Transformação Digital: uma introdução ao termo e seu impacto no setor de telecom

Maurício Jun - Diretor de Marketing - Imagem Esri - Autor Portal GEO

Maurício Jun

Diretor de Marketing - Imagem/Esri

A Transformação Digital é um tema de grande destaque nos dias atuais. Muitos ainda não sabem muito bem o que é, então, aqui vai uma boa definição sobre o termo:

“Transformação digital é a integração da tecnologia digital em todas áreas de um modelo de negócio, mudando de fato o modo como você opera e entrega real valor para os clientes. Envolve uma mudança de cultura organizacional que leve a empresa a desafiar constantemente o status quo, a continuar inovando e realizando novas experiências e alcançando melhores resulados, sabendo reagir ao sucesso e as possíveis falhas.” (FONTE: What is digital transformation?).

A transformação digital não é apenas sobre tecnologia

 

Um aspecto interessante da transformação digital é que ela não abrange apenas a tecnologia si, mas vai de encontro com as pessoas envolvidas e toda a cultura organizacional. É uma mudança no papel da tecnologia dentro da empresa, a fim de tornar o trabalho mais eficiente, gerar mais receita ou oferecer novos serviços aos clientes.

Podemos destacar como exemplo o desafio das empresas de telefonia móvel e internet no Brasil que buscam trazer o estado da arte para seus clientes, combinando tecnologia, conectividade e alta disponibilidade da rede e dos serviços.

Atualmente, as empresas dos mais diversos segmentos possuem um volume gigantesco de dados. Entre elas, está o setor de Telecom, um dos setores que deve receber maior volume de dados. O setor analisa diariamente uma enorme base de dados de distribuição de rede.


Fique por dentro de todas as novidades do Portal GEO. Faça grátis sua inscrição!

Veja também:

 

Nova versão do ArcGIS Online disponível

O futuro chegou: Mapeamento baseado em imagens coletadas por drones!

Inteligência Artificial para transformar seus negócios


Mas como as empresas estão lidando com todos esses dados?

 

O setor vem direcionando investimentos em informação geográfica. O uso dessa informação está gerando uma compreensão maior sobre o mercado e o comportamento dos consumidores. A consequência é altamente positiva, pois gera serviços mais direcionados a perfis de clientes específicos. O que leva as empresas obterem maior satisfação do consumidor com a qualidade do serviço prestado, pois o que é oferecido atinge o público certo.

Transformação Digital na Vivo

 

Diante dessa perspectiva, se destaca o trabalho que vem sendo realizado pela Vivo, empresa de grande destaque no cenário de Telecom do Brasil e que recentemente apresentou no EU Esri 2018 alguns dos seus projetos que são casos de sucesso neste segmento.

Durante apresentação no EU Esri 2018, Willian Rosalen, Especialista GIS da Vivo comentou:

“Uma das aplicações do GIS no nosso negócio é a identificação de locais prioritários para investir na melhoria dos serviços de telefonia, minimizando custos de manutenção e operação. Outro aspecto onde a informação geográfica tem sido fundamental é na otimização de projetos de rede de fibra, cuja expansão segue muito acelerada no Brasil.”

A visão da empresa tem evoluído muito nos últimos anos partindo de um planejamento tradicional, que tinha foco no histórico de rede, para agora olhar e focar no cliente, entendendo sua mobilidade e o tipo de uso que faz dos serviços.

“Desta forma, conseguimos saber em cada região qual a melhor tecnologia para oferecer o melhor serviço a um determinado tipo de cliente. Fazemos isso com suporte do Portal, Insights e ArcGIS Pro”, explicou Willian.

transformação digital

Os benefícios para a companhia se refletem nos resultados financeiros. “O ArcGIS vem nos apoiando desde 2013, o que já nos gerou no comparativo 2015 a 2017 um ganho de receita 70 vezes maior e nossa expectativa é dobrar esse valor nos próximos dois anos”, ressaltou Willian.

Esse é um exemplo real de transformação digital, no qual o GIS vem desempenhando um papel fundamental trazendo não apenas maiores resultados, mas sobretudo, melhores serviços para os clientes.

Você pode olhar seu negócio diante dessa nova perspectiva e avaliar como se beneficiar das potencialidades do GIS. Você também pode ser o protagonista que trará inovação em sua organização, trazendo novas formas de usar tecnologias para colocar sua empresa na jornada da transformação digital.


Você gostou desse artigo?

O Portal GEO está sempre trabalhando para trazer novidades, tendências e o que há de melhor em dicas do universo GIS. Clique abaixo e faça sua inscrição gratuita para receber com comodidade todos os nossos artigos, que tenho certeza, vão te apoiar em seu cotidiano profissional e pessoal, te deixando sempre bem informado:

Leia neste artigo

Descubra o poder das soluções

Preencha o formulário para que um especialista Imagem possa encontrar a solução que você precisa.

0 0 votes
Avalie o Artigo
Acompanhe estes comentários
Me avise sobre

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Faça sua busca

Espere,

Separamos as Principais atualizações do ArcGIS para Você!