O ArcGIS Dashboards foi baseado na API ArcGIS para JavaScript 4.X e é projetado para exibir múltiplas visualizações, que funcionam juntas em uma única tela. Ele oferece uma visão abrangente de seus dados e fornecem insights para a tomada de decisões.

Semelhantes aos Web Maps e camadas da Web, os dashboards fazem parte do modelo de geoinformação do ArcGIS. A versão anterior do Dashboards agora se chama ArcGIS Dashboards Classic.

Diversas possibilidades de criação

Existem diversos tipos de criação de painel. Antes de criar seu painél é importante definir o público que você gostaria de compartilhar e nas informações que você deseja transmitir.

Alguns dashboards são de natureza operacional e são projetados para dizer o que está acontecendo agora, combinando a natureza em rápida mudança de incidentes, eventos e outras atividades.

Alguns são mais estratégicos e são ideais para executivos e outros gerentes seniores interessados em monitorar os principais indicadores de desempenho (KPIs) e métricas de sua organização.

Alguns dashboards são mais analíticos e são usados para identificar tendências de dados ou outras características de dados interessantes. Por último, alguns são simplesmente informativos e são usados para contar uma história com os dados.

Os dashboards são criados para serem intuitivos e fáceis de entender por diferentes equipes e pessoas dentro e fora de uma organização.

Nova experiência

A nova experiência de criação de Dashboards introduz um visual moderno e uma sensação comum ao ArcGIS Online. Os novos painéis são robustos, construídos com tecnologia que podem suportar os mesmos fluxos de trabalho que o Dashboards Classic.

Como novidade, é possível encontrar ferramentas do painel, incluindo configurações do painel, tema e opções de salvar, tudo na barra de ferramentas lateral.

Além disso, os elementos passaram a ser organizados em uma árvore de layout, na qual você pode gerenciá-los e organizá-los de forma mais eficaz. A árvore de layout descreve as linhas e colunas que compõem seu painel e os elementos contidos nelas.

À medida que você reorganiza os elementos em seu painel, você pode vê-los se mover na árvore de layout em sua respectiva linha ou coluna. Caso você deseje selecionar uma linha ou coluna, ela irá ficar destacada na visualização do painel.

Também é possível gerenciar como essas linhas e colunas são exibidas. Para cada uma, você pode optar por distribuir a altura (para colunas) ou largura (para linhas) dos elementos contidos uniformemente. Por fim, você também pode escolher agrupar os elementos.

A capacidade de ver e renomear todos os elementos, redimensionar e agrupar linhas e colunas ajuda a tornar os fluxos de trabalho mais eficientes.

O painel de layout também tornou mais fácil para os usuários usarem o teclado para navegar através da árvore de layout. Essa nova experiência de usuário é apenas o primeiro passo para tornar os dashboards mais acessíveis para a criação.

Clique abaixo e aproveite informações do ArcGIS Dashboards à primeira vista, projetadas especialmente para você!

Fique por dentro de todas as novidades do Portal GEO. Faça grátis sua inscrição!

Você também pode gostar:

Prefeitura do Rio de Janeiro aposta no ArcGIS para mapear cenário da pandemia

Acompanhamento dos dados de COVID-19 em Niterói​

ArcGIS Online: Software baseado em nuvem para criar e compartilhar mapas da web interativos


Você gostou desse artigo?

O Portal GEO está sempre trabalhando para trazer novidades, tendências e o que há de melhor em dicas do universo GIS. Clique abaixo e faça sua inscrição gratuita para receber com comodidade todos os nossos artigos, que tenho certeza, vão te apoiar em seu cotidiano profissional e pessoal, te deixando sempre bem informado: