10 Motivos para aderir a Tecnologia GIS no setor de Mineração

Daniel Henrique Cândido

Especialista em Recursos Naturais - Imagem/Esri

Entre os dias 12 e 15 de setembro de 2022 ocorrerá, em Belo Horizonte, a EXPOSIBRAM, um dos maiores eventos do setor de Mineração da América Latina.

A Imagem estará presente com um estande nesta feira, onde serão demonstradas as mais diversas formas em que a tecnologia GIS pode ser útil para a indústria de Mineração do Brasil.

Neste contexto, separamos uma lista com os 10 principais ganhos em se adotar a tecnologia GIS nas atividades rotineiras do setor mineral.

Vamos verificar de forma mais detalhadas quais são elas:

10 – Ferramentas de Análise Espacial

A adoção de procedimentos que possibilitem empreender análises acuradas e precisas do ponto de vista Geoespacial são elementos muito importes para o setor mineral.

Tarefas como a produção de mapas, interpolação de dados, desenvolvimento e modelos de blocos, cubagens tridimensionais, cálculos de áreas, delineação de drenagem são apenas algumas das inúmeras funcionalidades disponíveis na plataforma ArcGIS para lhe auxiliar nestas atividades.

Além de otimizar a obtenção de informações Geoespacializadas, o sistema ArcGIS possibilita a integração entre dados armazenados nos mais distintos sistemas de banco de dados, permitindo sua unificação sob uma mesma plataforma.

Isto facilitará enormemente o tratamento de suas informações, tornando factível a interpretação de qualquer fenômeno que ocorra em sua área de interesse.

09 – Coleta de Dados em Campo

Trabalhos de campo são essenciais para a Mineração, uma vez que permitem levantar dados quantitativos e qualitativos sobre geologia, geografia, topografia, meio ambiente, entre outras inúmeras temáticas.

Assim sendo, a plataforma ArcGIS disponibiliza diversas aplicações capazes de permitir que seus dados sejam coletados digitalmente.

Informações qualitativas e quantitativas podem se unir a fotografias, mapas e croquis para compor um imenso banco de dados geográfico.

Deste modo você poderá ter acesso a um acervo detalhado de todos os pontos visitados em campo.

08 – Drones e Imagens Orbitais

A evolução na tecnologia de coleta e tratamento de imagens obtidas por satélites representam um ganho para a indústria de mineração.

O sistema ArcGIS é capaz de trabalhar em conjunto com os mais complexos algoritmos de inteligência artificial para proceder detecções automáticas de eventuais alterações no uso e ocupação do território sob sua gestão.

Tais técnicas de detecção de mudanças permitem acompanhar com assertividade a existência de eventuais invasões de propriedade, presença de garimpos, crescimento ou supressão da vegetação, incêndios florestais, oscilações em níveis de reservatórios entre outros aspectos.

O recente avanço na tecnologia dos Drones também não é deixado de lado. A Esri disponibiliza aplicações especialmente criadas para tratar estas imagens, sendo possível utilizar a plataforma para a criação de mosaicos de imagens, além de gerar nuvens de pontos e modelos 3D da superfície.

Os produtos resultantes deste tratamento podem ser adotados como base para cálculos de volumes de pilhas de minérios, dimensionamento de cavas e ações de planejamento de lavra.

07 – Melhoria da capacidade gerencial

O agrupamento de informações em painéis e dashboards é um elemento essencial para a realização de uma boa gestão.

Os painéis digitais criados com o ArcGIS são capazes de melhorar significativamente a visibilidade dos gestores sobre as ações executadas sob sua responsabilidade.

Dashboards completas e interativas permitem a visualização de informações de forma simples e objetiva.

O viés geográfico incrementado pelo poder da tecnologia GIS permite ao gestor acompanhar a execução de atividades em tempo real, dando maior dinamismo a seu trabalho, otimizando o tempo e, invariavelmente, aumentando a produtividade.

06 – Gestão e Monitoramento de Barragens

Barragens são estruturas muito sensíveis, frequentemente presentes em áreas de mineração.

A plataforma ArcGIS apresenta a possibilidade de ser configurada de forma a permitir o monitoramento e gestão destes dispositivos.

Redes de instrumentos como piezômetros, inclinômetros, entre outros, podem ser integrados em um sistema que permita a visualização de informações em tempo real, emitindo alertas a partir do momento que os dados se encontrem fora do parâmetro pré-estabelecido.

O GIS também pode ser usado como base para a gestão de riscos relacionados à acidentes envolvendo barragens, armazenando dados relacionados à população que ocupa áreas possivelmente impactadas, localização de sirenes de emergência, dimensionamento das manchas de inundação e criação de rotas de fuga.

05 – Saúde e Segurança

A segurança dos trabalhadores é um ponto primordial nas atividades de qualquer companhia mineradora.

Neste aspecto, o sistema ArcGIS é um enorme aliado, permitindo monitorar trabalhadores e equipes em tempo real, buscando apoiá-los para a realização de uma operação mais segura.

O ArcGIS é capaz, por exemplo, de lidar com cercas virtuais, alertando qualquer pessoa que exceda os limites previamente estabelecidos.

Caso alguém ou algum veículo se aproxime de uma área de risco, este pode ser alertado ou um aviso pode ser gerado à um administrador das atividades.

Outro ponto fundamental é que o sistema pode apoiar equipes de atendimento, direcionando-as até uma eventual equipe ou trabalhador em situação de emergência, indicando a rota mais rápida e eficiente para se chegar até o local.

04 – Gestão Fundiária

A mineração lida com áreas de enormes dimensões. Muitas vezes, a área total dos territórios sob responsabilidade de uma companhia é até mesmo maior do que o tamanho alcançado por muitas cidades.

Desta forma, é necessário o uso de uma ferramenta poderosa que possibilite a gestão desta enorme porção territorial de forma a ter um banco de dados completo, que permita acesso a informações de forma rápida, com resultados exibidos de forma precisa do ponto de vista geoespacial.

Neste sentido, o ArcGIS pode lidar com dados complexos, envolvendo delimitação geográficas, fotos, atributos diversificados e documentos atrelados, os quais podem ser facilmente acessados mediante consultas em um mapa digital ou por meio de buscas diretas no banco de dados.

O GIS também é muito útil no monitoramento de ocorrências registradas nas localidades monitoradas, bem como no registro e acompanhamento de irregularidades, podendo orientar quais eventos devem ser atendidos prioritariamente.

03 – Compartilhamento de Dados

Além de otimizar a produção de dados geoespaciais, o sistema ArcGIS apresenta diversas funcionalidades que possibilitam o compartilhamento de dados em ambiente online ou utilizando a infraestrutura da própria empresa.

A plataforma oferece os melhores métodos de compartilhamento de informações. Com utilização do ArcGIS Online (AGOL), informações diversificadas podem ser armazenadas diretamente na nuvem da Esri, possibilitando acesso instantâneo à qualquer usuário interessado.

A Segurança da informação é uma preocupação primordial, de forma que sempre que desejado, somente usuários autorizados terão acesso aos dados.

02 – Relacionamento com a Sociedade

Este tópico está diretamente ligado ao anterior. Ao permitir compartilhamento de dados em diferentes níveis, as mineradoras podem selecionar informações não confidenciais tornando-as públicas. Isto permite que qualquer cidadão com acesso à internet possa visualizá-las, interpretá-las e recompartilhá-las.

Deste modo, sua empresa fica menos suscetível à atos de desinformação e eventuais disseminações das temidasFake News”.

Mapas interativos, apresentações gráficas e painéis de fácil interpretação podem ser divulgados por meio de websites e mídias sociais, com o objetivo de evidenciar as ações socioambientais empreendidas pela companhia, aumentando o nível de confiança no empreendimento e por conseguinte, seu valor de mercado.

01 – Busca por um mundo melhor

Para finalizar, temos o maior e mais importante ganho obtido por todos ao adotar uma ferramenta que agregue todas as melhorias relacionadas aos itens anteriormente comentados: a possibilidade de quebrar paradigmas, tornando possível proceder operações industriais de forma limpa, sustentável e com respeito à toda sociedade.

A temática ESG tem sido frequentemente citada como um dos mais importantes avanços do setor industrial.

E neste ponto, o ArcGIS é capaz de propiciar grandes avanços à sua empresa, uma vez que a plataforma tem o tratamento de dados ambientais como um de seus pilares.

A plataforma pode ser adotada como ferramenta principal na gestão de florestas, permitindo o acompanhamento de ações de conservação, catalogando fauna e flora em uma base digital facilmente acessível por todos os stakeholders.

A ambiciosa meta de obter um certificado de neutralização das emissões pode tornar-se mais factível com o apoio da plataforma ArcGIS , uma vez que dados ambientais podem ser coletados, tratados e visualizados instantaneamente para permitir a detecção de gaps que eventualmente dificultem o alcance das metas de emissões estabelecidas por sua companhia.

Continuamente em aprimoramento, a plataforma ArcGIS têm se mostrado o instrumental mais adequado para embasar ações ESG.

A plataforma auxilia empresas a alcançarem parâmetros cada vez mais exigentes em relação ao meio-ambiente e sustentabilidade, segurança nas operações, bem-estar dos colaboradores, gestão corporativa, entre outros.

Participe da EXPOSIBRAM2022 e visite
o Estande da Imagem clicando abaixo!

Você também pode gostar:

Modernização na Coleta de Dados em Campo e Automação na Exploração Mineral

Guerra da Ucrânia: impactos na indústria global de Mineração

Como a inteligência geográfica pode apoiar na Gestão de Barragens de Rejeito


Você gostou desse artigo?

O Portal GEO está sempre trabalhando para trazer novidades, tendências e o que há de melhor em dicas do universo GIS. Clique abaixo e faça sua inscrição gratuita para receber com comodidade todos os nossos artigos, que tenho certeza, vão te apoiar em seu cotidiano profissional e pessoal, te deixando sempre bem informado:

Leia neste artigo

Descubra o poder das soluções

Preencha o formulário para que um especialista Imagem possa encontrar a solução que você precisa.

5 2 votes
Avalie o Artigo
Acompanhe estes comentários
Me avise sobre

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Faça sua busca

Espere,

Separamos as Principais atualizações do ArcGIS para Você!