Nas versões mais atuais do ArcGIS Pro, você pode criar, editar e salvar os notebooks Jupyter como parte do seu projeto ArcGIS Pro com o ArcGIS Notebooks, o ambiente de notebooks Jupyter da Esri.

Você tem a opção de criar um notebook como parte do projeto ArcGIS Pro e editar o notebook usando a interface Jupyter, que agora vem incluída em todas as edições do ArcGIS Pro.

Os notebooks criados no ArcGIS Pro aproveitam o ambiente do ArcGIS Pro Python, que você pode customizar através do Python Package Manager, com o prompt de comando do Python ou do Anaconda.

6 motivos para usar ArcGIS Notebooks no ArcGIS Pro - imagem 1

Confira os 6 motivos para usar o ArcGIS Notebooks:

  1. Conectividade entre o Pro e o Jupyter
  2. Em vez de executar uma parte de sua análise no ArcGIS Pro e outra parte em um ambiente Jupyter separado, você pode armazenar seus notebooks nos projetos do ArcGIS Pro e sempre ter acesso aos notebooks que precisar.

  3. Facilidade na colaboração entre as equipes de GIS e de ciência de dados
  4. O ArcGIS Notebooks no ArcGIS Pro oferece aos profissionais de GIS um lugar para rodar notebooks Python sem sair do ambiente familiar do ArcGIS Pro.

    Você pode importar facilmente notebooks (arquivos .ipynb) de toda a organização e também ter um ambiente interno para criar seus próprios notebooks.

    Todos os notebooks criados no ArcGIS Pro podem ser executados em um ambiente Jupyter de código aberto ou no ArcGIS Notebooks hospedado no ArcGIS Enterprise ou no ArcGIS Online (atualmente em beta). Apenas verifique se as bibliotecas usadas no notebook estão disponíveis nesses outros ambientes.

  5. Fácil acesso ao Python de código aberto
  6. A integração com código aberto já é um recurso do ArcGIS Pro, mas agora com os notebooks Python integrados você pode explorar mais tudo o que a integração de código aberto oferece.

    Crie dataframes pandas, visualizações de dados com bibliotecas como matplotlib ou leia grandes conjuntos de dados usando dask. A interface interativa do notebook fornece feedback instantâneo se o seu código funcionou ou não, sem a necessidade de depurar o script inteiro, e é ideal para análise iterativa e descoberta de dados.

  7. Trabalhe de forma transparente entre o notebook e a interface de usuário do ArcGIS Pro
  8. Use o ArcPy para chamar camadas do seu projeto ArcGIS Pro no notebook e apresentar os resultados do notebook na visualização de mapa no ArcGIS Pro.

    O painel do notebook pode ser encaixado no ArcGIS Pro e trabalhar em tela cheia ou lado a lado com seus mapas, gráficos e dados, para que você tenha a descrição completa da análise em um só lugar.

    6 motivos para usar ArcGIS Notebooks no ArcGIS Pro - imagem 2

  9. Automatize o trabalho
  10. Use o notebook para automatizar tarefas repetitivas e documentar os processos.

    O Notebooks pode ser usado para automatizar análises, atividades de engenharia de dados e, quando conectado ao ArcGIS Online ou a um portal do ArcGIS Enterprise, pode ser usado para automatizar o gerenciamento e administração de conteúdo no Web GIS.

  11. Crie pesquisas reproduzíveis
  12. Usando células de marcação no Jupyter, você pode contextualizar suas análises combinando o código com recursos visuais, aplicativos e texto interativos para criar processos que comuniquem as descobertas e os resultados das análises de forma mais reproduzível e transparente.

Iniciando o trabalho com o ArcGIS Notebooks no Pro

No ArcGIS Pro, você pode criar ou adicionar um notebook ao seu projeto em Inserir > Novo Notebook. Aqui deverá nomear seu novo notebook ou adicionar um arquivo .ipynb ao projeto.

6 motivos para usar ArcGIS Notebooks no ArcGIS Pro - imagem 3

Depois de adicionar o notebook, você pode abri-lo usando o painel Catálogo.

6 motivos para usar ArcGIS Notebooks no ArcGIS Pro - imagem 4

A integração do ArcGIS Notebooks permite alternar facilmente entre a GUI intuitiva do ArcGIS Pro e a interface de script e anotação de um notebook Jupyter, criando uma estação de trabalho completa para ciência de dados.

Como você obtém acesso ao ArcGIS Notebooks no ArcGIS Pro?

É simples. Basta instalar ou atualizar para o ArcGIS Pro 2.6 (Basic, Standard ou Advanced). Não precisa adquirir nenhum instalador, licença ou aplicativo adicional.


Fique por dentro de todas as novidades do Portal GEO. Faça grátis sua inscrição!

Você também pode gostar:

ArcGIS Experience Builder já está disponível

Vantagens da integração GIS e BIM para governos e empresas

O poder do encontro da análise espacial e da ciência de dados

Mapa com ArcGIS API for Javascript com camadas privadas utilizando proxy


Você gostou desse artigo?

O Portal GEO está sempre trabalhando para trazer novidades, tendências e o que há de melhor em dicas do universo GIS. Clique abaixo e faça sua inscrição gratuita para receber com comodidade todos os nossos artigos, que tenho certeza, vão te apoiar em seu cotidiano profissional e pessoal, te deixando sempre bem informado: