Soluções integradas
O novo ciclo no setor de saneamento após a aprovação do Novo Marco Legal do Saneamento já iniciou e, como já visto nas publicações anteriores, muitas oportunidades, desafios e riscos vieram à tona.
A demora no encaminhamento de uma solução para a organização de gestão da Base de Ativos Regulatória pode levar a enormes prejuízos na perda de receitas da revisão tarifária e, também, o não reconhecimento de investimentos realizados como parcelas a indenizar no encerramento de concessões, entre outros.
O nível de receita da empresa regulada de saneamento depende em grande parte (> 40%) da comprovação do quantitativo e valor da base de ativos imobilizados na prestação do serviço de saneamento. A empresa que não tiver um bom controle de sua base de ativos corre o risco de ver glosada parte significativa de sua receita;
A indenização da empresa de saneamento pelos investimentos em infraestrutura feitos e ainda não amortizados, em caso de encerramento da concessão, depende da comprovação do quantitativo e valor da base de ativos imobilizados na prestação do serviço de saneamento. A empresa que não tiver um bom controle de sua base de ativos corre o risco de não ser plenamente indenizada no caso de encerramento da concessão;
A empresa regulada de saneamento que não cumpre os comandos do regulador e referentes à gestão de base de ativos está sujeita à multas e outras penalidades aplicadas pelo regulador.
Por isso, separamos algumas informações, funcionalidades e benefícios de soluções integradas para Novo Marco Legal de Saneamento que podem fazer uma grande diferença no dia a dia. Veja abaixo:
Uma solução que inclua consultoria para criar uma norma interna de controle patrimonial regulatório para a empresa que garanta:
Imobilização individualizada dos ativos;
Imobilização dos ativos com todos os atributos técnicos descritivos necessários;
Imobilização dos ativos medindo as quantidades em unidades padronizadas;
Imobilização dos ativos dentro de prazos máximos.
Funcionalidades que auxiliam:
Ajuste dos sistemas de registro contábil;
Ajuste do sistema GIS (registro técnico);
Implantação de soluções automatizadas:
– Extração automática da base contábil;
– Extração automática da base técnica;
– Validação de qualidade automática;
– Conciliação da base contábil contra a base técnica automática;
– Ferramentas de análise e simulação de correção de erros;
– Geração automática dos relatórios da base de ativos para o regulador.
Benefícios fundamentais:
Garantia de reconhecimento pleno dos investimentos na Base de Ativos Regulatória e, por consequência, no valor da tarifa no momento da Revisão Tarifária Periódica (RTP);
Garantia da qualidade dos dados da base de ativos;
Garantia de reconhecimento dos ativos da base legada;
Forte redução do trabalho pela automação dos processos;
Visibilidade permanente do valor da Base de Ativos Regulatória;
Eliminação do risco de não-reconhecimento de investimentos realizados e ainda não amortizados para efeito de indenização na hipótese de encerramento de contrato de concessão, ou de contrato de programa.
É de extrema importância que as empresas prestadoras de serviço de água e esgoto tenham a organização e a gestão de base de ativos imobilizados como prioridade, garantindo assim, o reconhecimento pleno de todos os investimentos feitos na infraestrutura de saneamento.
Para que aconteça é fundamental que se encontre uma solução comprovada e específica para saneamento de gestão de base de ativos regulatória, que poderá apoiar neste desafio de forma ágil e eficaz.
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Veja também:
Gestão de ativos: lições aprendidas (Parte 1)
Gestão de ativos: lições aprendidas (Parte 2)
Gestão de ativos: lições aprendidas (Parte 3)
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