O Universo GIS é fascinante e nos possibilita a representação do mundo real para o meio digital, com o uso do ArcGIS. Conseguimos criar ou modificar dados existente e inseri-los em nosso contexto Geográfico.

Para trabalhar com dados geográficos um conceito muito importante que precisamos entender são os Sistemas de Coordenadas Geográficas. Com o conceito bem definido conseguimos definir a Projeção correta para os nossos dados, garantindo a localização correta e evitando os deslocamentos entre as camadas.

Em algumas situações, ao inserir os dados nos deparamos com a mensagem de Sistema de Coordenada desconhecido em outros casos diferentes projeções podem causar deslocamentos entre as camadas.

Para que isso seja evitado e possamos manter a integridade de nossos dados o vídeo a seguir demonstra como utilizar a ferramenta “Definir Projeção” e ajustar nossos dados no Sistema de Coordenadas definido para o projeto.

Agora que nossos dados estão corretamente projetados podemos atribuir valores a eles. A tabela de atributos é a função que permite essa atribuição de valores às nossas feições de pontos, polígonos e linha.

O vídeo a seguir demonstra algumas configurações na tabela de atributos de nossas camadas e a criação de um domínio que possibilita a personalização das respostas dos campos através de uma lista suspensa com as opções criadas.

Podemos criar recursos para atualizar nosso projeto. Vamos utilizar as ferramentas de criação para construir novos polígonos para nossa camada de loteamento. A ferramenta “Ajustar” é muito útil, pois conseguimos detectar os vértices facilitando assim a conexão entre os polígonos.

Vamos definir um modelo de feição e personalizá-lo como template, função que otimiza nossas ações para criações que se repetem.

No vídeo abaixo demonstramos como usar as ferramentas de criação:

Nosso projeto pode ter alterações com o tempo por isso é muito importante fazer as modificações necessárias para mantê-lo sempre atualizado.

Com as ferramentas de edição 2D podemos fazer ajuste em nossos pontos e polígonos, alterar a geometria da feição ou atualizar a localização de um ponto.

O vídeo abaixo demonstra algumas possibilidades para as edições de linhas e polígonos usando as ferramentas Remodelar, Continuar Feição, recortar e Juntar.

Rótulos são texto descritivos que simbolizam nossas feições. A configuração de rotulo é uma maneira fácil e rápida de personalizar nosso mapa.

O vídeo a seguir demonstramos como fazer a personalização de um rótulo através de elementos da sua tabela de atributos. Veja:

As regras de topologia definem os relacionamentos entre as camadas podendo assim preservar a integridade dos dados e identificar possíveis erros.

No vídeo a seguir configuramos 3 regras de topologia para nosso projeto:

No ArcGIS Pro conseguimos trabalhar simultaneamente com dados 2D e 3D. Até o momento trabalhamos com nossos dados planos em 2D, podemos transformar esses dados para uma representação tridimensional com a criação de cenas.

Extrusão é esticar verticalmente nossas feições 2D e criar um objeto 3D em uma cena. Podemos fazer a extrusão de polígonos criando uma forma tridimensional tendo como base sua altura.

No vídeo abaixo demonstramos como fazer essa extrusão e obter uma visualização 3D e facilitar assim nossa tomada de decisão.

Agora que você aprendeu a editar e criar dados no ArcGIS Pro poderá aplicar esses conceitos em seus projetos.

O ArcGIS Pro é o presente e futuro do GIS desktop da Esri. Com uma interface moderna e intuitiva com uma infinidade de recursos disponíveis e um universo de possibilidades em suas mãos.

Você também pode gostar:

Automatização de processos: Model Builder, Python, ArcGIS Pro e ArcGIS Online

ArcGIS como solução para a organização da BDIT

ArcGIS Field Maps: coleta de dados offline e uso de imagens Sentinel-2

Planejamento urbano com qualidade para os municípios paranaenses

ArcGIS Pro 2.6: conheça a atualização


Você gostou desse artigo?

O Portal GEO está sempre trabalhando para trazer novidades, tendências e o que há de melhor em dicas do universo GIS. Clique abaixo e faça sua inscrição gratuita para receber com comodidade todos os nossos artigos, que tenho certeza, vão te apoiar em seu cotidiano profissional e pessoal, te deixando sempre bem informado: