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*Dica do leitor: Hoje a dica é para você clicar aqui e assistir a DEMONSTRAÇÃO do ArcGIS Enterprise 10.9: Colaboração Distribuída.

Um dos componentes do lançamento do ArcGIS 2021 é o ArcGIS Enterprise 10.9, que conta com diversos aprimoramentos e novas funcionalidades em muitas áreas do produto.

Neste artigo, iremos cobrir uma série de recursos principais em gerenciamento de conteúdo e dados, o portal ArcGIS Enterprise, administração e muito mais.

Gerenciamento de conteúdo e dados

Edição compartilhada usando colaboração distribuída

Por muitos anos, as organizações têm usado a colaboração distribuída para compartilhar camadas, mapas e aplicativos com outros ambientes ArcGIS Enterprise e ArcGIS Online, facilitando um melhor acesso aos dados e conteúdo e novas maneiras de trabalhar juntos. Com este lançamento, vem um novo aprimoramento de colaboração que permite às organizações editar e sincronizar atualizações de dados entre ambientes. Anteriormente, apenas a organização que originalmente possuía a camada podia sincronizar as edições. Agora, a sincronização entre duas partes é possível.

Este tem sido um recurso altamente solicitado para agilizar os fluxos de trabalho de gerenciamento de dados e ajudar as equipes a trabalharem mais estreitamente. As organizações podem usar isso para coleta de dados de campo na empresa e online, para contribuir com conjuntos de dados de fonte de verdade entre departamentos e muito mais.

Uma novidade na colaboração é a capacidade de editar e sincronizar alterações de dados entre as organizações.

Exportação / Importação de grupo

No ArcGIS Enterprise 10.8.1, dois novos recursos REST foram introduzidos, /export e /import, para tornar mais fácil mover o conteúdo entre os ambientes de desenvolvimento, teste e produção. Usados juntos, esses recursos selecionam o conteúdo dentro de um grupo (camadas, mapas e aplicativos) e os exportam para um pacote que pode ser importado para outra implementação do ArcGIS Enterprise.

Este processo pode ser feito através de REST e com script usando a ArcGIS API for Python. A partir desta versão do Enterprise 10.9, agora você pode escolher importar seu conteúdo para uma pasta específica. Isso evita ter que adicionar itens a uma pasta após a operação de importação e economiza tempo.

Configurações de edição em nível de campo

As configurações de edição em nível de campo permitem que você desative a edição em certos campos em sua feature layer hospedada editável. Digamos que você tenha uma camada que inclui telhados verdes (telhados com vegetação) em propriedades comerciais em sua cidade.

Você gostaria de habilitar a edição na camada para que os atributos sobre o telhado possam ser atualizados, mas você não gostaria que campos-chave, como o endereço do edifício, fossem editados.

Com esta configuração, você pode ativar a edição na camada e, em seguida, desativar a edição no campo de endereço específico, conforme abaixo:

As configurações de edição em nível de campo fornecem um controle mais refinado sobre a edição.

Anexar dados

Conforme novos dados chegam e ficam disponíveis, pode chegar um momento em que você precise anexar dados a uma camada hospedada existente.

Com esta atualização, isso agora é possível usando o Append Data ou Anexar/Acrescentar Dados, onde você pode adicionar recursos à sua camada ou atualizar recursos existentes. Os formatos suportados para anexar dados incluem shapefiles, CSVs, planilhas do Excel e arquivos GeoJSON.

A opção anexar está disponível na página de detalhes do item.

Unir Features em uma visualização

Seguindo o tema de gerenciamento de dados, muitos usuários solicitaram a capacidade de criar uma camada unida que é atualizada dinamicamente conforme as camadas de entrada também são. Para fazer isso, agora você pode executar a ferramenta de análise Join Features e definir sua saída como uma visualização da feature layer hospedada. A visualização da feature layer hospedada será somente leitura e será atualizada conforme suas camadas de entrada mudam para refletir os dados mais recentes.

Por exemplo, usando uma camada de telhados em propriedades comerciais, podemos executar a ferramenta de análise Join Features para combinar atributos de outra camada que contém outras informações sobre a propriedade – como o ano em que foi feita a avaliação do uso de energia, e a data em que foi construída. Isso fornece uma camada de resultados com uma compreensão ainda mais abrangente das características da propriedade. Ao criar uma visualização da feature layer hospedada, se um atributo for alterado, como o tamanho do telhado na camada do telhado, isso será refletido na visualização para que não seja necessário executar o Join Features novamente para obter o máximo dados de data.

Publicar simultaneamente uma Vector Tile Layer e uma Feature Layer associada

Agora, usando o ArcGIS Pro 2.8, você pode publicar uma vector tile layer e uma feature layer associada simultaneamente! Você verá esta opção ao compartilhar uma camada da web no ArcGIS Pro.

Opção de compartilhar uma vector tile layer com uma feature layer do ArcGIS Pro.

Com esta nova opção, os editores podem atualizar uma camada de feição com novos recursos e, uma vez que estejam prontos, você pode então reconstruir o cache de vector tile através do Portal ArcGIS Enterprise. Isso significa que as edições seriam refletidas no cache da vector tile layer, portanto, qualquer mapa em que essa camada esteja presente também estará atualizado.

Portal ArcGIS Enterprise

Relatórios administrativos

Os relatórios administrativos são um dos novos recursos do ArcGIS Enterprise mais relevantes. Esses relatórios são bastante importantes para ajudar os administradores a entenderem melhor seus ambientes e a agirem com base nessas informações. Em Organização > Status > Relatórios em seu portal da empresa, existem dois tipos de relatórios que podem ser gerados: Membro e Item.

O relatório de Membros lista vários atributos sobre membros em sua organização, como username, nome, email, visibilidade do perfil, tipo de usuário, último login e propriedade de grupo e item. Com relatórios de membros, você pode responder a perguntas como:

  • Quais usuários se conectaram ou não neste mês?

  • Quais usuários possuem mais itens?

  • Quantos novos usuários foram criados este ano?

  • Quantos tipos de usuários Creators existem em nossa organização?

Já o relatório de Item lista todos os itens em sua organização e informações sobre eles, como o tipo de item, a data de criação e última modificação, o número de visualizações, proprietário, configurações de compartilhamento e marcas e categorias. Com o relatório de itens, os administradores podem dizer:

  • Que tipos de tags estão sendo usados e onde existem semelhanças e redundâncias?

  • Quantas visualizações este item recebeu? (Além disso, exportando este relatório em uma automatização, você pode usar isso para rastrear visualizações ao longo do tempo.)

  • Quais itens não estão usando categorias de conteúdo?

  • Quais itens não são compartilhados com ninguém?

  • Quais itens não foram modificados no ano passado?

  • Quais itens têm títulos semelhantes?

Estes são apenas alguns exemplos das muitas perguntas que você pode responder usando os relatórios de membros e itens. Os relatórios podem ser exportados por membros com a função de administrador padrão e baixados para um CSV para análise posterior e integração com outros sistemas de negócios.

Na guia de status, os administradores podem exportar relatórios de administração.

Itens de transferência em massa

Agora há uma nova operação disponível que permite aos administradores transferirem conteúdo de um proprietário para outro com rapidez e facilidade. Em Organização > Membros no portal da empresa, você pode selecionar um ou mais membros e, em seguida, selecionar a opção transferir conteúdo. Isso moverá todo o conteúdo para o novo proprietário e é muito útil quando você precisa transferir conteúdo em massa.

Transfira facilmente o conteúdo de um ou mais membros para outro.

Editor da página inicial

Esta versão apresenta uma nova experiência de configuração da página inicial. Este novo editor de home page é baseado em componentes, otimizado para acessibilidade e amigável para dispositivos móveis, desktops e tablets. Inclui a capacidade de adicionar links de site e e-mail no corpo do texto e nos resumos da galeria de itens.

Quando as galerias de itens são configuradas, você pode exibir tipos de itens específicos, por exemplo, mapas, camadas ou aplicativos. Ao configurar uma galeria de itens, o painel de configuração agora mostra informações adicionais sobre o estado compartilhado do grupo e os itens dentro dele. Isso permite que você garanta que a galeria de itens seja visível para o público apropriado, seja apenas um grupo de membros específicos ou todos os membros de sua organização.

As organizações têm uma nova página inicial flexível para personalizar.

Visibilidade da página de navegação

A novidade é a capacidade de especificar quem pode acessar determinadas guias do portal corporativo. As guias que podem ser ocultadas incluem galeria, mapa, cena e grupos.

Um exemplo de onde isso é útil é como administrador, você pode tornar a guia Grupos visível apenas para membros da organização, o que significa que ela não aparecerá para usuários anônimos visitando o portal ArcGIS Enterprise. Da mesma forma, você pode ocultar as guias de mapa e cena para todos, exceto para os usuários que podem criar mapas e cenas. Mapas e cenas ainda poderão ser abertos por outros usuários, eles simplesmente não verão a guia.

Oculte as guias no ArcGIS Enterprise para personalizar o que os usuários podem acessar.

Aplicativo ArcGIS Solutions

No período de maio / junho de 2021, o aplicativo ArcGIS Solutions estará disponível para ArcGIS Enterprise 10.9. Este aplicativo é uma forma de implementar rapidamente soluções diretamente no ArcGIS Enterprise e será disponibilizado como uma instalação separada.

Uma vez que o aplicativo ArcGIS Solutions é instalado, ele pode então ser acessado através do inicializador de aplicativos no canto superior direito de seu portal corporativo. Aqui você pode navegar pelas soluções, pesquisar uma solução específica ou filtrar a galeria para encontrar uma solução rapidamente. Depois de descobrir uma solução de seu interesse, o painel de informações fornecerá uma visão geral da solução e uma opção para implantá-la.

As soluções ArcGIS fornecem maneiras configuráveis de começar a operar rapidamente em vários setores.

Administração

OpenID Connect

Começando com este lançamento do ArcGIS Enterprise 10.9, os administradores podem agora configurar os logins do OpenID Connect para permitir que os membros se inscrevam no ArcGIS Enterprise usando o mesmo nome de usuário e senha que usam para entrar no sistema de login baseado no OpenID Connect de sua organização.

Autenticação multifator

Com este lançamento, o ArcGIS Enterprise 10.9 também inclui a capacidade de habilitar a autenticação multifator para contas integradas do ArcGIS Enterprise. Esta opção fornece um nível extra de autenticação no login, solicitando um código de verificação, geralmente enviado para o seu telefone celular, além do nome de usuário e senha que você costuma fornecer.

A autenticação multifator pode ser configurada usando o provedor de autenticação de escolha da sua organização. As opções para OpenID Connect e autenticação multifator são ilustradas abaixo:

Experiência atualizada para configuração de e-mails

Na última versão, foi apresentada a capacidade de enviar e-mails do portal ArcGIS Enterprise. Esse novo recurso foi útil por vários motivos – como quando um membro da organização esquece sua senha e precisa que um link de redefinição de senha temporária seja enviado a ele, ou quando a licença do portal está expirando. Para configurar e-mails, o ArcGIS Enterprise é integrado ao SMTP server de sua organização.

Anteriormente, as configurações de e-mail eram definidas por meio do diretório do administrador do portal. Agora, a partir desta versão, os emails podem ser configurados diretamente no Portal ArcGIS Enterprise.

Esta versão também inclui novos fluxos de trabalho orientados por e-mail, como notificações quando o espaço em disco está baixo na máquina do portal, quando os itens recebem comentários e quando as configurações do perfil são atualizadas.

Apps

ArcGIS Field Maps incluso na instalação do ArcGIS Enterprise

ArcGIS Field Maps é um novo aplicativo da Esri que foi introduzido no ano passado. Ele permite que você agilize os fluxos de trabalho de campo e leve mapas para qualquer lugar.

Os trabalhadores móveis podem usar mapas de campo para explorar os mapas que você faz no ArcGIS, coletar e atualizar dados e rastrear sua localização – tudo a partir de um aplicativo!

Nas versões anteriores do ArcGIS Enterprise, o Field Maps era uma instalação separada além do ArcGIS Enterprise. A partir de 10.9, ArcGIS Field Maps agora está incluído no ArcGIS Enterprise por padrão, nenhuma instalação separada necessária.

Map Viewer Beta

O novo Map Viewer foi disponibilizado pela primeira vez como uma versão beta no ArcGIS Enterprise 10.8.1. No ArcGIS Enterprise 10.9, o novo Map Viewer também estará disponível em versão beta.

Encorajamos as organizações do ArcGIS Enterprise a experimentar o novo Map Viewer! Alguns dos recursos principais incluem novos estilos de simbologia, como densidade de pontos, rampas de cores aprimoradas, capacidade de agrupar camadas, nova funcionalidade de agrupamento, filtragem dinâmica, melhorias nos pop-ups e muito mais.

Atualizações do ArcGIS Enterprise Sites

Os ArcGIS Enterprise Sites são uma ótima maneira de mostrar seus mapas, dados e aplicativos para um grande público usando sites e páginas personalizados. Existem muitos novos recursos no ArcGIS Enterprise Sites, como por exemplo:

  • Controle a visibilidade de seus sites e páginas e conceda acesso de edição a grupos selecionados com opções de compartilhamento reformuladas;

  • Marque o prompt de login do seu site com um tema e logotipo definidos nas configurações da organização empresarial;

  • Defina a visibilidade de uma linha em um site ou página para limitar o conteúdo de grupos selecionados;

  • Crie rascunhos de sites e páginas antes de publicar suas alterações;

  • Envie um link de visualização de uma versão de rascunho de um site ou página para outras pessoas.

Para mais informações, consulte a documentação da Esri em What’s new in ArcGIS Enterprise Sites.

Atualizações do ArcGIS Experience Builder

Introduzido no último lançamento do ArcGIS Enterprise, o ArcGIS Experience Builder permite que você crie experiências da web exclusivas usando layouts, conteúdo e widgets flexíveis que interagem com dados 2D e 3D. Os novos recursos do ArcGIS Experience Builder no ArcGIS Enterprise incluem:

  • A capacidade de definir a fonte e a cor de fundo da legenda;

  • A capacidade de definir o intervalo de atualização automática no conteúdo incorporado;

  • Novos widgets: Cartão, Marcador, Divisor, Tabela e Gerenciamento de Versão da Ramificação.

Para saber mais sobre o que há de novo no ArcGIS Experience Builder neste lançamento do ArcGIS Enterprise 10.9, verifique a documentação da Esri What’s new in ArcGIS Experience Builder.

Server roles

GeoAnalytics Server apresenta três novas ferramentas: Calculate Motion Statistics, Trace Proximity Events e Summarize Center and Dispersion. Com esta versão, também inclui a capacidade de usar expressões do Arcade para calcular velocidade, aceleração e distância nas trilhas usando as seguintes ferramentas: Reconstruct Tracks, Calculate Field, e Detect Incidents. Além disso, a ferramenta Join Features agora suporta a capacidade de manter todos os recursos de destino. Veja na documentação What’s new in GeoAnalytics Server.

⁃ No GeoEvent Server, agora você pode aproveitar o as melhorias para trabalhar com eventos e serviços complexos, melhorias de qualidade para designer de serviço e interfaces GeoEvent Sampler, e melhorias de resiliência de serviço do ArcGIS GeoEvent Gateway. Veja na documentação What’s new in GeoEvent Server.

⁃ Com o Notebook Server, você notará uma experiência nova e aprimorada dos ArcGIS Notebooks para criar novos blocos de notas, visualizar os seus e aqueles que foram compartilhados com você, gerenciar os blocos de notas e acessar exemplos de notebooks da Esri. Notebooks snapshots também estão disponíveis, o que permite aos autores de Notebooks do ArcGIS preservar até cinco snapshots completos de um notebook. Veja na documentação What’s new in Notebook Server.

⁃ Novidades no Image Server incluem dois novos parâmetros que auxiliam no gerenciamento de dados de imagens: Permitir Cópia e Permitir Análise. A Análise Raster inclui atualizações para uma série de ferramentas existentes, bem como novas ferramentas, como Distance Allocation, Distance Accumulation, Optimal Region Connections e muito mais. Veja na documentação What’s new in Image Server.

Agora que você já conferiu alguns dos principais recursos e capacidades nesta versão do ArcGIS Enterprise 10.9, clique na imagem abaixo e assista a DEMONSTRAÇÃO COMPLETA , além de mais novidades!

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