Eólicas Offshore: potencializando os estudos energéticos com o ArcGIS

Qual o potencial energético eólico offshore do Brasil? Produzida na costa brasileira, esta é uma energia com muito potencial. Veja mapas do ArcGIS e entenda!

Rodrigo Vellardo Guimarães

No Brasil, país de dimensão continental com grande quantidade de recursos naturais, a matriz elétrica brasileira é em grande parte renovável, com 85% da capacidade instalada. Mais da metade do potencial gerado é produzido por meio de usinas hidrelétricas, mas a energia eólica e solar vem crescendo e contribuindo para que nossa matriz continue sendo em sua maior parte renovável, conforme a Figura 1. Para termos uma ideia, a média mundial de renováveis gira em torno de 28%, portanto, o país está muito bem posicionado quanto a renovabilidade na matriz elétrica e energética.

Figura 1 – Matriz elétrica brasileira.

Qual é o potencial do Brasil para geração de energia eólica no mar?

No que se refere a energia eólica offshore, apesar de fazer parte de um contexto de transição energética mundial e o Brasil ter um excelente recurso, distribuído em 8000 km de costa, essa fonte ainda não faz parte de nossa matriz elétrica. Se fossemos utilizar o potencial do Brasil para geração de energia eólica no mar, poderíamos instalar cerca de 700 GW, em locais com até 50 metros de profundidade. Entretanto, esse panorama pode mudar, uma vez que, atualmente existem 70 projetos em licenciamento no Ibama totalizando 180 GW, o dobro de nosso parque atual!

A vantagem dos parques eólicos offshore é que os ventos são mais fortes e mais constantes do que em terra, pois não possuem obstáculos, como montanhas, construções, árvores etc. Além disso, pode-se instalar aerogeradores maiores do que onshore. Para se ter uma ideia, uma turbina de 12MW é maior do que o Morro da Urca e o Farol Santander, um dos prédios mais altos de São Paulo. (Figura 2)

Figura 2 – Comparativo de tamanho de uma turbina em operação comercial.

No mundo, a energia eólica offshore já é realidade em muitos países, contando com cerca de 40 GW de potência instalada. Para os próximos anos, segundo estimativa da GWEC, é que globalmente sejam instalados mais 200GW de até 2030.

Para a presidente da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica) Elbia Gannoum, a energia eólica offshore, produzida em alto mar, é a grande aposta para o Brasil consolidar a sua posição na transição energética.

“Nós estamos falando em criar uma estrutura industrial, de colocar o Brasil na rota de transição energética, de atrair tecnologia, inovação, de atrair capital, gerar emprego e renda”, destaca.

A partir do desenvolvimento da eólica offshore e do hidrogênio verde, na opinião da presidente da ABEEólica, o Brasil pode assumir a liderança mundial de energia e, principalmente, de energia renovável.

Como calcular o potencial eólico offshore?

Para aprofundarmos o conhecimento sobre o tema, a EPE (Empresa de Pesquisa Energética), empresa pública vinculada ao Ministério de Minas e Energia, fez uso do Sistema ArcGIS Desktop para calcular o potencial eólico offshore, utilizando dados de reanálise (ERA5) e imagens de satélite. Foram inseridas também as camadas de dados socioambientais e de batimetria, para criar as restrições geográficas do estudo. Dados de infraestrutura portuária e do Sistema Interligado Nacional (SIN) complementaram a base do SIG.

O que é o Dashboard de Eólicas Offshore?

Na etapa posterior, de divulgação, o “Painel de Dados de Eólicas offshore” foi desenvolvido para ambiente web, com o objetivo de possibilitar aos usuários visualizar espacialmente, ao longo da costa brasileira, os 700 GW de potencial técnico eólico offshore, a infraestrutura dos portos, os pontos de conexão à rede, os projetos em licenciamento no Ibama etc. Tudo isso traduzido em gráficos e mapas, em um ambiente intuitivo. (Figuras 3 e 4)

Figura 3 – Painel de Dados exibindo os projetos em licenciamento, com a potência em GW e a estimativa de geração elétrica anual.
Figura 4 – Zoom nos projetos da costa do Ceará.

Sobre o ArcGIS Web AppBuilder

Construído sobre o ArcGIS Web AppBuilder, a aplicação que faz parte da família Essential Apps Bundle, disponível no ArcGIS Online e ArcGIS Enterprise. Por meio do tema Dashboard, é possível visualizar gráficos, estatísticas e mapas de maneira rápida e amigável.

O ArcGIS Web AppBuilder inclui ferramentas (widgets) prontas para uso que possibilitam a criação de Soluções Web 2D e 3D para atendimento aos mais diversos fluxos de trabalho a partir de uma abordagem low/no code. Caso necessário estender ou customizar suas funcionalidades, a versão Developer oferece total suporte ao desenvolvimento por meio da ArcGIS API for Javascript. A Figura 5 ilustra o processo para construção da solução.

Figura 5 – Fluxo para construção da Solução

Integrado ao ambiente Web GIS, uma Solução Web pode ser facilmente construída com o auxílio de temas pré-configurados e capaz de se adaptar automaticamente a qualquer dispositivo e navegador de internet.

Conteúdos exclusivos ArcGIS: mapas, dashboards e storymaps sobre Roadmap de Eólica Offshore no Brasil

Clique aqui para acessar o Dashboard de Eólicas Offshore.

Clique aqui para ver o StoryMap com o Roadmap de Eólica Offshore Brasil.

Rodrigo Vellardo Guimarães é Analista de Pesquisa Energética e desenvolve estudos sobre recursos energéticos, utilizando Geoprocessamento. Também trabalha com modelagem do planejamento da expansão de energia no longo prazo.

Por EPE (Empresa de Pesquisa Energética), empresa pública vinculada ao Ministério de Minas e Energia”

 

Veja mais:

Prospecção no Mercado Livre de Energia Elétrica

O guia do CEO: Vantagem competitiva com Location Intelligence

Empresa de telecomunicações implementa drones para realizar inspeções de terrenos e infraestrutura no Japão

Sucesso nos estudos do Setor Energético da EPE

 

Nossos especialistas estão sempre acompanhando e divulgando tendências e dicas do universo GIS. Clique abaixo e faça sua inscrição gratuita para receber, em primeira mão, nossos conteúdos exclusivos:

INSCREVA-SE

Leia neste artigo

Descubra o poder das soluções

Preencha o formulário para que um especialista Imagem possa encontrar a solução que você precisa.

5 1 vote
Avalie o Artigo
Acompanhe estes comentários
Me avise sobre

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Faça sua busca

Espere,

Separamos as Principais atualizações do ArcGIS para Você!