Não foi sem surpresa e consternação que vimos a chegada do coronavírus no território brasileiro. Você vai ver aqui neste post o que estamos fazendo para monitorar o coronavírus no RN.
Em meio ao início das notificações dos primeiros casos no país, um grande volume de informações acerca do vírus foi produzido e entre os mais diversos fatos apontados, o indicativo de que o correto rastreamento dos casos seria uma forte ferramenta para evidenciar o avanço da doença, bem como orientar as autoridades acerca das medidas a serem tomadas para a contenção do alastramento do novo vírus.
Neste momento, me senti compelido a contribuir com meu conhecimento de Sistema de Informação Geográfica (SIG) para o monitoramento do coronavírus no estado do Rio Grande do Norte.
Está chegando o EU Esri Brasil 2025
Junte-se a profissionais e líderes de TODAS AS ÁREAS DA TECNOLOGIA que usam a geotecnologia para impulsionar negócios, transformar a sociedade e liderar a inovação em qualquer setor.
Garantir participaçãoMe inspirei no mapa interativo criado pela Universidade Johns Hopkins para, através do ArcGIS Online, para criar um dashboard adaptado para a realidade potiguar.
Construindo o mapa de monitoramento do coronavírus no RN na prática
Partindo para a prática com o ArcGIS Online, foi possível realizar o georreferenciamento dos casos de coronavírus nos municípios do estado a partir dos boletins epidemiológicos da Secretaria de Saúde do Rio Grande do Norte (SESAP).
Dessa forma, utilizei os dados concedidos pela secretaria a respeito dos casos confirmados, suspeitos, descartados, bem como o número de óbitos.
A próxima etapa foi a criação efetiva do mapa, como categorizar os dados de maneira de que a informação fosse fornecida a população didaticamente. Deste ponto, foi criado um shapefile das regiões de saúde do estado.
A partir da integração de todos esses dados, nasceu o dashboard de casos de coronavírus no RN, mostrando o número total de casos confirmados, casos confirmados por município e casos confirmados por residentes de outros estados.
De outro modo, a mesma lógica é utilizada para os casos suspeitos, mas que ainda carecem de confirmação ou descarte da hipótese de contaminação do coronavírus. Além destas informações, o dashboard explicita também o número de óbitos.
Todas essas informações estão disponíveis a partir da exposição do mapa do Rio Grande do Norte divido por regiões de saúde, bem como de seus municípios.
Foi ainda criado uma versão mobile com as mesmas funcionalidades e informações.
Acesse o mapa da Cabo Telecom e veja a situação do coronavírus no RN!
Todo o trabalho foi feito em apenas um dia e não teria sido possível sem a autorização, livre de qualquer ônus à Administração Pública, do desenvolvimento do dashboard pela Cabo Telecom, através de seu Diretor-Presidente Sr. Claudio Jorge Alvarez, que não mediu esforços para contribuir com o estado a atravessar este momento turbulento.
Não posso deixar de mencionar, em especial, a colaboração da Imagem, empresa que forneceu o apoio necessário para a concretização do dashboard.
Evidentemente que todo o projeto não poderia ter chegado até a população sem a aprovação da Secretaria de Saúde do Estado, sempre solícita e atenciosa, que através de seu corpo técnico ofereceu os dados e apoio necessários para tornar a ideia em realidade.
Fique por dentro de todas as novidades do Portal GEO. Faça grátis sua inscrição!
Veja também:
Painel da pandemia Coronavírus
Crise do Coronavírus e o fornecimento inteligente de produtos
Coronavírus em tempo real: mapa com casos no Brasil
Você gostou desse artigo?
O Portal GEO está sempre trabalhando para trazer novidades, tendências e o que há de melhor em dicas do universo GIS. Clique abaixo e faça sua inscrição gratuita para receber com comodidade todos os nossos artigos, que tenho certeza, vão te apoiar em seu cotidiano profissional e pessoal, te deixando sempre bem informado:
Gostaria de parabenizar pelo material e pedir um favor, seria possível disponibilizar o shapefile com as regiões de saúde do estado do RN? Já buscamos no site da SESAP e IBGE, sendo último encontrado oshape do estado organizado por município. Estamos trabalhando num estudo sofre sífilis congênita e precisamos do shake por região de saúde. Ficaríamos grátis.
[…] proposta do jogo reflete um movimento mais amplo que temos visto no universo GIS: tornar a geotecnologia cada vez mais interativa, acessível e conectada à experiência do […]