O ArcGIS Pro 2.6 já está disponível com mais de 150 melhorias e ideias novas dos nossos usuários.

Os novos recursos desta versão permitem aos usuários ir muito além do que já conhecem. Você pode trabalhar com os dados 3D e 4D de uma maneira totalmente nova.

Você pode finalizar o design de seus projetos no Adobe Illustrator com um novo tipo de exportação para atender aos padrões cartográficos mais recentes.

O ArcGIS Pro 2.6 continua sua missão de oferecer ferramentas, processos de trabalho e recursos solicitados pela comunidade e otimizados para o profissional moderno de GIS.

Confira aqui algumas das novidades que você encontra no ArcGIS Pro 2.6:

Camadas Voxel

As camadas Voxel são um novo tipo de camada que cria visualizações volumétricas 3D a partir de dados netCDF.

Você pode utilizá-las para entender dados complexos e multidimensionais, como dados atmosféricos, dados oceânicos e modelos de geologia subterrânea.

Camadas Voxel

Trace de redes (rastreamento)

Agora você pode gerenciar, analisar e trabalhar com modelos de conectividade simples, como ferrovias ou hidrovias no ArcGIS Pro usando a nova funcionalidade de trace de rede.

O trace de rede utiliza um conjunto de linhas conectadas, de nós ou ambos, junto com os atributos da rede para modelar o fluxo de recursos através da mesma.

O trace de rede pode ser gerado usando classes de feições existentes ou por meio da migração direta de uma rede geométrica.

Trace de redes (rastreamento)

Análise de aptidão interativa

Identifique os melhores locais ou áreas de preservação usando o novo Modelador de Aptidão (Suitability Modeler), que está disponível com uma licença da extensão Spatial Analyst.

Este ambiente dinâmico e exploratório de painéis, gráficos e mapas interativos permite que você crie modelos de aptidão refinados.

Os modelos de aptidão podem determinar a melhor localização para construir um shopping center, um conjunto habitacional ou uma parada de ônibus.

Análise de aptidão interativa

Camadas gráficas do ArcGIS Pro 2.6

Agora você pode adicionar camadas gráficas nos mapas (e layouts de mapas) para expandir a flexibilidade e usabilidade dos mapas.

As camadas gráficas são compostas de elementos gráficos, como pontos, linhas, texto e imagens.

Você pode criar manualmente elementos gráficos, modificar elementos gráficos existentes ou converter rótulos de feições em uma camada gráfica para ajustar o posicionamento do texto.

Camadas gráficas do ArcGIS Pro 2.6

Ajuste de parcelas

O Parcel Fabric agora suporta ajustes de mínimos quadrados dos dados das parcelas. Execute um ajuste de mínimos quadrados em suas parcelas quando quiser:

  • Verificar se existem erros nas dimensões ao inserir parcelas a partir de novos registros.

  • Avaliar como a adição de novas parcelas afeta a precisão espacial.

  • Atualizar as coordenadas dos pontos para aumentar sua precisão.

Ajuste de parcelas

GeoAnalytics Desktop

As conexões de big data agora estão disponíveis no GeoAnalytics Desktop Tools e no ArcGIS Pro.

O suporte para conexões de big data nas ferramentas do GeoAnalytics Desktop permite agregar e analisar conjuntos de arquivos como um único conjunto de dados, economizando um tempo significativo na preparação e análise de dados.

Além disso, você pode definir formatos de tempo e geometria com flexibilidade em vários campos e formatos.

Isso é especialmente útil para dados observacionais que são coletados por um longo tempo.

Os exemplos incluem dados de envio mensais coletados em CSVs ou dados de medição coletados em vários shapefiles.


Fique por dentro de todas as novidades do Portal GEO. Faça grátis sua inscrição!

Você também pode gostar:

ArcGIS Workforce apresenta suas novidades

Faça um mapa pedológico usando o ArcGIS Pro pela 1ª vez

Roteirização precisa e segura nas operações agrícolas

EU Esri 2020: replay disponível


Você gostou desse artigo?

O Portal GEO está sempre trabalhando para trazer novidades, tendências e o que há de melhor em dicas do universo GIS. Clique abaixo e faça sua inscrição gratuita para receber com comodidade todos os nossos artigos, que tenho certeza, vão te apoiar em seu cotidiano profissional e pessoal, te deixando sempre bem informado: