Em julho de 2019, a Esri lançou o ArcGIS Experience Builder pela primeira vez na versão beta, que foi focada na experiência de desenvolvimento, para oferecer uma interface de usuário com controle total sobre o design e o fluxo de trabalho das apps.

Agora, o Experience Builder está disponível com diversas novas funcionalidades. A versão atual oferece uma experiência de usuário final ainda melhor para que você crie rapidamente aplicativos fantásticos.

Confira algumas das principais funcionalidades deste construtor de aplicações:

Use os templates para criar apps em minutos

O ArcGIS Experience Builder inclui vários templates para adicionar mapas e widgets em um piscar de olhos.

Alguns desses templates foram projetados para apps de tela cheia e outros estão otimizados para criar experiências em páginas web.

Com a última atualização, novos modelos foram incluídos, oferecendo mais opções para customizar suas aplicações.

templates para criar apps em minutos

Esse aqui é um exemplo usando o template Dobrável:

template Dobrável

E esse é um exemplo usando o template de Galeria:

template de Galeria

Guia de ajuda interativo

O guia de ajuda permite que você siga passo a passo para navegar de forma interativa pelo construtor. É muito útil se você for novo no Experience Builder.

Guia de ajuda interativo

Além disso, você notará um pequeno ícone de informações no widget Lista, indicando que um guia de ajuda está disponível para este widget.

Ajuste o layout

Você pode ajustar o layout de qualquer template para incluir seu próprio toque de criatividade.

Por exemplo, você pode mover widgets para qualquer área do mapa, conforme mostrado no seguinte exemplo do template Dobrável:

Ajuste o layout facilmente

Você também pode redimensionar imagens, trocar widgets do template por outros widgets e inserir um conjunto de páginas, conforme mostrado neste exemplo do template de Galeria:

template de Galeria

A ferramenta com o ícone de chave ajuda a organizar rapidamente os widgets dentro de uma linha, destacando essa linha no contorno da app no painel esquerdo.

ferramenta com o ícone de chave

Quando finalizar o layout, clique no botão Bloquear layout (Lock Layout) ao lado de Visualização ao vivo (Live View) para evitar alguma mudança acidental. Em qualquer ponto do processo, você pode visualizar seu app clicando no botão Visualização ao vivo.

Esses templates também estão disponíveis quando você adiciona uma nova página.

bloquear layout e visualização ao vivo

Destaque seus aplicativos no ArcGIS Experience Builder usando temas

Você pode customizar ainda mais seus apps escolhendo um tema, paleta de cores ou fontes diferentes.

Escolha temas no ArcGIS Experience Builder


Fique por dentro de todas as novidades do Portal GEO. Faça grátis sua inscrição!

Você também pode gostar:

Confira as principais atualizações da plataforma ArcGIS

Map Viewer Beta, a próxima geração de mapeamento

Vantagens da integração GIS e BIM para governos e empresas

O poder do encontro da análise espacial e da ciência de dados


Mais temas

O tema Tinta, com design minimalista, permite que seu conteúdo seja o centro das atenções, enquanto o tema Violeta, como o nome indica, utiliza o violeta como cor primária. Agora você tem opções para escolher o estilo e o tamanho da fonte para um tema.

Mais temas do ArcGIS Experience Builder.

Widgets

O ArcGIS Experience Builder conta com diversos widgets que você pode usar para compor sua experiência, incluindo:

  • Camadas do mapa (Map Layers).

  • Legenda (Legend).

  • Filtro (Filter).

  • Compartilhamento (Share).

  • Informações da feição (Feature Info).

  • Controlador de widget (Widget Controller).

  • Controlador de voo (Fly Controller, específico para mapas 3D).

Também melhoraram vários widgets. Por exemplo, no widget Pesquisa (Survey), agora você pode enviar dados do mapa para a pesquisa, conectando os atributos ou a geometria de uma feição na camada de feições às perguntas da pesquisa.

widget Pesquisa (Survey)

No widget Lista (List) existem várias opções. Para paginar a lista, escolha o estilo de várias páginas para navegadores de desktop ou o estilo de rolagem para navegadores móveis.

Ao iniciar, você também pode pesquisar, filtrar e classificar os cartões. Durante a preparação dos dados, agora você pode decidir o que mostrar na lista e em que ordem, filtrando e classificando os dados, caso você possua uma camada de feições de pontos de interesse de Brasília e deseja listá-los na ordem de data de construção, por exemplo.

Filtro

A filtragem por data foi aprimorada, incluindo novos operadores e suporte para datas relativas e valores exclusivos.

Em termos de estilo, você pode organizar os filtros na vertical ou horizontal, ou até mesmo fazê-los recolher sob um ícone. Você também tem a opção de ativá-los com o botão de alternância ou os botões clássicos.

Filtros no ArcGIS Experience Builder.

Marcador

O widget Bookmark ou Marcador, oferece flexibilidade para projetar seus favoritos para mapas 2D e 3D. Você tem opções para escolher marcadores clássicos, de rolagem, paginação ou até mesmo de design personalizado.

widget Bookmark ou Marcador

Como no Scene Viewer, um print instantâneo do mapa é tirado automaticamente por padrão quando você define um marcador usando um modelo simples como mostrado acima, você pode fazer upload de uma imagem para substituí-la mais tarde. Você também pode adicionar gráficos ao mapa e ativar e desativar a visibilidade de uma camada no marcador.

Editando print instantâneo do Scene  Viewer.

Gatilhos de ação

Muitas vezes, gostaríamos que nossos widgets conversassem entre si.

Por exemplo, ao aumentar o zoom em um mapa gostaríamos que a mesma área fosse ampliada em outro mapa. Isso pode ser feito usando gatilhos de ação, um mecanismo importante de comunicação dos widgets, através da guia Ação (Action) nas configurações do widget.

Gatilhos de ação no ArcGIS Experience Builder.

Fonte de dados

Mais tipos de dados agora são suportados, incluindo um serviço de mapa como uma camada de grupo e tabelas como parte dos serviços.

Você pode definir intervalos de atualização para camadas de recursos para atualizar periodicamente os dados conectados aos widgets no ArcGIS Experience Builder. Isso é importante para aplicativos de consciência situacional.

Fonte de dados do Experience Builder.


Você gostou desse artigo?

O Portal GEO está sempre trabalhando para trazer novidades, tendências e o que há de melhor em dicas do universo GIS. Clique abaixo e faça sua inscrição gratuita para receber com comodidade todos os nossos artigos, que tenho certeza, vão te apoiar em seu cotidiano profissional e pessoal, te deixando sempre bem informado: