O mercado de Telecom passa por um período de grande competitividade, necessidade de investimentos constantes em infraestrutura e a dificuldade de realizar movimentos de expansão em um período econômico de alta de juros.
Diante deste cenário, é fundamental buscar estratégias para ampliar a rentabilidade das redes já existentes, blindar a base de clientes e planejar expansões de forma mais eficiente e sustentável.
Uma das estratégias para endereçar essas questões é usar inteligência geográfica aliada a conceitos de Geomarketing e ferramentas de Geoprocessamento. Não menos importante, também é essencial escolher bem os dados para obter as melhores respostas para as questões de negócios.
Pensando em rentabilização de redes de FTTH ou mesmo redes móveis (5G e FWA) podemos, com auxílio da tecnologia, criar análises usando a distribuição demográfica, o perfil socioeconômico, presença da concorrência, potencial para consumo de SVAs – Serviços de Valo Agregado, topografia, além de outros fatores importantes para direcionar a tomada de decisão e melhorar a rentabilidade dos produtos.
Neste contexto, o ArcGIS oferece recursos exclusivos de data analytics e location intelligence para criar análises de negócios baseadas em localização. Com ele é possível criar, visualizar, analisar diferentes fontes de dados e compartilhar essas análises interativas a partir de aplicativos, painéis e relatórios.
Por exemplo, a partir de poucos cliques (low code/nocode), é possível juntar dados nativos do ArcGIS com dados próprios (CRM) para definir áreas prioritárias e mapas de calor visando ações de rentabilização da rede existente, bem como ações de blindagem e redução de Churn (quando um cliente deixa de ser um cliente).
No artigo “Estudo de caso: como o geomarketing pode ajudar as empresas de telecomunicações a melhorar a rentabilidade das redes existentes (House Passed-HP) “ , vamos falar um pouco mais sobre alguns exemplos de rentabilização de redes e blindagem de clientes. Vamos trazer cases fáceis de implementar e que podem ajudar as empresas de Telecom a se destacarem no mercado.