A maioria das empresas tomam decisões baseadas em hipóteses – desde o planejamento anual até a previsão de quais mercados irão se expandir na próxima década. E os executivos conhecem muito bem os perigos de uma informação não precisa. A inteligência artificial então se apresentou como uma solução.
Uma nova aplicação de inteligência artificial (IA) está apoiando o planejamento estratégico de mercado das empresas
Testada pela primeira vez no setor de serviços financeiros, o processo pode ser aplicado em todos os setores comerciais. Ele combina os elementos da Inteligência Artificial e do GIS, o que atraiu a atenção das empresas em todo o mundo: vastas quantidades de dados espaciais acionáveis, técnicas analíticas modernas, domínio de conhecimento e cultura para possibilitar decisões baseadas em dados, sendo assim mais assertivas.
Previsão dos resultados com Inteligência Artificial
O processo usa GIS, inteligência artificial e recursos preditivos para mostrar aos executivos que tipo de desempenho podem esperar de um local de varejo que ainda não foi construído. Também, os executivos financeiros, por exemplo, podem solicitar uma projeção de receita de uma agência bancária para o ano inteiro num mercado que estão avaliando e recebê-la em segundos.
A nova abordagem depende em parte da análise de tempo de percurso, que é uma ferramenta do GIS há anos. A análise do tempo de percurso verifica os dados associados à população em torno de um local específico – o local para abertura de uma nova agência bancária, por exemplo – e entrega um mapa inteligente, que mostra o provável público para essa agência.
As descobertas recentes em GIS e IA elevaram a sofisticação dessa análise, mostrando aos executivos não apenas a área comercial da agência, mas também o custo esperado e a receita antecipada.
Fique por dentro de todas as novidades do Portal GEO. Faça grátis sua inscrição!
Veja também:
7 funcionalidades do ArcGIS Online criadas com ideias de usuários
Encontrando novos talentos em IA
User Types: ArcGIS Online traz novidades aos usuários
Os insights são fundamentais para o planejamento
Em um cenário de varejo, alguns executivos estão planejando expansões, enquanto outros estão tentando se retrair. Os insights, não apenas os dados, são fundamentais para o planejamento. Com uma nova metodologia baseada no poder preditivo e na velocidade, esses executivos estão imersos nos cenários hipotéticos que ajudarão a impulsionar seus negócios.
Dependendo do objetivo comercial, os executivos podem comparar vários locais para uma loja de varejo, para revelar as vendas esperadas em cada um e determinar a melhor localização possível. Ou então, podem projetar vários locais, como uma rede de filiais, usando o processo para evitar conflitos entre os pontos de venda dos diferentes locais e entender o impacto da receita da rede como um todo.
Os cenários hipotéticos de hoje estão ficando cada vez mais sofisticados com a ajuda da inteligência artificial, dos recursos de computação e do GIS. Sem essa nova forma de gerar insights, os executivos de negócios podem correr riscos ao planejar os grandes investimentos com base na intuição e nas suposições.
Você gostou desse artigo?
O Portal GEO está sempre trabalhando para trazer novidades, tendências e o que há de melhor em dicas do universo GIS. Clique abaixo e faça sua inscrição gratuita para receber com comodidade todos os nossos artigos, que tenho certeza, vão te apoiar em seu cotidiano profissional e pessoal, te deixando sempre bem informado: