Ruas cada vez mais cheias de carros, transporte público cada dia mais ineficiente, grandes cidades cada vez mais cheias devido a migração de cidadãos de outras localidades em busca de melhores oportunidades de vida: esta é a rotina de grandes cidades que convivem com estes problemas. Então, vamos falar um pouco sobre o planejamento municipal com o apoio do GIS.

Uma das ferramentas dos governantes para tentar melhorar este cenário é planejar!

Ser gestor de um município implica em planejar as ações e melhorias na cidade para levar a seus cidadãos melhor qualidade de vida e serviços públicos de qualidade. Mas como ter uma visão abrangente da cidade?

Ver a cidade de cima e todos seus ativos é um dos segredos para se ter maior visibilidade do que está ocorrendo em seu município, e isto é possível aplicando ferramentas geográficas.

Para quem não está familiarizado com o termo GIS, Geographic Information System (ou SIG, Sistema de Informação Geográfica, em português) é uma sigla para representar sistemas que utilizam informação espacial para apoiar processos de análise. Sim, aquela mesma geografia que você aprendeu na escola e achou que nunca iria utilizar faz mais parte do seu dia do que você imagina. Hoje existem diversas empresas no mercado que fornecem ferramentas nesta área, cabe a você escolher a que mais atenderá sua análise.

Planejamento Municipal – Conceitos GIS aplicados

Neste artigo focarei na apresentação dos conceitos GIS aplicados para gestão de um município utilizando as ferramentas do ArcGIS, plataforma da Esri, maior empresa do mercado que possui ferramentas para apoiar atividades de análise geográficas em seu negócio.

Vamos agora para um estudo de caso, nos colocando no lugar do prefeito de um município. Como posso saber quais vias do meu município têm problemas de pavimentação, tráfego intenso, ausência de sinalização e que precisam de uma atuação do governo?

A resposta mais clara seria: coletar em campo evidências dos problemas. Isso pode ser feito pelos funcionários públicos da prefeitura, mesmo assim levariam dias para ter uma visão completa dos problemas do município e até que se tivesse o levantamento completo realizado em campo, poderiam ter surgido novos problemas, ou seja, essa não é uma atividade efetiva.

Podemos resolver isso envolvendo o cidadão neste levantamento de problemas. Com um formulário de pesquisa simples, que pode ser preenchido tanto pelo cidadão quanto pela equipe do governo, para coletar a localização do problema, uma foto e uma descrição. Assim, os problemas no município serão relatados de forma mais rápida e poderão ser analisados em tempo real pela equipe de governo.

Fluxo de coleta de informações em campo

Envolver o cidadão na gestão do município que ele vive é uma das chaves para se ter uma gestão municipal eficiente!

Pode-se iniciar com a criação do formulário para coleta dos incidentes no município, garantindo que sejam coletadas as principais informações que permitam qualificar o incidente e direcionar para a secretaria de governo correspondente.

Criação do formulário de coleta de dados

Após publicar o formulário em seu portal GIS, os cidadãos já poderão realizar o envio de incidentes, preenchendo as informações solicitadas e registrando evidências fotográficas dos incidentes.

Formulário de cadastro de incidentes para o município


Fique por dentro de todas as novidades do Portal GEO. Faça grátis sua inscrição!

Veja também:

Construindo uma Cidade Inteligente

Cadastro Imobiliário

Inteligência geográfica na Segurança Pública no Estado do Paraná


Resolvendo o processo de coleta das informações, e incorporando o munícipe na gestão municipal, os governantes podem agora focar no processo de análise de dados, identificando os principais problemas e o plano de ação a ser tomado para cada incidente registrado.

Analisar as informações, qualificar elas com clareza e definir um plano de ação divulgando os resultados para os munícipes, com certeza, vai garantir o sucesso desta ação de governo para o município.

Abaixo listo algumas das análises que podem ser realizadas:

  • Tempo de atendimento de um incidente
  • Áreas onde mais ocorre um incidente específico
  • Impactos no trânsito devido a problemas nas vias
  • Sinalização viária defasada causando impactos no trânsito
  • Falta de atendimento à saúde em um bairro específico ou superlotação de unidades de saúde devido a atendimento de munícipes de bairros distantes
  • Alunos que precisam se deslocar em um trajeto muito longo para chegar até sua escola

Existem várias análises que podem ser realizadas dando ao prefeito e vereadores visibilidade sobre os problemas no município.

Também é de extrema importância divulgar os resultados para os munícipes, e isso pode ser feito de várias formas, aplicando-se algumas ferramentas disponíveis na plataforma ArcGIS:

  • Painel de visualização das respostas obtidas no formulário do Survey123
  • Painel de visualização das respostas obtidas no formulário do Survey123

  • Mapa ou aplicação exibindo a localização dos incidentes reportados
  • Mapa ou aplicação exibindo a localização dos incidentes reportados

  • Painel de indicadores exibindo uma visão em tempo real dos incidentes cadastrados
  • Painel de indicadores exibindo uma visão em tempo real dos incidentes cadastrados

A transparência nos dados coletados e nas ações que estão sendo tomadas pelas secretarias de governo é o segredo para garantir e manter o engajamento do munícipe na administração municipal.

Esta é somente uma visão inicial de como podemos aplicar ferramentas e conceitos GIS para apoiar o processo de gestão municipal. Temos hoje em dia as ferramentas necessárias para se elaborar uma sala de controle de gestão municipal de excelência, cabe a nós e aos governantes orquestrá-las levando maior qualidade de vida aos munícipes.

Nos próximos artigos detalharei mais como podemos criar um painel de indicadores exibindo as informações de incidentes coletados e mostrarei também algumas análises que podem ser realizadas. Aguarde novidades nas próximas semanas.


Você gostou desse artigo?

O Portal GEO está sempre trabalhando para trazer novidades, tendências e o que há de melhor em dicas do universo GIS. Clique abaixo e faça sua inscrição gratuita para receber com comodidade todos os nossos artigos, que tenho certeza, vão te apoiar em seu cotidiano profissional e pessoal, te deixando sempre bem informado: