Como as ferramentas GIS otimizam as fiscalizações em campo na Prefeitura de Varginha

Tatiany Correia

Especialista em Marketing - Imagem Esri

O mapeamento em campo é a base para a gestão territorial de um município e há inúmeros desafios que dificultam essa atividade como: limitação financeira, falta de mão-de-obra, utilização de ferramentas inadequadas e processos engessados.

Por isso, a busca por tecnologias que otimizem esses mapeamentos, que garantam resultados rápidos e direcionem as ações prioritárias que necessitam ser feitas nas cidades tornou-se cada vez mais recorrente.

Diante desse cenário, a Prefeitura de Varginha vem investido na transformação digital do município, tendo como um dos pilares a implantação do Sistema ArcGIS que permite a coleta, registro e análise de dados em tempo real.

Os mapeamentos em campo são feitos via aplicativos em smarthphones e, por meio de painéis gerenciais, os coordenadores podem acompanhar o trabalho dos agentes de campo conforme o abastecimento dessas informações. A prefeitura já possui o fluxo bem estruturado para as seguintes atividades:

Prevenção e combate à dengue

A coleta de dados in loco foi transferida para formulários digitais georreferenciados, permitindo a visibilidade dos focos do mosquito Aedes Aegypt em tempo real. Devido à agilidade em que essas informações chegam à vigilância ambiental e sanitária, é possível determinar de maneira instantânea quais são as regiões mais críticas, quais imóveis estão em risco, quais os locais prioritários para atuação e como estão os trabalhos das equipes em campo.

A ferramenta permite uma visão sistêmica dos indicadores de prevenção e combate à dengue – número de atividades realizadas, tipos de imóveis vistoriados, depósitos inspecionados e tratados, quantidade de agentes em campo, etc. – fortalecendo os planos de controle e diretrizes estabelecidas no PNCD.

Outro ponto ressaltado pela equipe da prefeitura foi a possibilidade do registro de ponto via aplicativo de campo. Essa integração permitiu a economia em tempo e gastos com logística, uma vez que os agentes não precisam se deslocar até os prédios municipais para registrar as horas trabalhadas.

Painel utilizado pelos supervisores para acompanhar o trabalho das equipes em campo. Cada cor no mapa representa uma área de atuação

Painel de totalização. Por aqui os dados são filtrados e repassados ao Ministério da Saúde

Painel com dados estatísticos das vistorias realizadas

Informatização dos Boletins de Ocorrência

A Guarda Municipal iniciou um trabalho da informatização dos boletins de ocorrência do munícipio e, através do Sistema ArcGIS, foi possível compreender quais são as principais demandas para atuação do município e identificar padrões por região e natureza das ocorrências. O sistema também permitiu análises via mapas de calor, com a finalidade de entender quais as regiões possuem maior concentração dessas denúncias.

Painel de gestão da GCM com dados dos Boletins de Ocorrência Simplificados

Mapas do painel da Guarda Civil Municipal contendo a distribuição geográfica das ocorrências e indicação de maior incidência

Painel da Guarda Civil Municipal contendo os últimos BOs lançados

Os benefícios gerais levantados pela equipe com o uso do Sistema ArcGIS foram:

  • Direcionamento preciso das fiscalizações do munícipio;
  • Identificação das áreas prioritárias para ação;
  • Integração entre diferentes secretarias e departamentos;
  • Agilidade na aplicação de notificações;
  • Redução do custo com papel;
  • Distribuição efetiva dos agentes de campo;
  • Maior confiabilidade das informações;
  • Centralização dos dados em uma única plataforma;
  • Rastreabilidade das equipes de campo.

Com as melhores práticas e autonomia adquiridas, a Prefeitura de Varginha já está estruturando esse fluxo para as fiscalizações imobiliárias, a fim de identificar com a mesma agilidade as áreas irregulares do município. Além disso, a equipe de geoprocessamento já utilizou o Sistema ArcGIS para fazer o mapeamento da rede de drenagem e para reestruturar e otimizar as rotas escolares.

O próximo passo consiste na expansão das aplicações para diversas secretarias e na extensão desses serviços para o munícipe, possibilitando que ele participe do mapeamento do município e solicite um atendimento da sua residência. Sem dúvida, o Sistema ArcGIS é uma peça-chave para que a Prefeitura de Varginha caminhe para uma gestão baseada em dados e se torne uma cidade inteligente!

Hora de saber tudo sobre Estratégias Geoespaciais para Cidades Inteligentes. Clique abaixo e acesse o material completo!

Você também pode gostar:

SEIGEO: o novo Geoportal da SEI

GovSummit 2022: como foi e os Cases Premiados do Evento

Micromobilidade: 3 fatores para transformar a tendência em realidade

Como as ferramentas GIS otimizam as fiscalizações em campo na Prefeitura de Varginha


Você gostou desse artigo?

O Portal GEO está sempre trabalhando para trazer novidades, tendências e o que há de melhor em dicas do universo GIS. Clique abaixo e faça sua inscrição gratuita para receber com comodidade todos os nossos artigos, que tenho certeza, vão te apoiar em seu cotidiano profissional e pessoal, te deixando sempre bem informado:

Leia neste artigo

Descubra o poder das soluções

Preencha o formulário para que um especialista Imagem possa encontrar a solução que você precisa.

0 0 votes
Avalie o Artigo
Acompanhe estes comentários
Me avise sobre

2 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais votado
Inline Feedbacks
View all comments

Show de bola!!!!!! Belo exemplo. PARABÉNS.

Parabéns, excelentes soluções, ferramentas de alto nível.

Faça sua busca

Espere,

Separamos as Principais atualizações do ArcGIS para Você!