Roteirização precisa e segura nas operações agrícolas

Marlon Suenari - Especialista em Agronegócio - Imagem Esri - Autor Portal GEO

Marlon Suenari

Especialista em Agronegócio - Imagem Esri

Roteirização precisa significa basicamente traçar os caminhos mais rápidos e eficientes para o seu destino desejado. No nosso dia a dia, usamos diversos apps de navegação que nos ajudam a chegar nos destinos com mais facilidade e agilidade.

Esses apps são dotados de inteligência e uma base de informações que juntos, nos direcionam pelo melhor caminho levando em consideração o tempo, distância, trânsito, entre outros.

Mas quem nunca ficou girando em círculos tentando achar um endereço? Ou entrou na contra mão pois o sentido da rua mudou e ainda não foi atualizado?

 

Se isso acontece nos grandes centros onde as bases de arruamentos são atualizadas com periodicidade, imagine no interior do país onde existem fazendas com áreas tão grandes quanto uma cidade, com quilômetros de carreadores que mais parecem labirintos.

Esse desafio diz respeito a todas as operações Agrícolas existentes: Usinas de Açúcar e Etanol, Florestas, Produtores de Grãos, Cooperativas, entre outros. Onde a malha privada raramente se encontra nos apps e bases disponíveis.

É possível navegar nessas áreas com mais precisão e confiança?

 

Claro que sim!

Conforme citei acima, uma ferramenta de roteirização precisa é composta por um App que traz a experiência de navegação unido a uma base de informações contendo as vias com suas características.

Base de arruamento

 

Existem diversas bases públicas comerciais disponíveis no mercado e até mesmo gratuitas.

Na base estão todas as características das vias (carreadores, vicinais, públicas e privadas) como: Sentido, Limite de Velocidade, Tipo de pavimento, Pontes, Limitação de altura, Retornos, entre outras.

Para criar uma base privada é necessário um software específico capaz de ler a base pública e os arruamentos que faltam no interior das propriedades.

A criação dessa base privada pode ser facilitada usando os limites dos talhões ou mesmo Imagens de Drone e Satélite. Além disso o software precisa ser capaz de analisar e testar o roteamento baseado em critérios específicos que falaremos abaixo.

App de navegação

 

Esse é o aplicativo que estamos acostumados a utilizar, porém, para uso comercial são necessárias diversas considerações que precisam ser ponderadas no momento da execução da rota.

Por exemplo, um veículo pesado precisa desviar das áreas urbanas. Não pode passar por um local onde existe uma curva acentuada. Não pode passar por locais que possuem limitação de altura.

Considerando essas informações, são definidas 3 variáveis que serão usadas para traçar a roteirização precisa:

 

  • Modo de Viagem

 

No exemplo acima vamos considerar um Caminhão BITREM com comprimento entre 17,5 e 19,80m. Nesse modo além das características do veículo (carro, caminhão pequeno, médio ou grande) podemos ainda informar se é um caminhão grande carregado ou vazio e isso será levado em consideração para analisar o melhor percurso. No caso do caminhão vazio o app pode considerar um caminho onde existe uma ponte que, caso estivesse carregado, teria que desviar.

Roteirização precisa e segura nas operações agrícolas - imagem 1

 

  • Classe Comercial

 

Diz respeito as características e limitações das vias. Por exemplo, atributos como curva acentuada, retorno em U, via de mão única, limitação de altura etc. Quando escolhemos o modo de viagem Caminhão BITREM cheio, automaticamente todos esses atributos foram considerados para excluir rotas com essas características.

Roteirização precisa e segura nas operações agrícolas - imagem 2

 

  • Barreiras e Restrições

 

Outro aspecto importante é a capacidade da solução de criar de forma simples zonas de exclusão onde o percurso deve ser evitado. Essas marcações são criadas no escritório e passam para as Apps de Navegação de forma integrada e são chamadas de barreiras (Via interrompida, em reforma) ou restrições, onde é gerado uma “bolha” ao redor de um perímetro determinado no escritório e transmitido para o App.

Roteirização precisa e segura nas operações agrícolas - imagem 3

 

  • Tráfego

 

No quesito informações de tráfego temos a possibilidade de considerar Passado, Situação Atual e Tendência Futura. Essa informação ajuda o App a melhorar as escolhas das rotas, principalmente, quando falamos de rotas urbanas. Mas quando os veículos precisam sair das rurais e passar pelas urbanas, isso é um fator a ser considerado.

CLIQUE AQUI e veja a roteirização precisa em caso real da Usina Alta Mogiana!

 


Fique por dentro de todas as novidades do Portal GEO. Faça grátis sua inscrição!

Você também pode gostar:

 

Visão corporativa de operação florestal

Vantagens da integração GIS e BIM para governos e empresas

Tutorial de ArcGIS: mapa de calor a partir de pontos de uma tabela

EU Esri 2020: replay disponível


Você gostou desse artigo?

O Portal GEO está sempre trabalhando para trazer novidades, tendências e o que há de melhor em dicas do universo GIS. Clique abaixo e faça sua inscrição gratuita para receber com comodidade todos os nossos artigos, que tenho certeza, vão te apoiar em seu cotidiano profissional e pessoal, te deixando sempre bem informado:

Leia neste artigo

Descubra o poder das soluções

Preencha o formulário para que um especialista Imagem possa encontrar a solução que você precisa.

0 0 votes
Avalie o Artigo
Acompanhe estes comentários
Me avise sobre

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Faça sua busca

Espere,

Separamos as Principais atualizações do ArcGIS para Você!