Na semana passada, tive a oportunidade de participar da 29ª FENASAN (Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente) e do 29º Congresso Nacional de Saneamento e Meio Ambiente, que aconteceram em São Paulo.

A FENASAN é reconhecida como uma das mais importantes feiras do setor de saneamento realizadas no Brasil. O Congresso Nacional de Saneamento e Meio Ambiente é também considerado como o maior evento do setor na América Latina.

Dentre os participantes, encontravam-se executivos, técnicos, engenheiros, gestores, executivos, acadêmicos e pesquisadores de órgãos públicos e privados, além de outros agentes interessados no avanço da aplicação de conhecimento e tecnologia em saneamento ambiental.

fenasan

Os objetivos da Fenasan e Congresso Nacional de Saneamento

Ambos os eventos têm como objetivo principal o fomento e a difusão de tecnologias empregadas no setor de saneamento ambiental, bem como a troca de experiências, a demonstração de produtos e a exposição das principais inovações desenvolvidas para sistemas de distribuição de água, coleta de esgoto, coleta de resíduos sólidos e drenagem das águas pluviais.

Os expositores e palestrantes foram compostos por profissionais de referência no segmento, reunindo representantes das principais empresas e fornecedores de materiais, tecnologia e serviços para o setor de saneamento e de segmentos similares.

fenasan


Fique por dentro de todas as novidades do Portal GEO. Faça grátis sua inscrição!

Veja também:

Analytics: Potencialize as análises de sua companhia de saneamento

Como otimizar as atividades de campo em Companhias de Saneamento?

Gerenciando Ativos das Redes de Saneamento


Os temas

O Congresso Nacional de Saneamento e Meio Ambiente abordou diversos temas relacionados aos principais desafios do setor. Com diferentes trilhas e uma abordagem técnica direcionada aos profissionais do setor, as principais tendências e perspectivas para o futuro do Saneamento, que foram apresentadas de forma bastante clara.

fenasan

A presidente da Sabesp, Karla Bertocco, apresentou uma visão de transformação focada na inovação tecnológica como um dos pilares de desenvolvimento da Sabesp para os próximos anos.

Autoleitura do consumo, hidrômetros conectados a nuvem, uso de drones na operação e a disponibilização de apps para atendimento aos clientes são algumas inovações destacadas que podem apoiar na evolução e na melhoria da operação da empresa.

fenasan

Buscando fomentar a busca de novas tecnologias para o setor, a Sabesp realizou o lançamento do programa Pitch Sabesp, que vai selecionar projetos inovadores que contribuam para os principais desafios do setor.

Um tema recorrente dentre as palestras foi a Medida Provisória do Saneamento (MP 844/2018), que altera os mecanismos de concessão e regulação do saneamento no país.

Bastante polêmico no cenário atual do país, a MP foi bastante discutida entre os diferentes agentes do setor. Ambos presentes no evento, a ABES (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental) e a ABCON (Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto), mostraram suas perspectivas sobre o tema.

As palestras

As palestras técnicas envolveram temas referentes aos diferentes processos da operação em companhias de saneamento. Estudos sobre perdas físicas em sistemas de distribuição de água, tecnologias para melhora da eficiência energética nos sistemas, segurança hídrica em cenários de escassez, novos modelos de gestão e planejamento foram temáticas abordadas dentre as apresentações.

fenasan

A constante evolução e uso de novas tecnologias é fundamental para melhorar a eficiência operacional, minimizar perdas e otimizar a gestão em seus diferentes níveis da operação. O uso da inteligência geográfica para otimizar os diferentes processos de uma companhia de saneamento pode trazer grandes ganhos significativos para a empresa.


Você gostou desse artigo?

O Portal GEO está sempre trabalhando para trazer novidades, tendências e o que há de melhor em dicas do universo GIS. Clique abaixo e faça sua inscrição gratuita para receber com comodidade todos os nossos artigos, que tenho certeza, vão te apoiar em seu cotidiano profissional e pessoal, te deixando sempre bem informado: