Tecnologia descomplicada para ajudar os caminhoneiros na crise do COVID-19

José Gleidson Dantas - Coordenador de Informações Territoriais do Complexo Portuário de Suape - Guest Post no Portal GEO

José Gleidson Dantas

Coordenador de Informações Territoriais - Porto de Suape

Neste artigo você vai ver como foi criado uma solução tecnológica simplificada para apoiar os caminhoneiros na crise do COVID-19.

Uma das categorias profissionais mais importantes no contexto da crise do COVID-19 é a dos caminhoneiros, que não podem parar e bravamente continuam trabalhando, inclusive para escoar as mercadorias que entram e saem pelos portos do país, a fim de evitar situações de desabastecimento.

Identificando os principais problemas para os caminhoneiros na crise do COVID-19

 

A necessidade de apoiar a categoria foi rapidamente percebida pelo Comitê Especial de Abastecimento, criado pelo Governo do Estado de Pernambuco, para garantir que nenhum produto ou serviço essencial falte aos pernambucanos.

O Complexo Industrial Portuário de Suape faz parte do comitê, que está sob comando da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, juntamente com as secretarias de Planejamento e Gestão, de Desenvolvimento Agrário, de Infraestrutura e Recursos Hídricos e de Trabalho, Emprego e Qualificação.

Entre os membros também estão a Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-PE), a Associação Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores (Aspa), a Associação Pernambucana de Supermercados (Apes) e a Câmara de Dirigentes Lojistas do Recife (CDL-Recife).

O presidente do Complexo de Suape, Leonardo Cerquinho, responsável pela coordenação logística do comitê, registrou:

“Temos acompanhado toda a cadeia de abastecimento e logo que identificamos as dificuldades de caminhoneiros em se alimentar e repor peças, em alguns estados do país, nós iniciamos um levantamento de pontos de atendimento em Pernambuco e entramos em contato, começando por Suape, por onde circulam cerca de 1,5 mil caminhões por dia. Sensibilizamos os proprietários sobre a importância de funcionamento, uma vez que é necessário dar suporte a uma categoria indispensável para transportar produtos e insumos a supermercados, hospitais, farmácias, postos de combustíveis e, assim, atender a toda a população”.

Mais de 350 estabelecimentos foram levantados por equipes de Suape, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos. São postos de combustível, pontos de alimentação, borracharias, oficinas e lojas de autopeças, cuja autorização para funcionamento está garantida por decretos estaduais.

3 serviços à disposição dos caminhoneiros na crise do COVID-19

 

Para que os caminhoneiros tivessem acesso às informações sobre esses estabelecimentos, foram criados três tipos de serviços.

  • Disque Caminhoneiro

 

Ligando para o telefone gratuito 0800.095.0448, a categoria pode consultar endereço, telefone e horário de funcionamento dos serviços disponíveis.

  • Site de mapas interativos

 

Aqui, o profissional da área pode consultar os pontos de apoio mapeados e em funcionamento, a qualquer hora e de qualquer lugar onde seja possível acesso à internet e que também serve de apoio à equipe da Central 0800.

O mapa interativo pode ser acessado clicando aqui.

  • Mapas offline

Para aqueles que não dispuserem de internet, mapas em PDF também foram disponibilizados para uso offline. É só clicar aqui.

Tecnologia descomplicada para ajudar os caminhoneiros na crise do COVID-19 - imagem 1

Aplicativo para consulta de pontos de apoio aos caminhoneiros baseado no Operation Dashborads da Esri.

 

Todos os serviços também podem ser consultados pelo site de Suape (www.suape.pe.gov.br). Na busca online, basta escolher a região de interesse e automaticamente o sistema dá um zoom no mapa para o local escolhido e filtra os estabelecimentos em funcionamento na região, trazendo informações detalhadas de endereço, horário de funcionamento e telefone de cada estabelecimento presente no mapa.

Veja a repercussão desta ação em prol dos importantes serviços dos caminhoneiros em uma das matérias divulgadas, clicando aqui.

Transformando o complexo em simples para resolver problemas reais

 

Imbuídos de sempre fazer o melhor, muitas vezes ao pensarmos em soluções tecnológicas para solucionar problemas do mundo real somos impelidos a caminharmos por inovações complexas que, em muitas situações, significam investimentos desnecessários e, principalmente, um tempo de implementação incompatível com a urgência da demanda. No caso do contexto criado pela crise do COVID-19 em Pernambuco, essa reflexão foi definidora para o desenvolvimento da aplicação GIS WEB adotada.

O Complexo Industrial Portuário de SUAPE dispões de licenciamento coorporativo da tecnologia ArcGIS da Esri, distribuído exclusivamente pela Imagem no Brasil, e extraímos o melhor desta tecnologia adotando o aplicativo Operations Dashboards, que já vem sendo largamente utilizado em painéis de informação do COVID-19. Apesar de toda a sofisticação disponível na tecnologia, simplificamos o seu uso ao máximo, de modo que o usuário, com apenas 3 ou 4 cliques, pudesse chegar rapidamente à informação desejada.

O aplicativo no Operations Dashboards foi moldado para ser legível e operacional na tela de qualquer smartphone. A busca pela simplicidade, em todos os seus aspectos (conteúdo, apresentação do conteúdo, interface, usabilidade, etc.) foi o diferencial no sucesso dessa aplicação, possibilitando a equipe do 0800 responder rapidamente as ligações recebidas e a pesquisa direta no próprio aplicativo por qualquer usuário, independente de conhecimentos técnicos mais sofisticados.


Fique por dentro de todas as novidades do Portal GEO. Faça grátis sua inscrição!

Veja também:

 

CONTINUIDADE NOS NEGÓCIOS: veja como enfrentar a crise do Coronavírus e manter o seu negócio ativo!

Crise do Coronavírus e o fornecimento inteligente de produtos

ARCGIS 10.8 – LANÇAMENTO: ASSISTA AO VÍDEO COM TODAS AS NOVIDADES!

7 mitos (esclarecidos) sobre o ArcGIS Pro


Você gostou desse artigo?

O Portal GEO está sempre trabalhando para trazer novidades, tendências e o que há de melhor em dicas do universo GIS. Clique abaixo e faça sua inscrição gratuita para receber com comodidade todos os nossos artigos, que tenho certeza, vão te apoiar em seu cotidiano profissional e pessoal, te deixando sempre bem informado:

Leia neste artigo

Descubra o poder das soluções

Preencha o formulário para que um especialista Imagem possa encontrar a solução que você precisa.

0 0 votes
Avalie o Artigo
Acompanhe estes comentários
Me avise sobre

1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais votado
Inline Feedbacks
View all comments

Parabéns Gleidson! Excelente trabalho desempenhado em Porto Suape que pude, inclusive, ver de perto no final de 2019. Parabéns a todos!

Faça sua busca

Espere,

Separamos as Principais atualizações do ArcGIS para Você!