Durante e depois da tragédia dos incêndios no Pantanal em 2020, quando as chamas consumiram 40% de toda a área do bioma em Mato Grosso, chamou a atenção a falta de informações sobre as ações das brigadas de combate aos incêndios florestais no estado.

A situação no estado é preocupante, dados do MapBiomas Fogo mostram que apesar de sua área representar pouco mais de 10% do território brasileiro, Mato Grosso concentrou mais de 22% das áreas queimadas no Brasil entre 2000 a 2019.

Nesses 20 anos, as áreas mais afetadas foram formações naturais não florestais, formações savânicas e áreas agropecuárias.

Tal situação, associada ao enfraquecimento de órgãos ambientais federais e condições climáticas cada ano mais críticas, apontam para um cenário alarmante para o próximo período de seca no estado.

Para promover informações-chave e apoiar tomadores de decisões nos momentos de emergência, o Instituto Centro de Vida (ICV) realizou o mapeamento das brigadas de prevenção e combate aos incêndios florestais no estado.

Com o objetivo de tornar as informações mais acessíveis, por uma visualização mais dinâmica foi elaborado uma plataforma pela ferramenta Story Maps do ArcGIS Online.

O levantamento foi realizado com o apoio e repasse de informações de diferentes instituições públicas e privadas e com participação da sociedade civil.

As informações sobre as brigadas ligadas às instituições públicas, como Ibama/Prevfogo, ICMBio, Funai, Corpo de Bombeiros, foram repassadas via solicitação de informação ao cidadão.

A plataforma permitiu centralizar as informações audiovisuais, textos, e permitiu a integração do mapeamento. Um exemplo disso é a existência de um painel que apresenta a localização, categorias e os biomas das brigadas no estado.

Esse painel foi construído através do ArcGIS Dashboards, ferramenta que proporciona uma experiência dinâmica na navegação e visualização dos dados pelos usuários.

Além do painel, é possível ainda navegar sobre uma apresentação de Mapas Online, contendo a localização e a descrição de atuação de cada brigada comtemplada no mapeamento.

Em busca de informações que levem a identificação e mapeamento de brigadas existentes que não tenham sido captadas pelo levantamento inicialmente realizado, elaboramos e disponibilizamos um formulário no Survey 123 para coleta dessas informações.

A plataforma está disponível publicamente em nosso site e vem desenvolvendo papel importante na divulgação de informações-chaves para os tomadores de decisão e sociedade em geral. Para a instituição, permitiu integrar esforços mútuos entre o programa de Transparência Ambiental e os núcleos de Inteligência Territorial e de Comunicação, proporcionando um melhor aproveitamento das ferramentas do ArcGIS on-line e otimizando a divulgação das informações.

Sobre o ICV

O Instituto Centro de Vida (ICV) é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), sem fins lucrativos e fundada no estado de Mato Grosso, com mais de 30 anos de história.

Atualmente, as ações do ICV atingem níveis internacionais, nacionais e estaduais nos temas da transparência, governança ambiental e formulação de políticas públicas, e o nível municipal por meio de experiências práticas em municípios principalmente da região amazônica do estado.

Clique abaixo e veja as novidades do Maior Lançamento da Esri no Brasil, o ArcGIS 2021!

Você também pode gostar:

Site Scan for ArcGIS: Tudo o que você precisa para mapear com drones em uma única aplicação

Criando Locators com ArcPy

Utilizando expressões no Dashboard for ArcGIS

Criação e edição de dados com ArcGIS Pro


Você gostou desse artigo?

O Portal GEO está sempre trabalhando para trazer novidades, tendências e o que há de melhor em dicas do universo GIS. Clique abaixo e faça sua inscrição gratuita para receber com comodidade todos os nossos artigos, que tenho certeza, vão te apoiar em seu cotidiano profissional e pessoal, te deixando sempre bem informado: