O especialista em mapeamento da Esri, John Nelson, fez algumas descobertas interessantes sobre a utilização e comparação de imagens de satélite de anos diferentes com o Wayback Imagery no ArcGIS Pro.

Veja o relato da experiência dele com o Wayback Imagery:

“Recentemente eu quis georreferenciar a incrível imagem pintada a mão da paisagem do mural dee Walensee, Suíça, topografia por Eduard Imhof.

Este relato não é especificamente sobre este mapa surpreendente.

Descobri que o mapa base de imagem, que eu usaria como referência visual para minha imagem a ser georreferenciada, possuía algumas nuvens, junções de mosaico e algumas variações de contraste.

imagem 1 - imagery

Aqui está uma visualização mais de perto:

imagem 2 - imagery

Tudo isso era de se esperar, visto que geralmente o tipo de imageamento mais considerado nos satélites é o newness. Para esta tarefa, eu definitivamente não me importei sobre como a imagem estava, mas eu preferiria algo sem muitas nuvens e borrões.

Mas não nos preocupemos!

Eu recorri ao app World Imagery Wayback. O Wayback permite pesquisar todas as versões passadas das imagens de satélite de mapas base. Eles estão empilhados uns sobre os outros e você pode ter um preview de qualquer um deles em qualquer área geográfica de interesse.

imagem 3 - imagery

O gráfico de linha do tempo mostra quais imagens efetivamente se transformaram nesta geografia local. Eu filtrei por isto, e explorei as quatro versões de Walensee, na Suíça, ao longo do tempo. A imagem de 2014 tem a melhor combinação de consistência, contraste e em geral é a que tem menos nuvens.

imagem 4 - imagery

Em escalas menores a visualização é muito boa também.

imagem 5 - imagery

Então eu cliquei no botão pop-up “learn more about this release” para abrir esta página de detalhes. Copiei esta URL em uma aba da web.

imagem 6 - imagery

E então no ArcGIS Pro, eu adicionei isto na opção “Data from Path”.

imagem 7 - imagery

Pronto!

Muito melhor aos olhos para dar zoom e explorar enquanto realizamos a configuração dos controles de pixel.

imagem 8 - imagery

Comece a se aventurar no georreferenciamento!”

– John Nelson.


O que achou dessa dica?

Quer ver mais conteúdos assim? Deixe nos comentários e compartilhe nas redes sociais!

O Portal GEO está trabalhando para conhecer você cada vez mais e saber o que você mais procura. Assim, nossas publicações vão ir sempre de encontro ao seu interesse e te apoiar com ótimas dicas como essa!


Fique por dentro de todas as novidades do Portal GEO. Faça grátis sua inscrição!

Veja também:

ArcGIS QuickCapture: Conheça o novo aplicativo de campo da Esri

Criando e Usando Camadas de Elevação no ArcGIS Online e ArcGIS Pro

Saiba como utilizar aplicações de imagens do ArcGIS na agricultura


Você gostou desse artigo?

O Portal GEO está sempre trabalhando para trazer novidades, tendências e o que há de melhor em dicas do universo GIS. Clique abaixo e faça sua inscrição gratuita para receber com comodidade todos os nossos artigos, que tenho certeza, vão te apoiar em seu cotidiano profissional e pessoal, te deixando sempre bem informado: