Digital Twins: o futuro do Gerenciamento Sustentável em Saneamento

Diogo Reis

Diogo Reis

Especialista em Saneamento - Imagem Esri

As companhias de saneamento enfrentam grandes desafios na operação dos sistemas de água e esgoto no país.

Muitos destes estão relacionados ao envelhecimento da infraestrutura, impactos das mudanças climáticas, a ausência de informações sobre os ativos dos sistemas e ao uso de tecnologias desatualizadas.

A operação em uma infraestrutura antiga se torna cada vez mais cara para operar, manter e ser reabilitada, exigindo que as concessionárias otimizem seus investimentos e orçamentos operacionais.

As mudanças climáticas produzem impactos na dinâmica e previsibilidade do abastecimento de água para a população, pressionando as companhias de saneamento especialmente em cenários de crise hídrica e elevados índices de perdas.

A tecnologia em rápida evolução promove a criação de planos estratégicos nas companhias de saneamento visando maximizar o valor dos investimentos em tecnologia, que permitam a integração e o compartilhamento de dados entre equipes e plataformas digitais, além de manter a segurança cibernética. Neste cenário, a transformação digital dos processos das companhias de saneamento é uma busca constante por gestores e líderes.

Um conceito que tem ganhado bastante espaço no mercado de Utilities é a criação de Gêmeos Digitais. Este conceito está abstraindo e modelando o mundo ao nosso redor. Gêmeos Digitais melhoram processos de negócios, reduzem riscos, otimizam as atividades operacionais e aprimoram a tomada de decisões através de processos automatizados. Estes fornecem uma visão mais completa sobre a infraestrutura, ajudando a resolver desafios de negócios, criar relacionamentos e simplificando fluxos de trabalho.

Os benefícios da implantação de gêmeos digitais estão se tornando cada vez mais crescentes e mensuráveis, incluindo o aumento na produtividade das atividades até a melhoria da qualidade dos serviços prestados ao cliente.

À medida que o uso de gêmeos digitais aumenta, é possível verificar que eles impactam as práticas de sustentabilidade da empresa, reduzem os gastos operacionais, aumentam a eficiência dos processos e melhoram o nível de serviço entregue à população.

Os gêmeos digitais são um recurso de grande valor as empresas de saneamento, ajudando a superar diversos desafios envolvendo o gerenciamento de rede, a operação dos sistemas e a manutenção das instalações.

Um gêmeo digital é uma réplica digital interativa de um sistema ou ambiente. Consistem em modelos virtuais de ativos do mundo real, juntamente com modelos de informações, dados e relatórios, todos suportando fluxos de trabalho e análises integradas. Estes permitem responder perguntas como:

  • O que acontecerá com meu sistema de abastecimento se uma tubulação romper em uma determinada hora do dia?
  • Quanto tempo meus ativos irão operar com um determinado ciclo de manutenção?
  • Quando e onde haverá extravasamento de esgoto sob determinadas condições climáticas?

O gêmeo digital de um sistema pode representar cenários passados, presentes e futuros.

O tracing de isolamento identifica as válvulas que devem ser fechadas para interromper o fluxo de água para uma parte da rede, bem como clientes e hidrantes afetados por esta manobra.

Os processos internos, a cultura organizacional e o tempo de implantação são os fatores mais indicados como desafios e barreiras para a transformação digital no setor.

O custo relacionado a implantação de novas tecnologias muitas vezes não é o fator mais impeditivo.

A liderança das companhias de saneamento teme se envolver em iniciativas tecnológicas que podem ser longas e árduas, mobilizando o tempo, a atenção e o orçamento de sua equipe por meses ou anos antes de produzir benefícios tangíveis para a companhia.

No entanto, atualmente existem tecnologias maduras, que foram desenvolvidas com um olhar sobre estes desafios e minimizam o impacto destes fatores em um processo de implantação.

A chave é encontrar maneiras de maximizar o valor dos investimentos existentes primeiro e depois construir de forma incremental, e assim permitir que a organização aprenda, ajuste e verifique os resultados à medida que os processos evoluam.

A aplicação do GIS para a concepção dos Gêmeos Digitais atende estes critérios, desempenhando um papel fundamental neste processo.

O ArcGIS foi projetado exclusivamente para se integrar a uma ampla variedade de dispositivos, sistemas de negócios e fontes de dados de diferentes processos de uma companhia de saneamento, fornecendo o contexto de localização para as atividades mais relevantes da empresa.

O ArcGIS foi desenvolvido para ser usado por qualquer colaborador, independentemente da função ou da atividade. Ele fornece a todos na organização as ferramentas e informações necessárias para uma melhor tomada de decisão, incluindo ações operacionais, de planejamento ou de melhoria no atendimento aos clientes.

A criação de Gêmeos Digitais integrados aos recursos 3D do ArcGIS transforma inventários de ativos em modelos avançados que são facilmente compreendidos e acessíveis por meio da web e de aplicativos móveis.

Quer saber tudo sobre criar e integrar Gêmeos Digitais? Clique abaixo e conheça tudo sobre a representação virtual do mundo real!

Você também pode gostar:

Saneamento: Gerenciamento de Redes e os desafios da Modernização

Novo Portal PSAM Mapas: divulgação de informações sobre Saneamento no ERJ com o ArcGIS Hub​

Como o GIS pode apoiar a Agenda ESG nas companhias de Saneamento​


Você gostou desse artigo?

O Portal GEO está sempre trabalhando para trazer novidades, tendências e o que há de melhor em dicas do universo GIS. Clique abaixo e faça sua inscrição gratuita para receber com comodidade todos os nossos artigos, que tenho certeza, vão te apoiar em seu cotidiano profissional e pessoal, te deixando sempre bem informado:

Leia neste artigo

Descubra o poder das soluções

Preencha o formulário para que um especialista Imagem possa encontrar a solução que você precisa.

0 0 votes
Avalie o Artigo
Acompanhe estes comentários
Me avise sobre

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Faça sua busca

Espere,

Separamos as Principais atualizações do ArcGIS para Você!