A Cooperativa Central Electric Power (CEPC) fornece serviços de transmissão elétrica em todo o centro de Missouri, e ao longo dos últimos 70 anos acumulou volumes enormes de mapas e formulários de dados de ativos em papel para documentar o sistema elétrico. Hoje, a área de serviço da CEPC consiste em 57.000 km2 com 2.500 km de redes.

Para que o sistema funcione corretamente, todos os postes e equipamentos devem ser inspecionados e mantidos anualmente. Devido aos mapas do sistema que ficavam desatualizados e não eram precisos, a equipe no escritório e no campo trabalhavam com informações diferentes, tendo apenas alguns dados registrados em formato digital e todos os mapas em papel.

Para realizar os serviços de manutenção nos ativos, os eletricistas precisavam confiar nos registros em papel ou acessar informações dos computadores do escritório antes de ir para o campo.

Os apps de campo

apps de campo

Para agilizar os processos e tornar as informações mais acessíveis e precisas, a empresa optou por implementar os apps de campo do ArcGIS. A equipe testou o Collector for ArcGIS, o Survey123 for ArcGIS e o Navigator for ArcGIS.

Rapidamente notaram que os apps de campo do ArcGIS estavam integrados, o que permitia que todos trabalhassem com os mesmos dados, no campo ou no escritório.

Os apps de campo do ArcGIS trabalham online e offline. Esse ponto foi muito positivo para a empresa, pois o sistema elétrico da concessionária cobre muitas áreas rurais, onde não há conexão com a internet.

O objetivo da concessionária era obter uma coleta de dados de ativos completa e precisa para inspeções, serviços e manutenção. A CEPC também queria navegar de um ativo para outro em toda sua área de serviço.

Os apps de campo do ArcGIS aumentam a eficiência ao fornecer registros precisos dos ativos, enquanto ajudam os funcionários a chegar e sair dos locais e documentar os trabalhos facilmente.

Mapas de base precisos

Para construir uma solução completa, a empresa primeiro necessita criar um mapa base preciso de toda a sua área de concessão. Era um grande desafio, devido ao tamanho dos dados de imagens de satélite de alta resolução que precisavam ser disponibilizados a partir do ArcGIS Online. Contudo, usando o ArcGIS Pro, foi possível criar um pacote de mapas para colocar nos dispositivos móveis para uso offline, em qualquer lugar.

Além disso, a empresa usou Collector para registrar os todos os dados, que antes eram no papel, agora digitais de todos os ativos e disponibilizá-los como uma camada de feições para exibição no mapa. Com o app Survey123, foi criado um formulário inteligente para registrar as inspeções dos ativos. Finalmente, com o app Navigator, todos que estavam no campo podiam navegar de ativo em ativo por toda a área de concessão da companhia.

Com a promessa de que esses apps funcionariam juntos sem problemas, a empresa estava pronta para começar os testes.

apps de campo

“O nosso objetivo era ter as apps implementadas para os projetos das inspeções anuais de inverno” disse Dudenhoeffer, especialista de TI da CEPC.


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Treinamento e implementação

Após um período de testes de três meses, a empresa sabia que seguir em frente com as apps de campo do ArcGIS era a solução certa. Muitos colaboradores do setor de T.I. ficaram satisfeitos com o desempenho no campo e optaram por usar tablets para a coleta de dados em campo.

Dados os diferentes graus de familiaridade que a equipe tinha com a tecnologia móvel, a companhia criou um manual detalhado em papel que documentava como usar os aplicativos com notas e imagens passo a passo. Os departamentos de TI e de operações em conjunto, também conduziram uma sessão de treinamento para toda a força de trabalho de campo, demonstrando vários cenários de uso.

As equipes enviaram um feedback positivo, informando como o uso dos apps de campo do ArcGIS aumentava a eficiência dos trabalhos. Como os dispositivos móveis agora possuem mapas base de imagens de satélite para toda a área de serviço, as equipes de campo podem recuperar as informações sob demanda – online ou offline – e ver os detalhes de qualquer ativo de interesse, incluindo os registros dos serviços.

Agora, a equipe possui todas as informações de cada ativo na ponta dos dedos. Além disso, qualquer colaborador pode alternar entre o Collector e o Navigator para se deslocar até qualquer ativo no sistema.

Os apps em ação

O uso do Collector e do Survey123 tornou os dados da companhia mais completos, consistentes e compatíveis com os requisitos regulatórios.

apps de campo

Para a inspeção anual de postes e linhas no sistema de transmissão agora as equipes usam o Survey123 para criar inspeções totalmente documentadas de cada estrutura. Uma olhada no mapa interativo revela claramente pontos vermelhos que indicam os locais onde existem problemas, facilitando a definição dos reparos.

“Ao facilitar o processo de inspeção, mais pessoas podem consultar as necessidades mais críticas e o escopo completo dos trabalhos para uma determinada área”, comentou Andy Adrian, coordenador de trabalhos de campo na CEPC. “Isso nos ajuda a focar e priorizar os problemas mais sérios”, complementou Andy. Além disso, a companhia informou que o uso do Navigator melhorou muito a locomoção das equipes de campo em torno de seu amplo sistema elétrico.

Ter a localização de cada ativo no mapa do Collector facilita a definição das melhores rotas. Isso é especialmente útil para aqueles que visitam algumas áreas do sistema com relativa frequência. E ter modos personalizados de “carro” ou “caminhão” dentro do Navigator permite que os membros da equipe que dirigem vários veículos recebam orientações de rota especializadas de acordo com o tipo de veículo.

apps de campo

“O Navigator for ArcGIS tem sido uma ótima ferramenta para os colaboradores mais novos. Eles conseguem chegar até os ativos sem ter anos de experiência navegando em nossa área de serviço. A app Navigator orienta eles com eficiência e segurança até onde precisam ir”, acrescentou Adrian.

Colaboração entre departamentos

O uso dos apps de campo do ArcGIS abriu a comunicação entre departamentos e gerou muitas ideias novas.

Ter a capacidade de ver todos os ativos e suas informações relacionadas permite que os membros da equipe planejem o que precisam levar a campo todos os dias para realizar seus trabalhos. Isso os ajuda a evitar viagens desnecessárias de volta ao escritório. Os aplicativos também facilitaram o treinamento de novos contratados, pois todas as informações sobre o sistema estão disponíveis de forma digital.

A comunicação com os proprietários de terras para questões de cessão de direitos de passagem melhorou muito por ter um mapa preciso para discutir e mostrar as mudanças propostas. A partir do escritório ou do campo, os membros das equipes da CEPC, agora possuem uma visão comum da rede da concessionária. E isso fez toda a diferença para simplificar as operações e aumentar a eficiência das atividades de campo.

“A desconfiança inicial da equipe em mudar para uma solução digital foi rapidamente superada, pois descobriram que os aplicativos eram fáceis de usar e tornavam o trabalho mais eficiente. Agora, as equipes confiam em seus smartphones como uma fonte única da realidade para obter uma imagem precisa do sistema elétrico enquanto estão no campo”
– finalizou Adrian.


FONTE: Field Apps Help Utility Streamline Work (ArcNews – Esri)


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