Um dos maiores upgrades que surgiu da atualização de dezembro de 2018 é que a Esri transformou os níveis de usuários nomeados em novos tipos de usuários, que combinam as características dos usuários com recursos e aplicativos específicos do GIS.

O ArcGIS Online está sempre evoluindo para atender às necessidades dos usuários.

Com esses novos tipos de usuários (Creator, Viewer, Field Worker, Editor e GIS Professional), as empresas têm um controle mais detalhado sobre as ferramentas de GIS às quais seus funcionários têm acesso.

Os membros da equipe podem realizar seu trabalho com mais eficiência, enquanto as empresas e as organizações garantem uma produtividade econômica.

Os 5 novos tipos de usuários

Creator

novos tipos de usuários no arcgis online - creator

As pessoas que criam mapas e aplicativos, realizam análises espaciais e compartilham os resultados com colegas e clientes por meio de aplicativos prontos para uso podem receber um tipo de usuário Creator.

Os Creators podem utilizar os três seguintes pacotes de aplicativos:

  • O Essential Apps Bundle, composto pelos aplicativos Esri Story Maps, Web AppBuilder for ArcGIS, Operations Dashboard for ArcGIS, aplicativos configuráveis, Map Viewer e Scene Viewer.

  • O Field Apps Bundle, que consiste no Collector for ArcGIS, Survey123 for ArcGIS e Workforce for ArcGIS.

  • O Office Apps Bundle, que contém o ArcGIS Maps for Office e o ArcGIS Maps for SharePoint.

Para os usuários existentes, o tipo de usuário Creator é exatamente igual ao antigo usuário nomeado de nível 2.

Viewer

novos tipos de usuários no arcgis online - viewer

O tipo de usuário Viewer serve para colaboradores de uma empresa que precisam visualizar os mapas e os aplicativos criados por terceiros, mas que não precisam criá-los.

Os Viewers podem acessar as informações privadas de sua empresa para tomar decisões e monitorar o desempenho. Para os usuários existentes, o tipo de usuário Viewer é idêntico ao antigo usuário nomeado de nível 1.

Field Worker

novos tipos de usuários no arcgis online - field worker

As pessoas que trabalham com coleta de dados em tempo real, gerenciam atribuições em campo, inspecionam ativos e realizam pesquisas considerarão que o tipo de usuários Field Worker é a opção ideal para eles.

Se os colaboradores de uma empresa podem se beneficiar do uso do Collector, do Survey123 e do Workforce para fazer a coleta de dados, as tarefas e as operações em tempo real, ter acesso ao tipo de usuário Field Worker melhorará significativamente sua eficiência e produtividade.

Os cargos comuns das pessoas que podem usar o Field Worker são responsáveis pela manutenção, técnicos de campo e funções que exigem trabalho fora da empresa.


Fique por dentro de todas as novidades do Portal GEO. Faça grátis sua inscrição!

Veja também:

Usando o Wayback Imagery no ArcGIS Pro

VÍDEO OFICIAL DE LANÇAMENTO: ArcGIS 10.7 com todas as novidades, incluindo os novos usuários do ArcGIS Online!

Criando e Usando Camadas de Elevação no ArcGIS Online e ArcGIS Pro

ArcGIS Indoors: o poder do GIS em ambientes internos


Editor

novos tipos de usuários no arcgis online - editor

Os Editors podem modificar e adicionar dados espaciais ao ArcGIS Online para melhorar a precisão e manter as informações geoespaciais atualizadas.

Quem tiver esse tipo de usuário pode analisar e editar os dados recebidos para garantir que o sistema de registros de uma empresa contenha dados confiáveis.

Os Editors têm cargos como responsável pela entrada de dados, técnico de GIS ou engenheiro de qualidade dos dados.

GIS Professional

novos tipos de usuários no arcgis online - gis professional

O tipo de usuário GIS Professional é adequado aos “superusuários” que produzem mapas, visualizações e análises avançados.

São usuários que criam mapas e geram insights geoespaciais que capacitam as pessoas em suas organizações e em seus projetos específicos.

O tipo de usuário GIS Professional inclui o ArcGIS Pro (Basic, Standard ou Advanced) e os pacotes Essential Apps Bundle, Field Apps Bundle e Office Apps Bundle.

Os analistas do GIS, gerenciadores do GIS, geodesenvolvedores, cartógrafos e cargos semelhantes se beneficiariam mais do tipo de usuário GIS Professional.

Flexibilidade contínua

Embora os tipos de usuários definam os recursos e os aplicativos disponíveis a cada usuário do ArcGIS Online, os administradores ainda podem conceder acesso dos membros organizacionais a aplicativos complementares e refinar ainda mais as funções de usuários específicos.

Os aplicativos complementares permitem que as empresas personalizem os aplicativos de seus membros para corresponder às suas necessidades específicas.

Por exemplo, se um usuário precisar de um aplicativo compatível que não esteja incluído em um tipo de usuário, como o ArcGIS Business Analyst ou o Navigator for ArcGIS, um administrador poderá adicionar um desses aplicativos ou os dois ao usuário. Ou, se um Editor precisar usar o Collector, a empresa poderá adquirir o aplicativo e atribuí-lo ao usuário.

Os administradores também podem designar funções personalizadas a usuários ou grupos de usuários específicos refinando suas permissões.

Você pode conferir mais sobre os novos tipos de usuários e todas as novidades da última versão do ArcGIS no vídeo abaixo!

Lançamento ArcGIS 10.7


Você gostou desse artigo?

O Portal GEO está sempre trabalhando para trazer novidades, tendências e o que há de melhor em dicas do universo GIS. Clique abaixo e faça sua inscrição gratuita para receber com comodidade todos os nossos artigos, que tenho certeza, vão te apoiar em seu cotidiano profissional e pessoal, te deixando sempre bem informado: