*Dica do Editor: Clique aqui e acesse GRATUITAMENTE a apresentação da Taesa sobre: “Ferramentas GIS na Gestão de Faixas de Servidão das Linhas de Transmissão”!

*Dica do leitor: A dica de hoje é para que você clique aqui e assista as DEMONSTRAÇÕES do ArcGIS Online: Map Viewer e ArcGIS Field Maps.

O ArcGIS Online permite que você entenda o mundo ao seu redor usando mapas interativos para conectar pessoas, locais e dados.

Ele pode ser usado como uma solução completa baseada em nuvem ou para estender e complementar os recursos do ArcGIS Pro e ArcGIS Enterprise.

Somos mais de 10 milhões de usuários em todo o mundo!

Uma nova versão do ArcGIS Online já está disponível!

Os novos recursos incluem a melhoria na colaboração entre organizações, e o novo Map Viewer e o ArcGIS Dashboards em disponibilidade geral.

Outros destaques são as possibilidades de realizar agendamentos no ArcGIS Notebooks, customizar temas de cores para a página inicial de sua organização, além de melhorias nos aplicativos configuráveis e construtores de Apps, e entre outras!

Veja à seguir as novidades com mais detalhes.

Melhorias na colaboração entre organizações

As organizações do ArcGIS Online podem agora colaborar mais facilmente com outras organizações estabelecendo uma colaboração em parceria. Uma colaboração em parceria estabelece confiança entre duas ou mais organizações para compartilhar, contribuir e atualizar o conteúdo com segurança usando grupos. Os benefícios incluem:

  • Gerenciamento de grupo: As organizações podem identificar pessoas chave em sua organização – coordenadores de colaboração – para facilitar as colaborações em parceria e adicionar diretamente membros de sua organização ao grupo sem um convite;

  • Edição colaborativa de itens: Os membros de diferentes organizações podem construir mapas ou apps de forma colaborativa por meio de um grupo de atualização compartilhada;

  • Compartilhamento de conteúdo: A inserção de conteúdo em um grupo agora pode ficar limitada aos proprietários e gerentes de grupos nas diferentes organizações que podem garantir que o conteúdo correto seja selecionado e compartilhado.

Os administradores padrão e aqueles com os privilégios corretos podem iniciar e gerenciar colaborações na guia Colaborações nas configurações da organização.

Novo Map Viewer

O novo Map Viewer, ou Visualizador de Mapas, acabou de sair da versão beta!

Organizações e membros individuais podem configurar o novo Map Viewer ou Map Viewer Clássico (anteriormente conhecido como Map Viewer) como o visualizador de mapa principal a ser usado ao trabalhar com mapas e camadas.

Ambos estarão disponíveis e alguns fluxos de trabalho (como análise) exigirão o Map Viewer Clássico. Tanto o Map Viewer quanto o Map Viewer Clássico podem ser abertos por meio do inicializador de aplicativos.

Os recursos em destaque do novo Map Viewer incluem:

  • Desenhar feições e colocar carimbos em qualquer lugar do mapa usando a nova ferramenta de Sketch;

  • Alternar entre camadas ao estilizar várias camadas e configurar pop-ups com uma interface melhorada;

  • Expandir seu mapa usando o modo de tela inteira;

  • Criar um aplicativo de seu mapa usando ArcGIS Instant Apps, ArcGIS Dashboards ou ArcGIS StoryMaps;

  • Adicionar gráficos nos seus Web Maps, para ajudar a descobrir padrões, tendências e relacionamentos em seus dados.

Novo ArcGIS Dashboards

O ArcGIS Dashboards permite que os usuários criem painéis que transmitam informações apresentando análises baseadas em localização, usando visualizações de dados intuitivas e interativas em uma única tela.

Os painéis são produtos de informação essenciais, como mapas e aplicativos, fornecendo um componente crítico para sua infraestrutura geoespacial.

O novo ArcGIS Dashboards construído no ArcGIS API for JavaScript 4.x saiu da versão beta e está disponível!

A versão anterior do ArcGIS Dashboards agora é chamada de ArcGIS Dashboards Classic. Alguns dos novos recursos em destaque são:

  • Criação de formatação avançada usando ArcGIS Arcade para criar expressões de dados em elementos de lista e indicadores;

  • Fontes de dados adicionais;

  • Exibição baseada em seleção para renderizar elementos do painel apenas quando uma seleção é realizada em outro lugar do painel;

  • Melhorias de desempenho à medida que os painéis são carregados e os mapas são desenhados.

ArcGIS Notebooks

O ArcGIS Notebooks fornece uma interface versátil com Jupyter Notebook para análise de dados geoespaciais. Com ele, você pode realizar análises, automatizar fluxos de trabalho e visualizar imediatamente os dados e resultados de análises em um contexto geográfico.

Agora você pode automatizar tarefas de rotina, executando processos grandes ou demorados fora do horário de trabalho.

É possível atualizar conjuntos de dados de maneira frequente com os recursos de agendamento do ArcGIS Notebooks dentro do ArcGIS Online em um horário definido ou de forma recorrente.

Você também poderá passar parâmetros para Notebooks dentro de uma agenda programada para considerar diferentes cenários analíticos ou para fins de segurança.

Personalizações na página inicial

As organizações agora podem personalizar as cores para aplicar ao conteúdo de sua página inicial. Escolha entre oito temas de cores selecionados ou crie um tema personalizado de acordo com as cores de sua organização. Para acessar essas configurações de cores, o administrador pode facilmente navegar até Organização > Configurações > Página Inicial e iniciar o editor:

Apps Configuráveis

Esta versão do ArcGIS Online inclui também melhorias para os modelos dos Apps Configuráveis:

  • O Imagery Viewer foi migrado para uma nova experiência de configuração. A configuração atualizada do aplicativo oferece novas funcionalidades, como Express Setup, atualizações instantâneas, a capacidade de pesquisar configurações, visualização de dispositivo móvel e Web Analytics;

  • A ferramenta Mais Próximo agora permite que você forneça filtros para restringir os resultados da pesquisa com base nos valores associados ao elemento;

  • O Portfólio (beta) é um novo App Instantâneo que mostra diferentes tipos de conteúdo do ArcGIS Online em um só lugar. Ele permite que você crie uma vitrine de conteúdo diferente, como uma curadoria de vários tipos de recursos, tudo em um único aplicativo;

  • A Galeria dos Apps Configuráveis tem uma nova categoria de Aplicativos Instantâneos para acesso rápido aos aplicativos que possuem a experiência de configuração mais recente com configuração expressa e configurações pesquisadas com mais frequência.

Construtores de Apps: ArcGIS Experience Builder

Use o ArcGIS Experience Builder para transformar seus dados em aplicativos da web atraentes sem escrever uma única linha de código. Crie experiências adaptáveis a dispositivos móveis, baseadas ou não em mapa, para o seu público.

Com esta atualização do ArcGIS Online, o ArcGIS Experience Builder apresenta quatro novos widgets: Gerenciamento de Versão da Ramificação, Gráfico, Consulta e Conversão de Coordenadas. Confira um resumo sobre cada um deles:

  • Widget Consulta: Permite a você recuperar informações de uma fonte de dados executando uma consulta de filtro espacial ou de atributo;

  • Widget Gráfico: Visualiza atributos quantitativos de uma camada operacional para revelar potenciais padrões ou tendências;

  • Widget Conversão de Coordenadas: Permite converter coordenadas entre sistemas de coordenadas usando vários formatos de notação;

  • Widget Gerenciamento de Versão da Ramificação: Permite a você gerenciar versões em serviços da feição de camadas de feição da web que funcionam com conjuntos de dados versionados de ramificação.

Construtores de Apps: ArcGIS Web AppBuilder

O ArcGIS Web AppBuilder oferece uma maneira de criar facilmente aplicativos da web que rodam em qualquer dispositivo, usando uma galeria de widgets prontos para uso. Você pode personalizar a aparência de seus aplicativos com temas configuráveis e pode hospedar seus aplicativos online ou em seu próprio servidor.

Vários aprimoramentos foram adicionados ao ArcGIS Web AppBuilder:

  • A Pesquisa de Distrito tem a opção de personalizar a mensagem que aparece quando nenhum resultado é encontrado;

  • Resumo de Info inclui agora a opção de classificar registros no nível do recurso e do grupo;

  • O Consciência da Situação tem uma opção para mostrar os valores numéricos de cada camada com ou sem formatação;

  • Camadas editáveis adicionadas ao aplicativo usando o widget Adicionar Dados agora podem ser editadas usando o widget Editor Inteligente;

  • Ao definir uma Ação de Atributo de Coordenadas para coletar informações de localização nos atributos de um elemento, agora você pode determinar as coordenadas com base na localização do usuário que está editando o elemento selecionando a opção Meu Local.

Você gostou das novidades do ArcGIS Online?

Não para por aí, tem muito mais te esperando.

Clique abaixo e veja a DEMONSTRAÇÃO de todas as NOVAS FUNCIONALIDADES!

Você também pode gostar:

ArcGIS 2021: veja as novidades do maior lançamento da Esri no Brasil

Criando Locators com ArcPy

Utilizando expressões no Dashboard for ArcGIS

Criação e edição de dados com ArcGIS Pro


Você gostou desse artigo?

O Portal GEO está sempre trabalhando para trazer novidades, tendências e o que há de melhor em dicas do universo GIS. Clique abaixo e faça sua inscrição gratuita para receber com comodidade todos os nossos artigos, que tenho certeza, vão te apoiar em seu cotidiano profissional e pessoal, te deixando sempre bem informado: