A Medral é uma empresa de Energia que foi fundada em 1961 e está presente em todo o território nacional, uma das usuárias assíduas do Site Scan for ArcGIS que atua na prestação de serviços de engenharia para o setor elétrico.
Atualmente a Medral tem um portfólio diversificado, que abrange projetos nas áreas de distribuição, transmissão, equipamentos e geoprocessamento.
Necessidade do Cliente
A necessidade da Medral era ter uma solução rápida e prática para aerolevantamento rápido e de baixo custo, em um projeto de linha de transmissão para participar em processos de leilão do setor de energia elétrica.
Mapeamento e Processamento dos Dados
A área com extensão de 23km lineares foi dividida em três partes com altura de voo que variaram de 95m a 120m.
A faixa de domínio executada (largura) variou entre 270m e 350m.
Para garantir a precisão centimétrica do levantamento, foram executados 90 pontos de apoio (controle + checagem) e o processamento foi feito da noite para o dia seguinte, já incluindo os pontos de controle feitos por GPS, com o auxílio do Site Scan for ArcGIS.
Resultados do Processamento
As precisões alcançadas estão no relatório de processamento do Site Scan for ArcGIS, que você confere abaixo:
Uma Nova Metodologia e seus Resultados
Os resultados acima foram obtidos através do software Site Scan for ArcGIS e drone de baixo custo (Phantom 4 PRO), juntamente com um GPS RTK, de modo a poder realizar a coleta de dados de uma área de 23 Km lineares.
Após a conclusão dos voos, foi executado o processamento dos dados e gerado o relatório topográfico completo da área (planialtimetria, modelos 3D, nuvens de pontos e imagens de alta resolução).
A Smart Sky, parceiro Esri, operacionalizou a metodologia trabalhando junto com a Medral no diagnóstico, capacitação e execução.
Metodologia Tradicional
Este mesmo levantamento, se realizado através do processo tradicional de topografia, teria levado no mínimo 35 dias úteis para sua realização e a necessidade de uma equipe de pelo menos 4 pessoas, resultando em um detalhamento inferior e um custo mais elevado. Sem contar os riscos à segurança no levantamento em áreas de difícil acesso.
Faça da sua empresa uma referência no uso de drones com o Site Scan for ArcGIS e aprimore ainda mais os seus conhecimentos clicando na imagem abaixo!
Você também pode gostar:
Mapeamento por Drone: Empresa aprimora a construção de Pista em Aeroporto com o Site Scan for ArcGIS
Site Scan for ArcGIS: Tudo o que você precisa para mapear com drones em uma única aplicação
Site Scan for ArcGIS: novo software de mapeamento com drones da Esri
Você gostou desse artigo?
O Portal GEO está sempre trabalhando para trazer novidades, tendências e o que há de melhor em dicas do universo GIS. Clique abaixo e faça sua inscrição gratuita para receber com comodidade todos os nossos artigos, que tenho certeza, vão te apoiar em seu cotidiano profissional e pessoal, te deixando sempre bem informado: