Desde o final de agosto deste ano, manchas de óleo estão sendo observadas ao longo da área costeira do Brasil, principalmente na região Nordeste do país.

Nos últimos dias, foram constatadas algumas manchas já na região Sudeste, e a fonte dessa substância oleada continua sendo desconhecida.

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), está atuando no monitoramento dessas manchas de óleo desde o início das constatações. Boletins informativos com os dados observados das localidades das manchas e da fauna costeira afetada estão sendo frequentemente emitidos e estão disponíveis no portal do Ibama.

Este monitoramento têm sido feito por agentes de campo do Ibama juntamente com a Marinha, a Polícia Federal (PF), a Agência Nacional do Petróleo e Biocombustíveis (ANP), a Petrobras, órgãos ambientais estaduais e municipais com o objetivo de determinar os procedimentos para mitigação dos danos, orientar as equipes em campo e a população, e auxiliar nas investigações quanto à origem do vazamento do petróleo.

ArcGIS auxiliando no monitoramento das manchas de óleo

Utilizando estes dados disponíveis nos boletins emitidos pelo Ibama, criamos este StoryMap com mapas e painéis interativos, que mostra como a Plataforma ArcGIS pode auxiliar na coleta rápida dessas informações de constatação de manchas de óleo nas praias e integrar todos os dados coletados para melhor interpretação e análises.

Acesse a página do StoryMap em tela inteira aqui ou interaja com ele abaixo:


Fique por dentro de todas as novidades do Portal GEO. Faça grátis sua inscrição!

Veja também:

Criança sem computador usa tablet de loja para fazer trabalho de geografia

GIS utilizando Big Data do comportamento de usuários nas redes sociais

Exagere nos seus mapas!

O surgimento de uma nuvem geoespacial


Você gostou desse artigo?

O Portal GEO está sempre trabalhando para trazer novidades, tendências e o que há de melhor em dicas do universo GIS. Clique abaixo e faça sua inscrição gratuita para receber com comodidade todos os nossos artigos, que tenho certeza, vão te apoiar em seu cotidiano profissional e pessoal, te deixando sempre bem informado: