O ArcGIS Workforce é um app para dispositivos móveis que melhora o planejamento e a coordenação das equipes de trabalho de campo.

O app utiliza uma abordagem baseada na localização para planejar e coordenar as atividades de trabalho de campo. O ArcGIS Workforce oferece a informação da localização de quem trabalha externamente e das atividades que eles precisam executar nos mapas de campo.

Neste último lançamento você vai notar uma grande evolução. Impulsionado pela necessidade de oferecer suporte ao uso offline, o ArcGIS Workforce tem muitos novos recursos interessantes. Vamos dar uma breve olhada nas novidades deste lançamento.

Novidades do ArcGIS Workforce

Download de mapas

Os projetos que você cria com o aplicativo web funcionam online e offline, mas você precisará baixar o mapa do projeto para o seu dispositivo antes de usá-lo.

Download de mapas

Painel de sincronização

Agora que os projetos estão offline, você pode decidir revisar seu trabalho e sincronizar manualmente as alterações ou pode fazer com que o Workforce sincronize automaticamente as alterações para você.

Painel de sincronização

Nova experiência do usuário

Inspirado por um design comum compartilhado com o Collector, o Explorer e o novo aplicativo Field Maps, o Workforce tem uma aparência consistente com esses aplicativos.

Isso significa que ao navegar entre esses aplicativos, a experiência é parecida. Conceitos como: lista de mapas, menu flutuante para acessar ferramentas e painel deslizante para mostrar/ocultar mapas, agora são comuns em todos os aplicativos.

Veja abaixo outros recursos dessa nova experiência:

  • Tarefas comuns, como alterar o status de uma atribuição de trabalho, tirar uma foto ou abrir outros anexos de mídia, podem ser acessadas mais facilmente.

  • As integrações com aplicativos como Navigator e Collector sempre estão acessíveis em uma barra de ferramentas na parte inferior da tela ou nos recursos na parte inferior do formulário.

  • Existem novas ferramentas no menu flutuante, como a ferramenta Bússola, legenda e camadas.

  • Com o painel deslizante, o mapa e a lista de atribuições ficam visíveis ao mesmo tempo. Deslizando o painel para cima, o foco concentra-se na lista de tarefas e deslizando-o para baixo concentra-se no mapa.

painel deslizante

Modo escuro

O Workforce oferece suporte ao modo escuro no iOS e Android, proporcionando grande contraste ao concluir os trabalhos designados.

Modo escuro

Evolução dos projetos Workforce

O projeto foi atualizado para oferecer suporte a novos recursos habilitados para trabalhar de forma desconectada.

Simplificaram a organização do conteúdo dentro dos projetos para ter uma única camada de feições hospedadas que contém 2 camadas e 3 tabelas, um mapa de trabalho e um mapa de despacho.

Se você usa o Workforce hoje, já pode migrar seus “projetos clássicos” para o novo formato de projeto. Você pode continuar usando o aplicativo web do Workforce para criar e atribuir os trabalhos e para configurar projetos existentes.

Os “projetos clássicos” continuarão trabalhando com o aplicativo Workforce for ArcGIS (nenhuma atualização necessária) e os novos projetos que você criar só podem ser abertos usando o novo aplicativo ArcGIS Workforce agora disponível na Apple App Store e no Google Play.

Você descobrirá que a nova lista do ArcGIS Workforce tem um ícone branco no dispositivo onde o Workforce for ArcGIS tem um ícone vermelho. Durante o período de transição do antigo para o novo, se você precisar implantar os dois aplicativos nos dispositivos, usando a cor para diferenciá-los.

Evolução dos Projetos Workforce

Migrar projetos clássicos

Quando estiver pronto para migrar um projeto clássico, clique no botão “Migrar Projeto” que aparece nos cartões de projetos clássicos.

Essa ação cria um novo projeto que traz todos os usuários, tipos de atribuição e integrações.

Os scripts Python estão disponíveis para mover conteúdo e, se você precisar criar um projeto clássico, pode usar o Python para fazer isso também.


Fique por dentro de todas as novidades do Portal GEO. Faça grátis sua inscrição!

Você também pode gostar:

Faça um mapa pedológico usando o ArcGIS Pro pela 1ª vez

EU Esri 2020: replay disponível

6 motivos para usar ArcGIS Notebooks no ArcGIS Pro

Novidades do ArcGIS Insights


Você gostou desse artigo?

O Portal GEO está sempre trabalhando para trazer novidades, tendências e o que há de melhor em dicas do universo GIS. Clique abaixo e faça sua inscrição gratuita para receber com comodidade todos os nossos artigos, que tenho certeza, vão te apoiar em seu cotidiano profissional e pessoal, te deixando sempre bem informado: