Melhorias nas ferramentas de edição interativa e de design

As ferramentas de edição interativa e design foram atualizadas nesta nova versão do CityEngine. Elas respondem com mais rapidez e agilidade de acordo com os melhoramentos de performance. Também foram aprimoradas as funcionalidades de criação de arcos e a experiência de usuário em geral ao criar polígonos no terreno. E de acordo com a demanda popular, existe agora a ferramenta de Subtração booleana para shapes 2D.

Novas operações CGA para design urbano

Nesta nova versão do CityEngine, foram adicionadas diversas novas operações na linguagem da modelagem processual CGA, que é usada na codificação de estilos arquitetônicos. Os destaques incluem a operação Recify que pode ser usada pra corrigir imprecisões nas construções, a operação setbackPerEdge, que permite o controle da distância de recuo individualmente em cada extremidade de um polígono, e a operação setbackArea que permite uma melhor codificação dos procedimentos de design urbano, como a otimização das capacidades de área.

Integração com ArcGIS Urban (beta)

Neste lançamento, foi anunciada a interação do CityEngine na troca de dados com o ArcGIS Urban beta. ArcGIS Urban é uma plataforma web da Esri para planejamento urbano para visualizar planos diretores, monitorar o desenvolvimento de projetos na cidade, gerenciar códigos de zoneamento e sobreposições e envolvimento com cidadãos.

Novo: glTF importar & exportar

glTF é um formato padrão aberto para modelos 3D desenvolvido pelo Khronos Group. O formato é altamente eficiente e tem sido adotado pelas indústrias GIS e 3D pelo mundo todo. Com o CityEngine 2019.0, é introduzida a funcionalidade de importar e exportar para glTF 2.0 que também suportam materiais com base física. Uma coleção dos modelos glTF 2.0 pode ser encontrada no Sketchfab.

Melhor exportação para Unreal Studio (beta)

O exportador do Unreal Engine (formato “Datasmith”) do CityEngine, agora suporta o Unreal Studio 4.22, a mais nova versão da aclamada ferramenta de renderização em tempo real para arquitetura e design.

O exportador foi melhorado para facilitar a transferência das várias ricas cenas do CityEngine dentro do Unreal Studio. Os destaques incluem o suporte às paisagens nativas Unreal de dados de elevação de terreno, materiais com base física Unreal e workflows que requerem metadados em malhas.

CityEngine VR Experience agora também para Oculus Rift

O CityEngine VR Experience é uma aplicação de realidade virtual para planejamento urbano.

Ela permite planejadores, designers, gestores públicos e cidadãos a imergirem numa cena do CityEngine e visualizar, discutir, ou modificar um possível desenvolvimento de cenário de formas que não eram possíveis nas telas regulares de computador ou com modelos físicos até agora. Além de muitas novas funcionalidades, melhorias na usabilidade, documentação nova e mais extensa, foi adicionado suporte aos Oculus Rift headsets.

Palladio, um plugin do CityEngine para Houdini

O Palladio iniciou como um projeto paralelo de um desenvolvedor do CityEngine que se juntou a um artista do CityEngine para construir um único plugin de modelagem processual para SideFX Houdini.

Utilizando o Palladio, designers de ambientes 3D não precisam abandonar o familiar conjunto de ferramentas para fazerem uso da modelagem do CityEngine. Com este lançamento, a instalação do Palladio ficou mais fácil, simples de usar, e mais estável para trabalhar. Você pode fazer o download Palladio aqui (disponível para Linux e Windows).

Você pode ver mais detalhes aqui. Se você quer atualizar para a versão do CityEngine 2019.0, visite o My Esri. Caso queira testar a nova versão, acesse a versão de teste gratuito.


Fique por dentro de todas as novidades do Portal GEO. Faça grátis sua inscrição!

Veja também:

5 mitos sobre Location Intelligence

Inteligência Artificial no Agronegócio: Predição e Regressão

Usando mapas 3D para otimizar o desenvolvimento urbano

Novidades do ArcGIS Pro 2.4: DEMONSTRAÇÃO EXCLUSIVA DE LANÇAMENTO, ASSISTA AGORA!

ArcGIS Online ATUALIZADO: VEJA A DEMONSTRAÇÃO!

ArcGIS Enterprise 10.7.1: ASSISTA AO VÍDEO DE DEMONSTRAÇÃO!

Apps de destaque do ArcGIS 10.7.1!


Você gostou desse artigo?

O Portal GEO está sempre trabalhando para trazer novidades, tendências e o que há de melhor em dicas do universo GIS. Clique abaixo e faça sua inscrição gratuita para receber com comodidade todos os nossos artigos, que tenho certeza, vão te apoiar em seu cotidiano profissional e pessoal, te deixando sempre bem informado: