Hoje, o portfólio de aplicações mobile da Esri é composto por uma série de aplicações que facilitam o trabalho de coleta, inspeção e validação de informações em campo. Aqui você vai conhecer o ArcGIS Field Maps.

A mobilidade para certas áreas de negócio é essencial para execução de sua atividade. Ter a informação atualizada em tempo real tem se tornado um dos grandes diferenciais destas equipes operacionais para que se possa coletar a visão real da dinâmica do trabalho diária.

Orquestrar as aplicações para que trabalhem de forma integrada, torna o fluxo de trabalho de campo mais fluído e melhora o monitoramento das atividades executadas praticamente em tempo real. Isto permite que empresas em diversos níveis aproveitem as ferramentas da plataforma ArcGIS utilizando todos os recursos de uma solução SaaS (software as a service).

Fluxo de trabalho de campo otimizado

Este fluxo está estruturado em 7 pilares essenciais:

ArcGIS Field Apps, uma nova ferramenta para mobilidade - imagem 1

  1. Planejar
  2. Via escritório de engenharia ou projetos, sua equipe pode preparar e planejar as atividades que serão executadas em campo.

  3. Navegar
  4. Através das ferramentas de navegação, a equipe em campo pode localizar rapidamente os pontos de trabalho e navegar até estes locais.

  5. Entender
  6. Oferecer as equipes de campo mapas e recursos para que elas se localizem e entendam a estrutura do local ao qual estão atuando.

  7. Captura
  8. Coletar as informações de forma rápida em campo com qualidade e alto nível de detalhes (utilizando fotos, áudio e vídeos).

  9. Monitorar
  10. Através de painéis de monitoramento, as equipes gerenciais podem acompanhar o avanço das atividades executadas em tempo real.

  11. Rastrear
  12. Rastrear a equipe de campo dará maior qualidade sobre a dinâmica da equipe e pontos em que se pode melhorar a dinâmica do trabalho.

  13. Compartilhar
  14. Compartilhar o conteúdo produzido e coletado em campo permitindo a geração de novos dados e informações fornecendo a organização uma visão de seu negócio

Passando por todas as 7 etapas, as organizações acumulam vários ganhos em seus processos operacionais, sendo eles:

  • Adoção de um fluxo moderno, eliminando a utilização de papel ou sistemas lentos no cadastramento das informações.

  • Aprimorar a acurácia de dados coletados registrando a localização do evento em campo com a precisão de posicionamento coletado a partir do GPS do dispositivo utilizado ou de equipamentos mais precisos de posicionamento.

  • Economia no processo de coleta de dados, pois com uma equipe reduzida, você pode ampliar a produtividade e diminuir o tempo em que a informação estará disponível para os processos de negócio.

  • Ganhar uma visão melhor sobre a perspectiva do local onde a informação está sendo coletada, evitando perder informações com fluxos de coleta em papel. Não tem nada melhor para representar um local do que os recursos em áudio, vídeo ou fotos que garantem o registro no momento da coleta.

  • Você poderá ainda monitorar as atividades em tempo real em campo de forma visual através de painéis de indicadores.

ArcGIS Field Maps

O portfólio de aplicativos de campo possui agora uma nova ferramenta premium, o ArcGIS Field Maps, um aplicativo que combina em uma única aplicação as seguintes capacidades de uso:

  • Visualização de mapas simplificada.

  • Alta acurácia na coleta de dados e inspeção de campo.

  • Otimização do uso da bateria do dispositivo no processo de rastreamento da equipe em campo.

  • Planejamento de atividades e tarefas.

  • Navegação curva a curva.

Esta nova versão incluirá uma nova aplicação web, integrada ao ArcGIS, que pode ser utilizada para configurar e otimizar o trabalho de campo, permitindo a criação e associação de tarefas para sua equipe.

Estas atividades não são novas, trata-se da integração dos recursos citados anteriormente, antes dispersos em vários aplicativos e que agora estão integrados em um único lugar, buscando facilitar o uso.

Tendo todos os recursos centralizados e com maior facilidade de uso, o trabalho das forças de inspeção de campo focado no mapeamento poderá executar um fluxo completo de coleta em uma única aplicação.

Isso tudo só trará benefícios para todos os usuários e aumentará a produtividade das equipes. Esta nova versão da aplicação também traz ganhos de desempenho nos dispositivos móveis, pois foram implementados novos recursos para otimizar o uso de bateria e armazenamento.

ArcGIS Field Apps, uma nova ferramenta para mobilidade - imagem 2


Fique por dentro de todas as novidades do Portal GEO. Faça grátis sua inscrição!

Veja também:

ArcGIS 10.8: conheça mais ferramentas da Esri em um único vídeo!

5 etapas efetivas para governos enfrentarem o COVID-19

Importância da tecnologia de geoprocessamento no cenário da pandemia

ArcGIS na prática: tutoriais para aprender de verdade

As geotecnologias na Nova Gestão Pública


A liberação do ArcGIS Field Maps será realizada em 3 fases:

  1. Aplicação premium Esri para dispositivos móveis (setembro 2020)
  2. Aplicação focada no processo de organização do fluxo de trabalho, onde você poderá explorar seus mapas, coletar e criar dados, além de rastrear seus dispositivos e equipes em campo através de um único aplicativo. Todo processo de configuração será realizado via ArcGIS Online ou através de sua licença do ArcGIS Enterprise.

    Este fluxo de configuração dos mapas deve seguir as orientações:

    1. Habilitar a capacidade de gerenciar o mapa de forma desconectada.

    2. Configurar as propriedades de cada camada do mapa de forma individual.

    3. Criar os formulários de coleta.

    4. Visualizar e compartilhar os mapas com os grupos que devem ter o acesso, antes de disponibilizá-los via app de mobilidade.

    ArcGIS Field Apps, uma nova ferramenta para mobilidade - imagem 3

  3. Gerenciamento de trabalho (em breve)
  4. Nesta fase, será incorporado a seu fluxo de trabalho a possibilidade de criação e disponibilização de listas de tarefas para sua equipe de campo, permitindo que a equipe crie atividades na etapa de planejamento ou durante a execução da atividade.

  5. Navegação curva a curva (em breve)
  6. Após incorporar e criar um fluxo dinâmico de tarefas em campo, agora sua equipe poderá realizar a navegação curva a curva de um local até a posição onde deverá executar sua atividade.

Esta é só uma visão inicial desta nova etapa que se inicia para as aplicações de campo que compõe a plataforma Esri.

Você já faz uso destas ferramentas? Está preparado para aprimorar sua força de trabalho em campo?

Então continue acompanhando o Portal GEO para ter mais conteúdos como esse para conhecer mais ferramentas e possibilidades de utilização.


Você gostou desse artigo?

O Portal GEO está sempre trabalhando para trazer novidades, tendências e o que há de melhor em dicas do universo GIS. Clique abaixo e faça sua inscrição gratuita para receber com comodidade todos os nossos artigos, que tenho certeza, vão te apoiar em seu cotidiano profissional e pessoal, te deixando sempre bem informado: