A aceleração no desencadear das mudanças climáticas ao longo das décadas mais recentes é consenso para a comunidade científica. Embora ainda não se possa quantificar, é notório que o clima e o meio ambiente está sendo alterado pelo homem.
O aumento das temperaturas é devido a uma mudança no equilíbrio de energia entre sistema e espaço e a quebra deste equilíbrio gera uma extensa amplitude de impactos, englobando desde ocorrências pontuais a desastres naturais significativos. Em última instância, tais alterações induzidas por atividades humanas são capazes de gerar grandes catástrofes globais.
Dentre os impactos mais perceptíveis relacionados às alterações do clima terrestre, é possível destacar:
- A mudança na distribuição temporal dificulta o planejamento de cultivos, afetando fortemente o setor agrícola.
- Alterações nas temperaturas, tanto de modo positivo bem como negativo, isso decorre do fato de que ondas de calor e extremos de frio podem ser induzidas pelo desequilíbrio no balanço energético.
- Maior incidência de tempestades e de eventos relacionados a elas, tais como vendavais, tornados, granizo e descargas elétricas atmosféricas. Dessa forma, os impactos dessas tempestades tem sido cada vez danosos, afetando os setores agrícolas, industriais e comerciais. As atividades cotidianas da população também são diretamente impactadas por estes eventos.
- Alterações no fluxo e direção predominante dos ventos podem afetar diretamente o clima de um local, os impactos de tais mudanças podem atingir operações que apresentem grande sensibilidade ao fluxo e direção do deslocamento do ar como, por exemplo, operações aeroportuárias.
- Mudanças na temperatura das águas oceânicas e na dinâmica das correntes marinhas, os oceanos consistem em ambientes muito sensíveis a mudanças. A vida marinha pode ser severamente afetada por pequenas alterações na temperatura das águas, tendo dificuldades de adaptação diante de mudanças muito abruptas.
Ferramenta ESRI para detecção de mudanças baseada em Imagens do satélite Landsat mostrando o recuo no nível do mar Morto no Oriente Médio. Em rosa está demarcada a diferença entre à área ocupada pelas águas em 1974 em relação às suas margens atuais.
Uma rápida comparação feita com a ferramenta Landsat Explorer permite perceber nítida redução na extensão da camada de gelo que recobre o topo do monte Kilimanjaro, na fronteira entre Tanzânia e Quênia.
Considerando a ampla gama de impactos vinculados às alterações no meio ambiente, inevitavelmente surgem questões a respeito de como seria possível minimizar e remediar os impactos desse fenômeno.
Fique por dentro de todas as novidades do Portal GEO. Faça grátis sua inscrição!
Veja também:
ArcGIS Enterprise no Microsoft Azure
ArcGIS Indoors: o poder do GIS em ambientes internos
Criando e Usando Camadas de Elevação no ArcGIS Online e ArcGIS Pro
Confira o que há de novo no ArcGIS Business Analyst Web App
Neste sentido, é essencial o desenvolvimento de metodologias para se lidar com tal situação.
Muitas vezes uma das formas encontradas é o engajamento de toda a comunidade por meio de ações propositivas que culminam em projetos voltados a diminuir eventuais danos decorrentes das atividades exercidas pela indústria.
Quando não é possível evitar os danos relacionados à atividade, são empreendidas ações de compensação ambiental. O objetivo primário de tais atividades é obter formas de se mitigar eventuais problemas ambientais, os quais poderiam ter seus impactos propagados em escala local, regional e até mesmo global.
Como o GIS pode ser útil diante dessa situação?
Lidar com os impactos das atividades antrópicas é desafiador. Há de se salientar que, se por um lado o meio ambiente deve ser preservado, na outra ponta temos o fato de que as atividades industriais são de suma importância para o desenvolvimento humano e para a manutenção da sociedade.
Desse modo é muito importante que se procure o ponto de equilíbrio entre desenvolvimento e proteção do meio ambiente, de forma que ambos coexistam harmonicamente. Neste aspecto, o apoio de instrumental tecnológico é essencial e as ferramentas GIS consistem em um excelente instrumento de apoio para possibilitar a conquista deste avanço.
A utilização de tecnologia GIS é capaz de melhorar a eficiência das operações de diversos setores industriais possibilitando a redução na emissão de poluentes.
Aplicar melhorias na definição de rotas de transporte, por exemplo, se traduz em redução na emissão de carbono na atmosfera e na economia de um significativo montante financeiro. O monitoramento de dutos é capaz de possibilitar resposta rápida diante de vazamentos, evitando a ocorrência de desastres ambientais.
Considerando o panorama de modificação no padrão das chuvas, certamente ocorrem alterações na estabilidade dos sistemas, deixando intervenções de grandes proporções como barragens, cavas, perfurações, taludes e aterros mais suscetíveis ao surgimento de movimentações de solo não previstas nos estudos iniciais.
A instalação de redes de monitoramento integrados via plataformas GIS permite a visualização dos seus dados de forma especializada, dando condições rápidas para ação diante de quaisquer alterações em seus parâmetros, auxiliando a se evitar perdas humanas diante dessa nova realidade.
A adoção de uma plataforma GIS bem estruturada certamente é capaz de gerar bons resultados, levando ao aumento dos níveis de proteção ambiental e melhoria da produtividade de inúmeros setores industriais. O acompanhamento de dados geoespacializados permite a realização de monitoramento aprofundado das atividades, auxiliando na identificação de eventuais passivos ambientais e apoiando na resolução dos problemas encontrados.
Por fim, vale destacar que a utilização de GIS serve como plano de fundo para o desenvolvimento de uma série de ações capazes de deixar evidente o nível de responsabilidade socioambiental de uma empresa. Destaca-se que atitudes como estas são capazes de proporcionar melhorias à imagem da companhia diante de agentes reguladores e sobretudo, perante à população.
Você gostou desse artigo?
O Portal GEO está sempre trabalhando para trazer novidades, tendências e o que há de melhor em dicas do universo GIS. Clique abaixo e faça sua inscrição gratuita para receber com comodidade todos os nossos artigos, que tenho certeza, vão te apoiar em seu cotidiano profissional e pessoal, te deixando sempre bem informado: