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O ArcGIS Enterprise amplia as fronteiras dos Web GIS nas organizações e esta versão oferece recursos novos para publicação de dados em lote, funções administrativas customizadas, novos gatilhos para webhooks e muitas melhorias em todo o software.

Este lançamento foi desenvolvido a partir da versão 10.7 do início deste ano, que também oferece um amplo conjunto de novidades para os processos de gerenciamento, mapeamento e análise de dados. A versão 10.7.1 é um lançamento com suporte de longo prazo e receberá um total de 6 anos de suporte (a versão 10.7 foi um lançamento com suporte de curto prazo – 3 anos).

Vamos à lista com as novidades mais importantes que a Esri traz neste lançamento.

Novas opções para publicar dados em lote

Todos sabemos que os dados são essenciais no GIS, e, portanto, sempre devemos pensar como faremos para deixá-los disponíveis para uso por outras pessoas. No ArcGIS, existem muitas opções e abordagens para fazer isso, e a versão 10.7.1 oferece um novo modelo para os processos de publicação de conteúdo.

Considere um cenário em que os dados residem em um geodatabase corporativo. Você deseja que os usuários do Portal ArcGIS Enterprise possam pesquisar e descobrir todos esses dados e usá-los em mapas e aplicativos, mas sem acesso direto ao banco de dados.

Usando a nova funcionalidade do 10.7.1, agora você pode publicar seus dados em lote em apenas alguns cliques do mouse. Antes, para expor todos os dados do geodatabase como camadas e serviços, era necessário criá-los e publicá-los no Portal a partir do ArcGIS Pro ou do ArcMap.

Esse recurso vai além dos geodatabases corporativos. Você também pode publicar camadas de imagens a partir de dados que residem em pastas e repositórios na nuvem.

E como isso funciona?

Adicione itens no conteúdo do Portal - ArcGIS Enterprise 10.7.1

O primeiro passo a ser realizado é adicionar um item no conteúdo do Portal, da mesma forma que são adicionados um shapefile, CSV ou qualquer outro item. Finalizada essa etapa e avançando para as etapas seguintes, por meio de telas wizard (assistência), o item será registrado no Data Store (repositório hospedado do ArcGIS Server), e então, poderão ser publicados serviços utilizando esses dados.

Como assim adicionar um repositório de dados no meu Portal?

É isso mesmo.

A publicação das camadas em lote requer que primeiro registre o banco de dados através do Portal do ArcGIS Enterprise. Esta é uma nova opção, disponível a partir da versão 10.7.1. O item do banco de dados é tratado como qualquer outro item do Portal, e, portanto, pode ser compartilhado e atualizado.

Você ainda pode registrar os dados diretamente no ArcGIS Server Manager e isso ainda é necessário para alguns tipos de dados, como big data file shares usando o GeoAnalytics Server.

Depois de registrar os dados, as camadas em lote poderão ser publicadas. O proprietário do item de repositório de dados, é o único usuário com privilégio de publicação.

Ao publicar camadas em lote, todas as classes e tabelas de feições no geodatabase corporativo ao qual sua conexão de banco de dados teve acesso serão publicadas como camadas de imagens de mapas (serviços de mapas) e camadas de feições (serviços de feições) publicadas por referência. Essas camadas possuirão algumas configurações padrão:

  • As camadas não são editáveis por padrão, mas se necessário, poderá ativar a edição em qualquer uma delas, esta configuração poderá ser feita por meio do ArcGIS Server Manager.

  • As camadas publicadas em lote usam o conjunto de instâncias compartilhadas introduzido na versão 10.7 para facilitar o trabalho com muitas camadas. Se uma dessas camadas recebe um alto volume de tráfego, poderá ser alterado o serviço subjacente da camada e usar seu próprio pool de instâncias dedicado.

  • As camadas não são copiadas, elas referenciam os dados em seus repositórios.

Após a publicação em lote, as camadas somente poderão ser acessadas pelo proprietário, o qual poderá compartilhá-las em grupos de usuários para que outras possam acessá-las e explorá-las. Será possível desfazer alterações e sincronizar atualizações realizadas nas classes e tabelas de feições.

Esta novidade oferece novas possibilidades para o uso e compartilhamento de dados e é um dos principais recursos da versão 10.7.1.


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Privilégios administrativos refinados

A partir das necessidades de criação de privilégios administrativos customizados, apontadas pelos usuários do Portal ArcGIS Enterprise, a versão 10.7.1 contempla a funcionalidade de atribuição de privilégios administrativos a papéis administrativos customizados, sem a necessidade de conceder privilégio administrativo total. Por exemplo, um usuário poderá customizar a página inicial do Portal, entretanto, não poderá federar os servidores.

Agregação dinâmica

Atualmente, utiliza-se de um serviço de mapa com muitos pontos, tornando difícil a compreensão e a visualização de padrões dos dados? Uma novidade no ArcGIS Pro 2.4 e no ArcGIS Enterprise 10.7.1 é a capacidade de agregar dinamicamente seus dados em tempo real.

Esta funcionalidade, também chamada de categorização de feições ou feature binning, otimiza o desempenho do desenho e ajusta dinamicamente a agregação conforme o usuário interage com o mapa. É uma maneira eficiente de entender e interagir com um amplo conjunto de dados.

Agregação dinâmica - ArcGIS Enterprise 10.7.1

Rastreamento de logins de usuários usando webhooks

Os Webhooks foram introduzidos na versão 10.7 e nesta versão foi adicionada a capacidade de acionar um webhook sempre que os usuários fazem login e logout no Portal ArcGIS Enterprise.

Essa é uma automação útil para os administradores que desejam monitorar o tráfego no seu Portal e entender os padrões de adoção e de uso.

Upload de novos itens no conteúdo do Portal ArcGIS Enterprise

Diferentes tipos de itens podem ser carregados (upload) diretamente no portal do ArcGIS Enterprise. A partir da versão 10.7.1, foi ampliado o limite de tamanho de upload, de 1 GB para 200 GB.

Além disso, ao realizar upload dos itens, poderá acompanhar o progresso por meio de uma barra de status.

Upload de novos itens no conteúdo do Portal ArcGIS Enterprise 10.7.1

Filtrar itens compartilhados por meio de colaboração distribuída

Ao compartilhar dados por meio de colaboração distribuída (com outros ambientes do ArcGIS Enterprise ou do ArcGIS Online), o gerenciamento de conteúdo é essencial. A partir da versão 10.7.1, os administradores podem filtrar os itens por organização, o que auxilia a navegar pelo conteúdo compartilhado e a entender a organização de origem.

Pesquisa de conteúdo por localização

Os usuários agora podem pesquisar itens por extensão, isto é, a localização em seu Portal do Enterprise.

Tenha uma experiência de busca usando a localização. A figura abaixo apresenta um exemplo do painel de filtro, onde podem ser pesquisados todos os itens que foram definidos com a extensão de “San Francisco”:

Pesquisa de conteúdo por localização - ArcGIS Enterprise 10.7.1

Tempo de inatividade mais eficiente para servidores com ArcGIS Server instalado

Quando vários sites do ArcGIS Server estão em produção, ocasionalmente é necessário desativar uma máquina por um período. Durante esse tempo, as solicitações de serviços não são passadas para essa máquina.

No ArcGIS 10.7.1, uma nova propriedade do sistema no Diretório do Administrador do ArcGIS Server mantém seu site funcionando enquanto você trabalha em uma máquina.

A propriedade underMaintenance em Edit Machine Operation é definida como “false” por padrão. Quando é configurada para “true” e salva a alteração para qualquer servidor do site do ArcGIS Server, a máquina automaticamente falhará na sua verificação de integridade regular e as solicitações não serão enviadas. A máquina ainda receberá solicitações administrativas e de publicação, a menos que tenha atingido a machineSuspendThreshold para inatividade.

Quando terminar de executar a manutenção na máquina, basta definir a propriedade underMaintenance de volta para “false” e salvar a atualização. A máquina começará a trabalhar na verificação de funcionamento e o ArcGIS Web Adapter continuará o envio de solicitações de serviços para processamento na máquina.

Notas de licenciamento

Se você está realizando a atualização de 10.6.1 ou anterior para a versão 10.7.1, precisará realizar novamente o licenciamento do seu software gerando novos arquivos de licença no My Esri.

Se você está atualizando a partir da versão 10.7, será necessário apenas licenciar novamente o seu Portal ArcGIS Enterprise se desejar incluir o ArcGIS QuickCapture ou o ArcGIS Maps for Office 365 no arquivo de licença.

Na versão 10.7 foi introduzido um novo modelo de licenciamento para os usuários denominado User Types. Para saber mais sobre User Types, acesse este artigo sobre o tema.

Ciclo de vida de suporte ao produto

Recentemente, foi atualizada a política de ciclo de vida de suporte ao produto para o ArcGIS Enterprise.

A versão 10.7 foi o primeiro lançamento de suporte de curto prazo para o ArcGIS Enterprise, enquanto a versão 10.7.1 é um lançamento de suporte de longo prazo. Se a sua organização não for atualizar a versão por alguns anos, considere mudar para o 10.7.1 para obter um ciclo de vida de suporte mais longo.

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Demonstração do ArcGIS Enterprise 10.7.1 - Lançamento ArcGIS 10.7.1


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