Se você achava que as guerras de hambúrgueres tinham acabado, preste atenção. Por meio de uma combinação de audácia de marketing, inovação móvel e location intelligence, uma marca internacional começou tudo de novo.
O acontecimento foi uma cortesia do Burger King que lançou uma iniciativa ousada para roubar os clientes de seu rival McDonald’s. Como todas as campanhas de marketing memoráveis, essa é, ao mesmo tempo, simples e maliciosamente criativa.
Como relatado pela QSR Magazine e outros canais, o esquema funcionava assim: Qualquer pessoa que tenha o aplicativo do Burger King e os serviços de localização ativados em um smartphone poderia pedir um lanche Whopper por apenas um centavo, desde que façam isso em uma distância de até 180 metros de uma filial do McDonald’s. Em seguida, o aplicativo do BK direcionará o cliente ao Burger King mais próximo para que ele resgate seu pedido.
Location Intelligence na forma de Geofencing
A prática de geofencing é parte integrante da iniciativa do Burger King. O perímetro virtual (geofence) conta com vários componentes, inclusive um dispositivo de IoT na forma de um smartphone, comunicações de IoT em tempo real e location intelligence básica.
Quando o aplicativo detecta que o telefone de um cliente ultrapassou o “perímetro” digital ao redor de uma filial do McDonald’s, ele desbloqueia a oferta de US$ 0,01.
Geofencing é uma forma de location intelligence geralmente gerenciada em um sistema de informações geográficas (GIS) moderno. Empresas relacionadas ou não ao setor de varejo têm usado essa técnica para conexões com os clientes, conformidade e, até mesmo, segurança dos funcionários.
Por exemplo, alguns provedores de logística configuram perímetros virtuais para garantir que os motoristas permaneçam dentro das rotas de entrega designadas. Empresas de gás e petróleo utilizam perímetros virtuais viabilizados por GIS para emitir alertas aos funcionários que estão próximos de áreas perigosas. E organizações de muitos setores criam perímetros virtuais que acionam ofertas para compradores, notificações de shows futuros e informações sobre monumentos históricos.
Talvez o uso mais engenhoso da location intelligence na situação do Whopper não seja a capacidade de detectar onde os clientes estão, mas a funcionalidade que os direciona aonde precisam estar a tempo para resgatar seus pedidos.
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Uma campanha de marketing que foca na constante mudança das preferências dos clientes
A campanha de marketing do BK pode não ser muito sutil, mas um aspecto dela pode não ser tão óbvio: O Burger King está usando a location intelligence para atender a uma crescente demanda dos clientes que abrange vários setores.
No fim das contas, a oferta do Whopper é uma forma de promover os novos recursos de pedidos com antecedência no aplicativo móvel da empresa. Agora, os clientes podem fazer pedidos por meio de um dispositivo móvel e ignorar a fila quando chegarem ao restaurante.
A oferta de recursos semelhantes é uma prioridade para varejistas, executivos de restaurantes e quase todas as empresas de B2C. Eles estão atendendo a essa demanda de formas interessantes, com a ajuda da location intelligence.
As empresas de logística, por exemplo, estão usando aplicativos viabilizados por GIS para entregar pacotes em quase qualquer destino, sujeito apenas à conveniência do cliente.
Algumas chegam, até mesmo, a depositar um pacote no porta-malas do carro de um cliente com a ajuda de um sistema de acesso temporário que combina as tecnologias GIS e blockchain.
Um dos principais varejistas de bebidas do mundo usa o GIS em seu aplicativo móvel para garantir que os clientes que fazem pedidos em seus dispositivos encontrem seus pedidos prontos, na temperatura esperada, quando entrarem na loja.
À medida que as preferências e expectativas dos consumidores mudam, os executivos mais inclinados ao futuro de muitos setores estão inovando os métodos tradicionais de interação com o cliente. Por meio de um combinação de engenhosidade de marketing e location intelligence viabilizada pelo GIS, alguns estão encontrando novas formas de se destacar da concorrência.
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