Não é difícil, complicado ou muito menos é necessário um projeto em larga escala para iniciar o uso de SIG em prefeituras.

A visualização e o entendimento do território através de informações geográficas são reconhecidos, atualmente, como importantes habilidades que auxiliam a gestão pública municipal no planejamento e na tomada de decisões.

Identificar, conhecer, analisar e explorar os diversos fenômenos e características presentes em um município permite aos gestores e equipes técnicas o conhecimento pleno do território.

A ausência do conhecimento e domínio destas informações resulta em menos eficiência e celeridade, e muitas vezes em constantes retrabalhos, para a administração pública ao realizar um planejamento adequado.

Reconhecida a importância de considerar o trabalho embasado por informações geográficas, muitas prefeituras no Brasil já utilizam o ArcGIS como o software que permite:

  • A estruturação de base da dados;
  • Análises geográficas;
  • Compartilhamento de informações entre secretarias e técnicos;
  • Criação de aplicações;
  • Divulgação de dados aos cidadãos.

Entretanto, outros municípios desejam também explorar estes recursos, mas, ainda hoje, não o fazem devido ao principal fator de ausência de conhecimento técnico, através de uma equipe de profissionais como geógrafos, engenheiros, geólogos, arquitetos, que possuem o conhecimento SIG necessário para o suporte a esse tipo de projeto.

Contudo, uma iniciativa de trabalhar com SIG em prefeituras não depende, necessariamente, da estruturação de uma grande equipe de profissionais.

A realidade de muitos municípios é de não possuir recursos humanos e financeiros em grande escala, e mesmo assim, diversos deles utilizam e exploram as capacidades da plataforma ArcGIS, realizando trabalhos muito interessantes. Diferentemente do que desejam e almejam, nem todos os municípios conseguem começar com grandes projetos…

E não é por isso que devem deixar de fazê-lo.

Uma iniciativa ou um projeto de uso de ferramentas SIG em prefeitura deve ser encarado em um planejamento de médio e longo prazo. Seu início poderia, por exemplo, contemplar algumas secretarias ou departamentos mais relevantes, onde o valor do uso da informação geográfica será demonstrado mais rapidamente e poderá levar o poder da geoinformação a toda prefeitura.

Temas mais protagonistas no uso de SIG como planejamento urbano, meio ambiente e cadastro podem liderar as primeiras iniciativas e, ao longo do tempo, estender as potencialidades das ferramentas a outros temas, como defesa civil, habitação, saúde e educação, de modo que todas as secretarias possam se envolver na criação e utilização do Cadastro Técnico Multifinalitário (CTM) municipal!


Fique por dentro de todas as novidades do Portal GEO. Faça grátis sua inscrição!

Veja também:

ArcGIS Enterprise no Microsoft Azure

ArcGIS Indoors: o poder do GIS em ambientes internos

Criando e Usando Camadas de Elevação no ArcGIS Online e ArcGIS Pro

Webinar MIGRANDO PARA O ARCGIS PRO – ASSISTA AGORA!


Os benefícios do uso da plataforma ArcGIS por parte das equipes em prefeituras são inúmeros: organização e estruturação de dados, criação de mapas temáticos, compartilhamento de informações entre técnicos, análises geográficas, usos de aplicativos em campo, visibilidade de ações à gestão e disponibilização de informação aos cidadãos são apenas alguns.

O ArcGIS é a plataforma líder em Location Intelligence e é capaz de ser adaptado e escalado em concordância às diferentes estruturas presentes nos municípios brasileiros hoje.

A plataforma apresenta diversos produtos em ambientes desktop, web e mobile que permitem a todo e qualquer funcionário de prefeituras ser um usuário, mesmo não possuindo conhecimento em GIS!

Imagine o quão interessante seria associar essa inteligência a um processo rotineiro de fiscalização, que contemplasse a análise em escritório do contexto geográfico da situação, o uso de aplicações móveis para o levantamento de informações em campo e a visibilidade dessa análise para a gestão em tempo real através de painéis.

Tudo isso possibilitado pelo poder da informação geográfica!

Qualquer município pode, dentro a sua realidade, ser um excelente usuário da plataforma ArcGIS, tirando proveito da integração de dados, pessoas e processos.

Clique aqui e conheça agora alguns municípios que já utilizam SIG e se tornaram Casos de Sucesso!


Você gostou desse artigo?

O Portal GEO está sempre trabalhando para trazer novidades, tendências e o que há de melhor em dicas do universo GIS. Clique abaixo e faça sua inscrição gratuita para receber com comodidade todos os nossos artigos, que tenho certeza, vão te apoiar em seu cotidiano profissional e pessoal, te deixando sempre bem informado: