Neste artigo, você vai descobrir um passo a passo de como automatizar o confrontamento de ativos do setor elétrico com as ferramentas mais adequadas do ArcGIS.

Quando falamos do setor elétrico, logo podemos associar o potencial energético de um país com o seu desenvolvimento econômico.

Segundo a ANEEL:

“O consumo de energia é um dos principais indicadores do desenvolvimento econômico e do nível de qualidade de vida de qualquer sociedade. Ele reflete tanto o ritmo de atividade dos setores industrial, comercial e de serviços, quanto a capacidade da população para adquirir bens e serviços tecnologicamente mais avançados, como automóveis (que demandam combustíveis), eletrodomésticos e eletroeletrônicos (que exigem acesso à rede elétrica e pressionam o consumo de energia elétrica).”

– Fonte: Atlas de Energia Elétrica do Brasil, página 39.

Em Transmissão, podemos entender que uma das principais necessidades está relacionada ao monitoramento dos ativos, demanda essencial para a operação do sistema elétrico.

Passo a passo para monitoramento dos ativos do setor elétrico

Demonstramos o passo a passo como automatizar o confrontamento de ativos do setor elétrico, com ocorrências de focos de incêndio (ArcGIS Living Atlas), monitoramento (Dashboard for ArcGIS) e uso dos aplicativos móveis (Collector e Survey123 for ArcGIS) para acompanhamento de vistorias em campo.

O ArcGIS Living Atlas é um catálogo de serviços e mapas frequentemente atualizados e mantidos pela Esri. Neste ambiente é possível acessar o serviço de focos de calor fornecido pelo Satélite MODIS: Satellite (MODIS) Thermal Hotspots and Fire Activity.

ArcGIS no monitoramento de ativos do Setor Elétrico - imagem 1

Para possibilitarmos o confrontamento das LTs e Focos de Calor de forma automática, fizemos uso de análises espaciais via Biblioteca Python ArcPy que por meio do Agendamento, novidade introduzida no ArcGIS Pro 2.5, foi possível executar a rotina de forma programada. A interface de agendamento se encontra disponível para Ferramentas de Geoprocessamento, Modelos e Scripts Python stand-alone como demonstrado (download do script Python, clique aqui).

O ArcGIS Pro 2.5 trouxe também o ArcGIS Notebooks e no ArcGIS Enterprise 10.8 já é possível automatizar sua execução via interface ArcGIS Notebook Server Administrator.

ArcGIS no monitoramento de ativos do Setor Elétrico - imagem 2

Os aplicativos móveis oferecem suporte às equipes de campo durante inspeções onde os focos foram identificados e são capazes de alimentar novos painéis de monitoramento ou ainda subsidiar novas análises espaciais.

ArcGIS no monitoramento de ativos do Setor Elétrico - imagem 3

A partir do ArcGIS Online ou ArcGIS Enterprise já é possível criar painéis de monitoramento com o Dashboard for ArcGIS. Sendo um dos aplicativos que compõe a Suíte de Aplicativos Essenciais da Esri, o Dashboard apoia a tomada de decisão mediante a escolha de painéis pré-configurados e customização do layout para melhor compreensão dos indicadores atualizados em tempo real.

Quer saber em detalhes [e em vídeo] como tudo funciona?
CLIQUE AQUI


Fique por dentro de todas as novidades do Portal GEO. Faça grátis sua inscrição!

Veja também:

5 etapas efetivas para governos enfrentarem o COVID-19

ArcGIS na Saúde Pública: veja especialistas falando de usos eficazes do ArcGIS durante a pandemia.

ArcGIS na prática: tutoriais para aprender de verdade

7 mitos (esclarecidos) sobre o ArcGIS Pro


Você gostou desse artigo?

O Portal GEO está sempre trabalhando para trazer novidades, tendências e o que há de melhor em dicas do universo GIS. Clique abaixo e faça sua inscrição gratuita para receber com comodidade todos os nossos artigos, que tenho certeza, vão te apoiar em seu cotidiano profissional e pessoal, te deixando sempre bem informado: