O ArcGIS Online, a maior plataforma do mundo para mapeamento e compartilhamento de informações geográficas e que já soma quase 6 milhões de usuários no mundo, teve uma nova atualização.

Vamos conferir algumas das principais novidades:

Análise Espacial

  • A ferramenta Resumir Centro (Summarize Center) e Dispersão (Dispersion) mede a distribuição de um conjunto de feições, calculando características como o centro ou a compacidade e orientação. Essa ferramenta pode ser usada para rastrear mudanças na distribuição ao longo do tempo ou comparar distribuições de diferentes feições.

  • A ferramenta Encontrar Clusters de Pontos (Find Point Clusters) localiza os clusters de feições de ponto no ruído circundante com base em sua distribuição espacial. Essa ferramenta detecta áreas em que pontos ou eventos estão concentrados e onde eles estão separados por áreas vazias ou esparsas.

  • Encontrar Locais Existentes e Derivar Novos Locais (Find Existing Locations e Derive New Locations) agora podem usar o relacionamento espacial mais próximo para encontrar as feições mais próximas das feições em outra camada.

  • Os resultados da ferramenta Juntar Feições (Join Features) agora podem ser criados como uma exibição da camada de feição hospedada para todos as associações de atributos, incluindo relacionamentos um para muitos. Também existem novas opções para definir registros correspondentes em relacionamentos um para um usando uma expressão em um campo numérico ou um campo de data.


Fique por dentro de todas as novidades do Portal GEO. Faça grátis sua inscrição!

Veja também:

O futuro chegou: Mapeamento baseado em imagens coletadas por drones!

ArcGIS Business Analyst: 4 mercados que fazem uso e se beneficiam com essa ferramenta

A tecnologia por trás do resgate na caverna da Tailândia


3D GIS

  • Agora você pode navegar pelas cenas com gamepad e dispositivos SpaceMouse no Visualizador de cenas. Use as ferramentas gamepad e SpaceMouse para visualizar e explorar recursos intuitivamente, como edifícios e modelos 3D, ativos subterrâneos ou salas internas e corredores.

  • Encontre feições pesquisando cenas para atributos da camada, como nomes ou IDs. Por exemplo, você pode inserir o nome de uma sala de conferências de um hotel e o Visualizador de cenas amplia o zoom para a sala, a realça e exibe um pop-up sobre o espaço.

Gestão de dados no ArcGIS Online

  • Se você publicou uma camada de cena a partir de uma camada de feição hospedada, agora pode reconstruir o cache da camada de cena para incorporar as alterações feitas na camada de feição hospedada.

  • O ArcGIS Online usa caches distribuídos globalmente para melhorar o desempenho de camadas de feições hospedadas publicamente compartilhadas. Você pode controlar com que frequência o ArcGIS Online atualiza o cache por camada de feição hospedada pública.

  • Escreva expressões de Arcade para calcular valores em campos, incluindo o campo espacial, em suas camadas de feições hospedadas.

  • Você pode renomear as camadas nas camadas de feições hospedadas e nas exibições da camada de feições hospedada. Se você publicar uma camada de mosaico hospedada a partir de uma camada de feições hospedada, também poderá renomear as camadas na camada de mosaico hospedada.

Administração

  • Os administradores podem baixar um log de auditoria das atividades com informações sobre alterações na organização e seus membros, grupos e conteúdo.

Você que já acompanha nosso portal pode esperar sempre conteúdos atualizados para você, de forma rápida e fácil, continue nos seguindo. Você que está visitando o portal pela primeira vez, saiba que estamos sempre trazendo as principais novidades da Esri para você, em primeira mão.

Junte-se ao Portal GEO e não perca nenhum conteúdo, aqui em baixo você pode comentar sua opinião, sugestões e fazer perguntas. Aproveite e assine para receber todos nossos artigos e conteúdos exclusivos só para assinantes (não se preocupe, é gratuito!).


Você gostou desse artigo?

O Portal GEO está sempre trabalhando para trazer novidades, tendências e o que há de melhor em dicas do universo GIS. Clique abaixo e faça sua inscrição gratuita para receber com comodidade todos os nossos artigos, que tenho certeza, vão te apoiar em seu cotidiano profissional e pessoal, te deixando sempre bem informado: