Em um movimento que atinge as administrações públicas em todo o mundo, no Brasil, as esferas de governo municipal, estadual e federal vêm experimentando mudanças de pensamento e conduta que refletem o que é conhecido como Nova Gestão Pública.

Influenciados por ideias que adotam resultados, foco no cidadão, transparência e melhor qualidade nos serviços públicos, as estruturas de governos no Brasil, apesar de ainda enfrentarem dificuldades no tema, estão desenvolvendo mecanismos de ruptura dos velhos paradigmas que dominavam a cultura da administração pública no Brasil e que resultou no desenvolvimento de uma máquina pública inchada, pesada e com uma forte de característica de não estar em sinergia com o cidadão, seu único cliente.

O efeito do surgimento de uma Nova Gestão Pública

O surgimento da Nova Gestão Pública na administração pública brasileira significa um processo de modificação de suas bases e princípios, e propõe valores que passam por um alto nível de transparência, melhores gastos e investimentos realizados com o dinheiro público e pela ampliação dos serviços públicos com qualidade e de forma igualitária entre os cidadãos.

Dentro do contexto voltado à esta mudança de comportamento que preza pela garantia de serviços de qualidade, competência e transparência, União, Estados e municípios vêm dedicando esforços e investimentos para realizarem suas funções através de metas claras, avaliação de resultados, além de ferramentas e mecanismos que garantam que a administração pública não fique somente restrita à prestação de serviços escassos ou pontuais.

Nesse sentido, a busca por tecnologias e métodos modernos para obter qualidade total na execução de suas atividades vem sendo praticada pelas administrações públicas brasileiras.

Os investimentos em iniciativas tecnológicas voltadas às temáticas de “governos inteligentes” e “governos modernos” se caracterizam, hoje, pelo principal modo como os governos desenvolvem os princípios defendidos pela Nova Gestão Pública.

Dentre essas iniciativas, destaco a importância do reconhecimento da geoinformação na administração pública no Brasil. Hoje, muitos setores públicos e governos desenvolvem projetos e movimentam suas equipes para que organizem e trabalhem suas informações em mapas, beneficiando-se do poder das análises através da geografia.

A constatação do diferencial proporcionado pela geotecnologia como ferramenta de apoio às ações e responsabilidades diárias de governos passa pelo uso desta tecnologia em diversos momentos, como:

  • Elaboração do cadastro de informações geográficas;

  • Análises geográficas para elaboração de projetos;

  • Levantamento de informações em campo (fiscalizações e vistorias);

  • Mapeamentos de infraestrutura;

  • Avaliação da prestação de serviços públicos;

  • Compartilhamento de informações e engajamento;

  • Acompanhamento dos resultados desejados e evolução da melhoria na prestação de serviços públicos.

O grande benefício proporcionado pela geotecnologia é o poder de análise de qualquer ação ou serviço realizado dentro de um espaço conhecido, proporcionando ao poder público ferramentas que garantam análises sobre a destinação justa e igualitária dos serviços e de viabilidade e demanda na implantação de projetos.

Quando a administração pública soma à sua rotina o uso de geotecnologia, esta passa a ser reconhecida então, como uma ferramenta que vai de encontro à Nova Gestão Pública, uma vez que assegura a “eficiência”, um dos mais modernos princípios que está sendo atrelado à função administrativa pública, e o acompanhamento e avaliações que garantam resultados positivos e satisfatórios para o serviço público, no atendimento das necessidades da comunidade.


Fique por dentro de todas as novidades do Portal GEO. Faça grátis sua inscrição!

Veja também:

ArcGIS na Saúde Pública: veja especialistas falando de usos eficazes do ArcGIS durante a pandemia.

5 etapas efetivas para governos enfrentarem o COVID-19

Importância da tecnologia de geoprocessamento no cenário da pandemia

Iniciando o uso de SIG em Prefeituras


Você gostou desse artigo?

O Portal GEO está sempre trabalhando para trazer novidades, tendências e o que há de melhor em dicas do universo GIS. Clique abaixo e faça sua inscrição gratuita para receber com comodidade todos os nossos artigos, que tenho certeza, vão te apoiar em seu cotidiano profissional e pessoal, te deixando sempre bem informado: