A Topocart, empresa parceira da Imagem, foi contratada para executar o aerolevantamento fotogramétrico e perfilamento laser com objetivo de atualizar a base cartográfica urbana cadastral e multifinalitária, o cadastro imobiliário, a atualização da planta de valores genéricos e a implantação de um Observatório de Mercado Imobiliário, utilizando como base o sistema de informações geográficas ArcGIS.
Para uma prefeitura realizar uma gestão territorial eficiente, é fundamental contar com dados e informações georreferenciadas precisas sobre a área do município, bem como suas características de uso do solo. Para isso, a Prefeitura de Rio Branco/AC, por meio da Secretaria Municipal de Finanças (SEFIN), iniciou um amplo projeto de gestão territorial da cidade. O governo municipal contrato os serviços necessários à implantação do geoprocessamento, abrangendo a área urbana e de expansão urbana da cidade.
A Topocart, empresa parceira da Imagem, foi contratada para executar o aerolevantamento fotogramétrico e perfilamento laser com objetivo de atualizar a base cartográfica urbana cadastral e multifinalitária, o cadastro imobiliário, a atualização da planta de valores genéricos e a implantação de um sistema de informações geográficas – Observatório de Mercado Imobiliário.
Após a conclusão dos serviços, a Prefeitura de Rio Branco dará um passo importante para garantir uma gestão mais eficiente do espaço urbano, inserindo no município o conceito de cidade inteligente – “smart city”. O escopo abrange coleta, compilação, processamento, organização padronização, adequação, ajustamento, modernização, atualização, sistematização, validação e publicação de dados geográficos, transformando-os em informações de gestão por meio de um robusto banco de dados, de forma a garantir uma visão completa das características e necessidades da cidade.
“Esse é um projeto que vai trazer uma atualização da cidade, do Município, onde poderemos ter identificados os novos bairros, as novas casas, os empreendimentos que são realizados aqui. A atualização possivelmente incluirá, também, a zona rural, porém iniciaremos esse trabalho pela área urbana. O Município precisa ter seu Cadastro Imobiliário atualizado, precisamos saber a situação da cidade”, explica o secretário.
Segundo a Topocart, esse projeto deixará um grande legado para a capital do estado do Acre, agilizando e facilitando a vida dos munícipes, permitindo que os gestores públicos possam transformar a vida dos cidadãos, levando benefícios a todos.
Para que os municípios se tornem cada vez mais inteligentes, o uso de dados fotogramétricos associados aos sistemas de informações geográficas se faz necessário. O Sistema ArcGIS possui a capacidade de integrar, analisar e compartilhar qualquer tipo de dado geográfico. Isso contribui para um registro de imóveis mais eficiente, detecção de expansões e invasões entre cidades, bem como o acompanhamento da ODS 11 – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para as cidades que buscam ser mais inteligentes e sustentáveis.
Veja mais em:
Cidades Inteligentes: Expectativa de Serviços Melhores
Nossos especialistas estão sempre acompanhando e divulgando tendências e dicas do universo GIS. Clique abaixo e faça sua inscrição gratuita para receber, em primeira mão, nossos conteúdos exclusivos: