Recentemente, viralizou um vídeo de um menino de apenas 10 anos de idade, que não possuía acesso a um computador conectado à internet, em uma loja de dispositivos móveis, realizando uma pesquisa para o seu trabalho de geografia.

Seu nome é Guilherme Santiago, e o vídeo foi filmado em um shopping de Recife.

Esta atitude emocionou milhares de pessoas na internet. A gravação mostra o menino Guilherme em pé, utilizando um tablet conectado à internet, que estava preso ao balcão, passando todas as informações pesquisadas para seu caderno.

Ações para o bem

A comoção e a emoção gerada pelo vídeo renderam uma ação de arrecadação de fundos, popular “vaquinha”, para apoiar a reforma da casa onde mora com a mãe, que trabalha como auxiliar de serviços gerais onde ele estuda.

A repercussão nas redes sociais se transformou na doação de dois tablets para este incansável menino que não desiste de buscar conhecimento, mesmo que para isso tenha que enfrentar algumas dificuldades.

A irmã de Guilherme, Aylla Martins, comentou o gosto dele por estudar e como ele já havia feito isso outras vezes. “Ele gosta de estudar, comentou que já foi umas duas ou três vezes ao shopping para fazer trabalhos”.

A disponibilidade da tecnologia e o incentivo a geografia

A tecnologia avança e arrasta a obrigação da nossa geração de acompanhar essa evolução, para termos conhecimento e capacidade de usar ciência, cultura, sustentabilidade e a sociedade em conjunto para trazer melhorias que escalam desde a nossa casa, rua, cidade até mudanças globais de respeito as diferenças e ações positivas para reaver os danos ao meio ambiente.

No meio disso tudo, nós do Portal GEO, colocamos a geografia como ciência fundamental para realizar projetos e ações, tanto em comunidade como em políticas públicas, que farão as mudanças que o nosso planeta clama.

Mas para isso, crianças como Guilherme, precisam ter acesso à internet, maior facilidade para aprender sobre tecnologia, ciência, cultura, igualdade, desenvolvimento sustentável e gestão para construir um futuro com maior esperança para as próximas gerações.

A esperança está em crianças como Guilherme

É especialmente emocionante para nós saber que o vídeo que viralizou foi justamente a vez em que ele estava realizando uma pesquisa para um trabalho de geografia.

Esse é o nosso universo, paixão e responsabilidade.

Estamos apenas no começo de nossa história no Portal GEO, quase chegando em nosso segundo aniversário, já sendo referência em conteúdos gratuitos de tecnologia com foco em Sistemas de Informação Geográfica e um episódio marcante como esse, ilustra a importância do nosso trabalho e empenho diário em chegar cada vez mais longe.

Sonhamos em alcançar a todos, desde as crianças que queiram fazer o seu trabalho escolar de geografia, tendo condições e acesso total aos mais diversos meios de pesquisa a pessoas que um dia foram uma dessas crianças e hoje tem toda a bagagem para fazer a diferença no mundo.

O futuro deste portal, desta ciência e das tecnologias com viés geográfico estão em boas mãos com a dedicação dessas crianças.

Um detalhe, não menos importante: Guilherme tirou nota 10 em seu trabalho de geografia.


Fique por dentro de todas as novidades do Portal GEO. Faça grátis sua inscrição!

Veja também:

GIS utilizando Big Data do comportamento de usuários nas redes sociais

ArcGIS Online: atualizações de outubro de 2019

Exagere nos seus mapas!

Descomplicando o GIS


Você gostou desse artigo?

O Portal GEO está sempre trabalhando para trazer novidades, tendências e o que há de melhor em dicas do universo GIS. Clique abaixo e faça sua inscrição gratuita para receber com comodidade todos os nossos artigos, que tenho certeza, vão te apoiar em seu cotidiano profissional e pessoal, te deixando sempre bem informado: