição dos botões, aparência, e onde armazenar as informações coletadas.

O ArcGIS QuickCapture é uma alternativa a outros aplicativos de campo como o Collector e Survey123, por exemplo, para usuários que desejam coletar informações de forma mais direta e rápida.

É um App capaz de operar offline, sincronizando de volta quando estiver online. Ele opera também em segundo plano, ou seja, é possível executar outros aplicativos em seu dispositivo ao mesmo tempo em que dados estão sendo coletados.


Fique por dentro de todas as novidades do Portal GEO. Faça grátis sua inscrição!

Veja também:

Iniciando o uso de SIG em Prefeituras

Inteligência Artificial na Plataforma ArcGIS

Criando e Usando Camadas de Elevação no ArcGIS Online e ArcGIS Pro


Onde ele pode ser utilizado?

Ele pode ser empregado, por exemplo, em pesquisas aéreas, em que é possível relatar observações realizadas de um helicóptero ou avião e transmitir a um formulário.

arcgis quickcapture - imagem 2

O QuickCapture coleta ao mesmo tempo a classificação, foto e localização da observação, com design simples e botões grandes que facilitam a coleta de dados.

Ele pode ser aplicado no setor de transportes, pois é ideal na captura de dados de velocidade e gestão de infraestrutura de transportes, em que o usuário é capaz de classificar uma rodovia, por exemplo, ao mesmo instante em que ele passa por ela.

Outro exemplo de sua utilização é na contagem e classificação de componentes biológicos (animais selvagens/plantas/etc.) realizadas por meios de transporte como barcos, aviões, helicópteros, ou até mesmo ao caminhar.

Também se apresenta útil para inspeção agrícola, identificar a localização de plantas não saudáveis no meio do cultivo e definir quais métodos de controle foram aplicados.

Quando será o lançamento?

O ArcGIS QuickCapture tem previsão de lançamento para o mês de julho deste ano, mas já está disponível aos usuários em versão beta, compatível com IOS, Android e Windows. Fique atento para mais novidades!


Você gostou desse artigo?

O Portal GEO está sempre trabalhando para trazer novidades, tendências e o que há de melhor em dicas do universo GIS. Clique abaixo e faça sua inscrição gratuita para receber com comodidade todos os nossos artigos, que tenho certeza, vão te apoiar em seu cotidiano profissional e pessoal, te deixando sempre bem informado: