O impacto das mudanças climáticas e o perigo das chuvas no Brasil 

Weber Pires de Sá Junior

Arquiteto de Negócios Parceiras e Novos Negócios – Imagem Geosistemas

As mudanças climáticas provocadas pela ação dos seres humanos estão causando perigosas e generalizadas rupturas na natureza e afetando as vidas de bilhões de pessoas ao redor do mundo apesar dos esforços para reduzir riscos 

As pessoas e os ecossistemas estão menos capazes de lidar com as consequências e são os mais afetados, afirmaram cientistas no último relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, divulgado em 28 de fevereiro.  

Sobre este documento, o Presidente do IPCC Hoesung Lee fez algumas importantes declarações: 

“Este relatório é um sinal duro sobre as consequências da inação.

“Ele mostra como as mudanças climáticas são uma ameaça grave e crescente para nosso bem-estar e um planeta saudável. Nossas ações hoje moldarão como as pessoas se adaptarão e como a natureza responderá aos aumentos dos riscos climáticos.

Fluxo de dióxido de carbono em todo o mundo ao longo de um ano divulgado pela NASA.

O mundo enfrenta inevitáveis e múltiplos riscos climáticos nas próximas duas décadas com o aquecimento global em 1,5 grau Celsius.

Os riscos para a sociedade aumentarão, incluindo para a infraestrutura e comunidades em zonas costeiras baixas. Para evitar a crescente perda de vida, de biodiversidade e de infraestrutura, uma ação ambiciosa e rápida é necessária para adaptar as mudanças climáticas ao mesmo tempo em que cortes expressivos e rápidos são feitos na emissão de gases de efeito estufa.

Segundo o Relatório, o progresso na adaptação é desigual até aqui e há aumento de lacunas entre ação tomada e o que é necessário para lidar com o aumento dos riscos.

O uso de tecnologias de Radar de Abertura Sintética – SAR permite as autoridades e Defesa Civil dos Municípios monitorarem as áreas de risco durante o período de chuvas, que se tornaram intensas devido a este novo cenário global.

Imagens SAR gerada pela ICEYE do Porto de Roterdã, o maior porto marítimo da Europa.

As vantagens do uso de imagens SAR são inúmeras. Dentre elas, a possibilidade de monitorar áreas de risco mesmo em períodos de chuvas intensas, facilitando o mapeamento seja com ou sem nuvens pelo caminho. Além da garantia de que os serviços de Defesa Civil dos municípios poderão realizar ações preventivas e trabalhar na redução dos riscos climáticos.

 

Não basta apenas monitorar. É preciso agir!

 

Além disso, é fundamental que ações efetivas e coletivas sejam tomadas para evitar as mudanças climáticas.

Estas ações devem incluir:

  • A redução das emissões de gases de efeito estufa;
  • A preservação da biodiversidade;
  • A criação de soluções energéticas sustentáveis;
  • O uso eficiente dos recursos naturais;
  • O uso de tecnologias que ajudem a reduzir ou reverter as mudanças climáticas;
  • A educação das pessoas sobre os riscos e medidas de prevenção.

Estas medidas devem ser implementadas com urgência para garantir que as gerações futuras possam viver em um planeta saudável e seguro.

O uso de ferramentas de sensoriamento remoto disponíveis em satélite de observação da Terra tem sido uma tecnologia aliada para o mapeamento de áreas de risco de diversas cidades brasileiras.

No período de chuvas, é comum assistirmos no noticiário os constantes deslizamentos e acidentes provocados pelas chuvas cada vez mais intensas criando verdadeiras catástrofes naturais provocadas pela intensidade das chuvas em grande parte das periferias das nossas cidades brasileiras. Essa realidade pode ser mudada com o investimento certo dos municípios em tecnologias modernas que auxiliam no planejamento das cidades e no futuro do mundo.

 

ENTENDA MELHOR COMO A TECNOLOGIA SAR

PODE AUXILIAR DEFESA CIVIL E PREFEITURAS.

Veja mais:

Como previnir ou diminuir os impactos das mudanças climáticas nas cidades?

Mudanças Climáticas: o papel das novas tecnologias no setor industrial.

Como a Tecnologia é capaz de te apoiar no Combate às Mudanças Climáticas

Mudanças climáticas – o planeta está sob pressão

 

Você gostou desse artigo?

O Portal GEO está sempre trabalhando para trazer novidades, tendências e o que há de melhor em dicas do universo GIS. Clique abaixo e faça sua inscrição gratuita para receber com comodidade todos os nossos artigos, que tenho certeza, vão te apoiar em seu cotidiano profissional e pessoal, te deixando sempre bem informado:

Leia neste artigo

Descubra o poder das soluções

Preencha o formulário para que um especialista Imagem possa encontrar a solução que você precisa.

5 1 vote
Avalie o Artigo
Acompanhe estes comentários
Me avise sobre

1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais votado
Inline Feedbacks
View all comments

Muito bom…parabéns pela matéria…irei me aprofundar no uso da Imagens SAR…

Faça sua busca

Espere,

Separamos as Principais atualizações do ArcGIS para Você!