A gestão territorial é uma questão cada vez mais relevante para as empresas geradoras de energia elétrica.

Ela sendo realizada de forma eficiente resulta em muitos benefícios para a corporação, como:

  • Gestão fundiária adequada;

  • Melhor atendimento das demandas regulatórias;

  • Visibilidade organizacional das informações;

  • Agilidade no cadastro de ativos;

  • Melhor governança das informações corporativas;

  • Melhor desempenho de atividades técnicas no campo.

Tecnologias para a gestão territorial

A gestão territorial é um processo multidisciplinar. A regularização dos imóveis rurais abrange questões referentes às suas titularidades, que demanda profundos conhecimentos na área do direito e na área ambiental, além de conhecimentos em engenharias, agronomia e geografia.

A importância da gestão territorial para a geração de energia elétrica - imagem 1

As empresas de geração de energia elétrica têm adotado sistemas geográficos que operam como ferramenta de inteligência fundamental para a gestão das suas áreas, sejam áreas inundas ou parques eólicos. A gestão territorial sendo realizada de forma sistêmica assegura que todas as etapas do processo sejam acompanhadas e munidas com informações e documentos patrimoniais.

As propriedades rurais possuem uma série de informações correlacionadas, que podem ser perímetro da unidade, reserva legal, área de preservação, documentação patrimonial, inspeções e ordens de serviços e realizadas, cadastro de beneficiários, cadastro de contenciosos, dentre outros.

Por meio de sistema para a gestão territorial e fundiária, é possível entender as relações existentes, realizar facilmente o levantamento histórico da propriedade, compartilhar as informações digitais com pessoas e áreas responsáveis por cada etapa do processo da gestão territorial e fundiária e despachar atividades que precisam ser feitas em campo.

As empresas têm atestado que a digitalização destes processos é algo imprescindível para garantir agilidade em seus processos administrativos e judiciais, facilidade nos licenciamentos, segurança da capacidade de geração de energia elétrica e diminuição de custos operacionais.

Hoje, existem sistemas completos para gestão territorial e fundiária, que abrange processos sendo realizados por equipes de engenharia, geografia, agronomia e judiciais, além de atividades sendo realizadas por equipes técnicas em campo, fornecendo acompanhamento das operações e informações executivas.

A importância da gestão territorial para a geração de energia elétrica - imagem 2

Temos um conteúdo completo para você saber mais detalhes sobre tecnologias para gestão territorial e fundiária!

A importância da gestão territorial para a geração de energia elétrica - webinar especial sobre gestão fundiária


Fique por dentro de todas as novidades do Portal GEO. Faça grátis sua inscrição!

Veja também:

ArcGIS no monitoramento de ativos do Setor Elétrico

GESTÃO TERRITORIAL: webinar exclusivo liberado!

As geotecnologias na Nova Gestão Pública

Importância da tecnologia de geoprocessamento no cenário da pandemia

ArcGIS na prática: tutoriais para aprender de verdade


Você gostou desse artigo?

O Portal GEO está sempre trabalhando para trazer novidades, tendências e o que há de melhor em dicas do universo GIS. Clique abaixo e faça sua inscrição gratuita para receber com comodidade todos os nossos artigos, que tenho certeza, vão te apoiar em seu cotidiano profissional e pessoal, te deixando sempre bem informado: