ArcGIS Online: atualizações de outubro de 2019

Maria Carolina - Marketing Técnico Imagem/Esri - Portal GEO

Maria Carolina Jurema

Marketing Técnico - Imagem/Esri

O ArcGIS Online é atualizado regularmente, e esta última versão conta com muitos recursos adicionais e melhorias. Esta atualização apresenta aplicativos configuráveis novos e aprimorados, conteúdo novo e atualizado do Living Atlas e muito mais.

Aplicativos Configuráveis

 

Esta nova atualização conta com quatro novos Aplicativos Web configuráveis, são eles:

  • Nearby

 

um novo aplicativo configurável que permite que os usuários insiram um endereço e pesquisem o raio para encontrar locais próximos. Depois que um local é selecionado, o aplicativo pode fornecer instruções a ele.

Ao agrupar os resultados por camada, é possível configurá-lo para responder a perguntas. Por exemplo, um usuário pode procurar escolas próximas e vê-las agrupadas pelo tipo de escola, incluindo escolas de ensino médio, escolas primárias e universidades. Este app também pode ser configurado para responder perguntas, como no exemplo abaixo, “onde é a cafeteria mais próxima?”.

ArcGIS Online: atualizações de outubro de 2019 - imagem 1

  • Attachment Viewer

 

Facilita o trabalho com imagens apresentando uma nova opção de layout de mapa, além do layout de foto já existente. O novo layout de mapa fornecerá aos usuários uma galeria de anexos baseados nos recursos dentro da extensão de mapa. Recursos adicionais de criação incluem a capacidade de exibir mais de uma camada, oferecer suporte a PDFs como um tipo de anexo e ocultar recursos que não possuem anexos.

ArcGIS Online: atualizações de outubro de 2019 - imagem 2

  • Media Map

 

Permite compartilhar mapas de maneira simples. Agora inclui um controle de tempo interativo que dinamiza os dados conforme aparecem ao longo do tempo. Isso permite que você mostre dados com tempo ativado, por exemplo, padrões climáticos ou tendências demográficas. O media map também contém um widget swipe, para mostrar mapas do tipo “antes e depois”.

ArcGIS Online: atualizações de outubro de 2019 - imagem 3

  • Category Gallery

 

Possui agora um botão de login, além de um filtro de escolha onde são mostrados apenas os detalhes desejados do item no cartão de galeria, e a funcionalidade de configurar o filtro para abrir de acordo com um padrão.

ArcGIS Online: atualizações de outubro de 2019 - imagem 4

Gerenciamento de dados

 

  • Camada de mosaico de vetor (vector tile layers)

 

Os usuários que gerenciam as camadas de mosaico de vetores hospedados poderão atualizá-las no local usando a nova opção “Replace Layer”.

Esta ferramenta de substituição de camada atualizará os mosaicos nas camadas vetoriais hospedadas de destino, substituindo todo o cache de mosaicos pela camada selecionada. Como resultado, os aplicativos e estilos existentes que fazem referência à camada de bloco de vetor hospedado continuam a funcionar sem a necessidade de atualização.

  • Mais funções do Arcade

 

O Arcade, linguagem que pode ser usada na Plataforma ArcGIS, é capaz de transformar seus dados em tempo real e pode ser usada para criar pop-ups e personalizar a simbologia de forma simples, com esta atualização terá quatro novas funções:

    • GroupBy – Agrupe recursos em um processo definido por um campo e retorne estatísticas para cada grupo.

    • DistanceGeodetic – Calcule a distância mais curta entre dois pontos ao longo de um grande círculo.

    • FeatureSetByRelationship – Acesse facilmente recursos de camadas que possuem relacionamentos.

    • FeatureSetByPortalItem – Crie pop-ups ricos em dados com dados de qualquer camada sem adicionar a camada no seu mapa.

Mapeamento e visualização

 

Esta versão apresenta os seguintes novos recursos e capacidades disponíveis no Map Viewer e Scene Viewer.

  • Visualizador de Mapa

 

O Map Viewer é a maneira integrada de criar e interagir com mapas online. Adicione camadas, importe recursos e use o conteúdo do Living Atlas para criar mapas inteligentes que informam e fornecem informações. O Map Viewer também inclui recursos de edição e ferramentas de análise que ampliam o que você pode ver.

  • Novos símbolos

 

Map Viewer agora inclui símbolos atualizados no conjunto de símbolos de Segurança Pública.

ArcGIS Online: atualizações de outubro de 2019 - imagem 5

  • Map Viewer Beta

 

Uma nova versão do Map Viewer está em desenvolvimento. A próxima geração do Map Viewer estará disponível na versão beta logo após a atualização do ArcGIS Online em outubro. Como o Map Viewer é a principal maneira de criar e interagir com seus mapas, a equipe do ArcGIS Online está anunciando a próxima versão beta e incentivando você a aproveitar a oportunidade para testar e fornecer feedback sobre o design e a funcionalidade.

ArcGIS Online: atualizações de outubro de 2019 - imagem 6

  • Scene Viewer

 

O Scene Viewer permite criar, visualizar e compartilhar cenas 3D. Esta versão inclui os aprimoramentos e novos recursos que você pode ver a seguir.

Agora você pode definir o intervalo de visibilidade das camadas em uma cena usando o novo controle deslizante de escala nas propriedades da camada. Crie uma cena que alterne entre as camadas, mostrando países, cidades e edifícios enquanto aumenta o zoom, por exemplo.

Agora você pode exibir pop-ups em camadas de cena da nuvem de pontos. Pontos individuais podem ser selecionados para inspecionar propriedades, como a classificação ou elevação.

Um novo modelo de iluminação e sombreamento adiciona contraste e mais definição ao seu conteúdo 3D, quando você escolhe “Qualidade” na ferramenta “Configurações”. Além disso, o Scene Viewer melhorou a renderização de transparência para edifícios e polígonos extrudados adjacentes.

ArcGIS Online: atualizações de outubro de 2019 - imagem 7

O desempenho do Scene Viewer foi aprimorado, por exemplo, as camadas de cena 3D agora são carregadas duas vezes mais rápido e as camadas de vetor aumentaram o desempenho de renderização ao navegar pelas cenas.

Living Atlas

 

O ArcGIS Living Atlas of the World é a principal coleção de informações geográficas de todo o mundo. Inclui mapas, aplicativos e camadas de dados selecionados da Esri e da comunidade global de usuários de GIS que dão suporte ao seu trabalho.

Visite o site do ArcGIS Living Atlas of the World, onde você pode navegar pelo conteúdo, visualizar o blog e aprender como contribuir.

Aqui está um pouco do que foi lançado recentemente, novo neste lançamento ou o que virá em breve:

  • Aplicativos Living Atlas

 

O Living Atlas inclui uma coleção de aplicativos em destaque que permitem desbloquear o conteúdo do Living Atlas para usá-lo de forma mais eficaz e obter entendimento. Os aplicativos destacados podem ser encontrados acessando a guia “Aplicativos” no site do Living Atlas. Um dos novos aplicativos adicionados é o Sea Ice Aware.

  • Sea Ice Aware

 

As áreas do oceano que congelaram são consideradas “gelo marinho” e podem variar de áreas escorregadias e pouco sólidas a camadas de gelo com metros de espessura. Desde o final da década de 1970, os satélites têm sido usados para monitorar a extensão e a concentração do gelo marinho em todo o mundo, e o NSIDC gera análises de extensão do gelo marinho a partir desses dados.

ArcGIS Online: atualizações de outubro de 2019 - imagem 8

 

O Sea Ice Aware exibe a extensão média mensal do gelo marinho para o Ártico e a Antártica, juntamente com a extensão média histórica. Além disso, gráficos são usados para visualizar a extensão mínima e máxima para cada ano (em cima) e as séries temporais mensais para cada ano (em baixo). Use o gráfico superior para selecionar anos específicos a serem exibidos no mapa.

  • Conteúdo novo e atualizado

 

O conteúdo do Living Atlas é atualizado continuamente. Como novidade, temos que o mapa base World Imagery foi atualizado com as imagens mais recentes da Maxar EarthWatch Vivid, cobrindo toda a Índia e o Caribe, além de partes da Europa, África, sudeste da Ásia e América do Sul.

ArcGIS Online: atualizações de outubro de 2019 - imagem 9

  • Novidades do Community Maps

 

O Community Maps Program trabalha com contribuições oficiais de dados GIS para criar os mapas base do ArcGIS Living Atlas of the World, incluindo imagens, ruas, mapas topográficos e oceânicos.

ArcGIS Online: atualizações de outubro de 2019 - imagem 10

Mais de 140 organizações em todo o mundo contribuíram recentemente com seu conteúdo para atualizar, aprimorar e estender as camadas e imagens de referência do mundo. Além disso, novos fluxos de trabalho tornam mais fácil do que nunca o compartilhamento de seu conteúdo.

Saiba mais sobre a comunidade e o que e como você pode compartilhar no site Community Maps.

  • Living Atlas Learn ArcGIS

 

O Learn ArcGIS é um site que contém lições guiadas envolventes, baseadas em problemas do mundo real, compreendendo toda a plataforma ArcGIS. Um novo caminho do Learn ArcGIS focado no Living Atlas já está disponível.

Veja as lições práticas que o ajudarão a ganhar mais com o Living Atlas.

ArcGIS Companion

 

O ArcGIS Companion facilita o uso do ArcGIS a partir do seu dispositivo móvel. Além da opção de navegador móvel (basta usar seu URL), agora você pode se conectar ao ArcGIS usando este aplicativo móvel complementar para iOS e Android. Acesse o ArcGIS a qualquer hora, em qualquer lugar, para explorar conteúdo, exibir grupos, editar seu perfil e muito mais.

ArcGIS Online: atualizações de outubro de 2019 - imagem 11

O ArcGIS Companion v2.4 adicionou mais recursos e aprimoramentos desde a atualização anterior do ArcGIS Online. Os destaques incluem acesso ao conteúdo do Living Atlas e suporte a contas públicas. Além disso, o conteúdo do grupo agora inclui filtros e os administradores agora podem excluir membros.


Fique por dentro de todas as novidades do Portal GEO. Faça grátis sua inscrição!

Veja também:

 

ArcGIS API for Python: os conceitos principais – parte 1

ArcGIS API for Python: os conceitos principais – parte 2

Exagere nos seus mapas!

O surgimento de uma nuvem geoespacial

10 ações essenciais para ser um líder de GIS


ArcGIS Hub

 

O ArcGIS Hub é uma plataforma em nuvem fácil de configurar que organiza pessoas, dados e ferramentas para realizar iniciativas e objetivos.

Com sites, eventos, aplicativos configuráveis e outras soluções, o ArcGIS Hub permite que sua equipe crie e compartilhe mapas, aplicativos e iniciativas que alinham os colaboradores das organizações e comunidades com as informações e conteúdos necessários para gerenciar projetos e gerar os resultados desejados. Para exemplos, veja a Galeria do ArcGIS Hub.

ArcGIS Online: atualizações de outubro de 2019 - imagem 12

O ArcGIS Hub melhorou a maneira como você constrói sites e páginas, compartilha conteúdo e se conecta à sua comunidade. Os aprimoramentos recentes incluem:

Uma nova experiência para a comunidade de seguidores, que fornece mensagens simples de e-mail para os seguidores da sua iniciativa. Os administradores do ArcGIS Hub e os membros da equipe principal da iniciativa agora podem usar o novo editor de texto enriquecido para enviar mensagens de boas-vindas, convites para reuniões, links para pesquisas e muito mais, para seguidores individuais ou todos da lista.

Um novo cartão de aplicativo que facilita a adição de aplicativos Web AppBuilder aos seus sites, sem a necessidade de iFrame.

Um cartão de mapa atualizado que permite adicionar mapas 2D ou cenas 3D da Web aos seus sites e páginas. As cenas podem fornecer modelos 3D interativos para mostrar uma variedade de cenários em seu site, como desenvolvimento proposto, utilitários subterrâneos e muito mais. Basta abrir um site, arrastar e soltar um cartão de mapa e escolher a cena que você deseja adicionar.

O Hub Overview agora inclui novos recursos e estilos. Agora é possível editar metadados no Hub Overview. Basta clicar em Biblioteca de Conteúdo e você poderá ver todo o conteúdo compartilhado com os sites da sua organização. Clique no botão “Editar” na lateral da página do conjunto de dados e isto o vinculará diretamente ao item no ArcGIS Online, para que você possa alterar rapidamente o título, a descrição e as tags.

O ArcGIS Hub não se destina apenas ao compartilhamento de dados públicos. Agora, você pode criar facilmente sites e iniciativas privadas para compartilhar conteúdo interno com sua equipe ou organização. Por exemplo, você pode criar um portal de dados para outros membros da sua organização para que eles tenham um único ponto para acessar o conteúdo autoritativo.

Simplesmente compartilhe seus itens particulares com uma equipe ou organização e adicione-o ao seu site ou iniciativa seguindo estas etapas. Para mais informações, consulte Welcome to the Content Library.

StoryMaps

 

O ArcGIS StoryMaps continua a evoluir com novos recursos para aprimorar sua experiência ao contar histórias usando mapas.

Agora você pode arrastar e soltar mídia para reordenar o conteúdo nas seções da sua história. Mova imagens, vídeos, mapas, incorporações e cartões arrastando a alça que aparece ao passar o mouse sobre eles.

ArcGIS Online: atualizações de outubro de 2019 - imagem 13

Dois novos temas foram adicionados, incluindo um conjunto de cores, fontes e mapas de base de mapas expressos, para que você possa alterar rapidamente sua história. O tema “Ridgeline” é ótimo para contar histórias sobre o meio ambiente. Já o tema “Mesa” é inspirado em mapas impressos na literatura histórica.

ArcGIS Online: atualizações de outubro de 2019 - imagem 14

A nova funcionalidade chamada Coleções está ainda em versão beta, mas se você usar, você pode selecionar sua própria página com um grupo de histórias sobre um tópico ou montar um conjunto de histórias do mesmo autor.

App Builders

 

Os App Builders permitem criar aplicativos personalizados com facilidade, sem necessidade de codificação e você não precisa ser designer nem especialista em mapas. Eles foram atualizados com os seguintes aprimoramentos:

  • Web AppBuilder

 

O Web AppBuilder for ArcGIS oferece uma maneira fácil de criar aplicativos da Web que são executados em qualquer dispositivo, usando uma galeria de widgets prontos para uso. Você pode personalizar a aparência de seus aplicativos com temas configuráveis e pode hospedá-los online ou em seu próprio servidor. Vários widgets foram aprimorados nesta atualização.

    • O widget “Business Analyst” suporta a opção de configuração do aplicativo que permite que qualquer usuário com uma conta organizacional o execute (contanto que o proprietário do aplicativo tenha os privilégios necessários e os créditos alocados).

    • Com o “Filtrar Grupos”, agora você pode definir valores de filtro usando um parâmetro de URL.

    • O widget “Próximo a Mim” possui opções configuráveis de entrada de buffer para pesquisar com uma distância precisa.

    • Você pode configurar o widget de “Notificação Pública” para adicionar nomes de campo no download do CSV.

    • O widget “Análise de Custos” tem uma nova opção para permitir que os usuários exportem um relatório.

    • O “Editor Inteligente” possui vários aprimoramentos, como suporte para datas relativas e o uso de um parâmetro de URL para definir um valor predefinido.

    • O widget “Triagem” permite ocultar a tabela de resumo no relatório.

Apps para Operações de Campo

 

Os aplicativos ArcGIS para operações de campo ajudam a usar o poder da localização para melhorar a coordenação e obter eficiências operacionais nas atividades de trabalho de campo.

Veja algumas atualizações:

  • ArcGIS QuickCapture

 

O ArcGIS QuickCapture é a maneira mais rápida de coletar dados em campo. Com este aplicativo simples, você pode registrar dados estando em movimento em veículos, realizar levantamentos aéreos ou avaliar danos.

Os dados podem ser enviados de volta ao escritório para análise em tempo real, eliminando o tempo gasto no processamento manual de anotações manuscritas. O ArcGIS QuickCapture é integrado ao ArcGIS, para que novos dados do campo possam ser usados instantaneamente para melhor tomada de decisão.

ArcGIS Online: atualizações de outubro de 2019 - imagem 15

Com atualizações recentes, o QuickCapture designer foi incluído no App Launcher, facilitando a criação de seus próprios projetos do QuickCapture. Ele também foi aprimorado para facilitar a configuração de seus projetos, podendo agora adicionar e excluir botões, arrastar botões e grupos, e conta com suporte a vários idiomas incluindo Português.

O aplicativo móvel inclui novos recursos para otimizar a captura de dados, com mapas base configuráveis offline, grupos de exclusividade, capacidade de iniciar um projeto a partir de um link ou digitalizando um QR Code, coleta de pontos no modo contínuo e muitos outros recursos importantes.

A versão 1.2 mais recente já está disponível nas lojas de aplicativos Apple e Google Play. Você também pode baixar a versão do Windows.

  • Survey123 para ArcGIS

 

O Survey123 for ArcGIS é uma solução simples e intuitiva de coleta de dados com base em formulários inteligentes que possibilita a criação, o compartilhamento e a análise de pesquisas em apenas três etapas fáceis.

O Survey123 para ArcGIS 3.6 foi lançado no início de setembro. Esta versão mais recente apresenta suporte para recursos de polígonos e linhas nos aplicativos da Web e de campo. Agora você pode criar pesquisas sobre as camadas poligonais existentes e aproveitar formas inteligentes para atualizar seus atributos e (se necessário) sua geometria. Ferramentas de desenho e ferramentas mais avançadas de criação de recursos podem ser ativadas no mapa do Survey123 para definir novos recursos.

O Relatório de Recursos do Survey123 agora é um serviço ArcGIS Online Premium. Consome 2,5 créditos para cada relatório de pesquisa que você gerar. Outros novos recursos desta versão incluem suporte para a nova pergunta de intervalo (range), seleções através de mapas de imagem e suporte para grades de escolha única.

  • Navigator for ArcGIS

 

O Navigator for ArcGIS é um aplicativo profissional de navegação móvel para Android e iOS que permite fornecer rotas otimizadas para sua equipe de trabalho em campo. Ele contém com centenas de mapas globais ou permite que você adicione seu próprio mapa personalizado. Defina modos de viagem, percorra suas próprias estradas e pesquise seus ativos.

A nova versão do Navigator for ArcGIS ( que lançará em breve) fornece inteligência de localização aprimorada. Agora, os usuários podem compartilhar camadas de rota com os condutores diretamente no aplicativo Navigator, proporcionando economia de tempo e garantia de que, mesmo quando a conectividade não estiver disponível, o acesso às rotas não será comprometido porque elas são armazenadas nos dispositivos locais dos condutores.

Agora, as rotas com múltiplas paradas podem ser pausadas sem cancelar totalmente as rotas. Os condutores podem interagir totalmente com os recursos nos mapas do Navigator para ver informações completas sobre os atributos, incluindo mídia e anexos.

Apps para Escritório

 

Os Aplicativos para escritório ArcGIS permitem que gerentes e analistas de operações visualizem dados em um contexto geográfico para obter insights baseados em localização e tomar decisões que economizam tempo e dinheiro. Alguns aplicativos para o escritório foram atualizados.

Aqui estão alguns destaques:

  • ArcGIS Insights

 

O ArcGIS Insights é um software de análise que combina análise de localização com workflows de ciência de dados abertos e inteligência de negócios. Responda a perguntas que você não sabia fazer, analise completamente os dados e tenha novas ideias. Usando o Insights, você pode capacitar analistas de todos os níveis de habilidade em todos os departamentos, para conectar dados diretamente, executar análises avançadas e obter resultados em sistemas de terceiros.

ArcGIS Online: atualizações de outubro de 2019 - imagem 16

O Insights 3.4 já está disponível, com recursos valiosos para sua compreensão analítica e compartilhamento de produtos de informação. Alguns dos destaques incluem novos tipos de gráficos, melhorias na análise e aprimoramentos no gerenciamento de dados.

Os destaques deste lançamento incluem:

      • Entenda melhor seus dados usando gráficos de barras empilhadas aprimorados, gráfico combinado e o novo gráfico de pontos.

      • Usando a análise de regressão, entenda rapidamente como um modelo se comporta e se é confiável, observando novos resultados estatísticos, como estatística F, valor t, valores p e intervalos de confiança.

      • Salve facilmente dados de diferentes fontes em sua pasta de trabalho para evitar as limitações dos conjuntos de dados remotos.

      • Adicione um script existente à sua pasta de trabalho e os scripts ‘Executar’, ‘Abrir’, ‘Compartilhar’, ‘Baixar’ ou ‘Remover’ diretamente do Insights. Você sabia? Agora, os scripts estão fora da versão beta.

Para aqueles que precisam trabalhar offline e se conectar a bancos de dados relacionais, um novo Insights Desktop está disponível para o público geral como prévia. Observe que o Insights Desktop será lançado em meados de outubro. Depois de lançado, você pode baixar o Insights Desktop.

  • ArcGIS Earth

 

Explore qualquer parte do mundo com o ArcGIS Earth. Trabalhe com uma variedade de formatos de dados de mapas 3D e 2D, incluindo KML. É possível exibir dados, esboçar marcadores, medir distâncias e áreas e adicionar anotações dentro da versão móvel!

ArcGIS Online: atualizações de outubro de 2019 - imagem 17

A versão móvel do ArcGIS Earth permite que os usuários acessem conteúdo, ferramentas e análises de qualquer lugar, seja online ou offline.

O ArcGIS Earth apresenta 3 métodos para adicionar dados em dispositivos móveis:

      1. Adicionar dados do conteúdo do portal.

      2. Adicionar arquivos locais.

      3. Adicionar dados por URL.

Quando conectado a uma rede, você pode adicionar cenas da web, serviços de mapas, serviços de imagem, serviços de cenas e serviços de recursos. Você também pode procurar conteúdo rico fornecido no Living Atlas.

O ArcGIS Earth suporta conectividade intermitente, permitindo adicionar arquivos locais, incluindo pacotes de cenas móveis (MSPK), KML, KMZ, pacotes tile e pacotes de camada de cena (SLPK).

Os usuários podem coletar marcadores como arquivos KMZ de ponto, executar análises interativas em 3D, além de criar e compartilhar suas memórias com fotos com etiquetas geográficas. Para obter o ArcGIS Earth para celular, visite o Google Play ou App Store no seu dispositivo móvel.

Em breve: O ArcGIS Earth 1.10 e a próxima versão em dispositivos móveis serão lançados. O ArcGIS Earth desktop 1.10 fornecerá um pacote completo de recursos de edição KML, suportará pacotes de cenas móveis (MSPK) e oferecerá um recurso de simbologia aprimorado. Com as próximas versões, os usuários terão um workflow colaborativo entre plataformas e poderão adicionar dados ao ArcGIS Earth no celular, digitalizando um QR Code gerado pelo ArcGIS Earth no desktop.

  • ArcGIS Maps for Power BI

 

O ArcGIS Maps for Power BI ajuda a desbloquear o poder da localização em sua inteligência de negócios, disponível no Microsoft Power BI. Crie visualizações de mapas que revelam padrões e tendências em seus dados, ganhe contexto com os mapas e dados demográficos do ArcGIS e tome melhores decisões de negócios.

O ArcGIS Maps for Power BI é atualizado regularmente. Na versão prévia de outubro de 2019, é adicionado suporte ao ArcGIS Enterprise 10.7.1 em um ambiente online. Uma versão final com suporte completo ao ArcGIS Enterprise será lançada em breve.

Um novo workflow de entrada facilita a conexão com sua conta Free, Plus, ArcGIS Online ou ArcGIS Enterprise. Agora, os usuários podem mapear gratuitamente até 3.500 locais por mapa. Os usuários do ArcGIS Online e ArcGIS Enterprise podem mapear até 10.000 locais por mapa.

ArcGIS Solutions

 

O ArcGIS Solutions são modelos gratuitos que configuram o ArcGIS para executar fluxos específicos do setor.

Existem novos modelos de ArcGIS Solutions que podem ser implantados em uma organização do ArcGIS Online, como: Conservation Easement Monitoring, que é um novo modelo de solução que implanta em uma organização do ArcGIS Online um conjunto de aplicativos pré-configurados para inspecionar, gerenciar e monitorar servidões de conservação.

ArcGIS Online: atualizações de outubro de 2019 - imagem 18


Você gostou desse artigo?

O Portal GEO está sempre trabalhando para trazer novidades, tendências e o que há de melhor em dicas do universo GIS. Clique abaixo e faça sua inscrição gratuita para receber com comodidade todos os nossos artigos, que tenho certeza, vão te apoiar em seu cotidiano profissional e pessoal, te deixando sempre bem informado:

Leia neste artigo

Descubra o poder das soluções

Preencha o formulário para que um especialista Imagem possa encontrar a solução que você precisa.

0 0 votes
Avalie o Artigo
Acompanhe estes comentários
Me avise sobre

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Faça sua busca

Espere,

Separamos as Principais atualizações do ArcGIS para Você!