Com o uso do ArcGIS WebApp Builder

O ArcGIS WebApp Builder é uma Solução pronta para uso, que faz parte do Pacote de Aplicativos Essenciais e se encontra disponível no ArcGIS Online e Enterprise.

Com ele é possível, em poucos cliques, criar uma Aplicação WebGIS, a partir de componentes pré-configurados na Plataforma, conforme abaixo:

Sucesso nos estudos do Setor Energético da EPE

Com o ArcGIS Web AppBuilder também é possível:

  • Criar aplicativos em HTML / JavaScript, que executam em qualquer dispositivo;

  • Construir aplicativos que você precisa utilizando widgets prontos para uso;

  • Personalizar o visual dos seus aplicativos com temas configuráveis;

  • Hospedar seus aplicativos online ou executá-los no seu servidor;

  • Criar modelos de aplicativo personalizados.

Caso seja necessário estender funcionalidades, há a versão WebApp Builder Developer Edition que, com a API ArcGIS Javascript, concede as ferramentas necessárias para criação de novos recursos.

Sobre a Suíte de Desenvolvimento GIS, é apresentada a versão atualizada do WEBMAP EPE, trazendo ainda mais informação, transparência e acessibilidade à sociedade sobre o setor energético brasileiro.

A EPE (Empresa de Pesquisa Energética), empresa pública vinculada ao Ministério de Minas e Energia (MME), disponibiliza a Aplicação para ajudar a conhecer melhor o mapa da energia do Brasil, com toda a sua diversidade, inovação e desenvolvimento.

O WEBMAP EPE permite realizar consultas, download em formatos vetorial e raster, medições de áreas e distâncias e adicionar seus próprios dados.

O usuário pode, ainda, imprimir mapas a partir da base de dados georreferenciados, que são utilizados nos estudos de planejamento do setor energético nacional.

A nova versão permite compartilhar as camadas geográficas do WEBMAP EPE como serviço WMS, para que o usuário visualize em seu próprio projeto ou aplicação.

Também permite consultar os metadados de qualquer camada, conferindo maior confiabilidade no uso da geoinformação.

O WEBMAP EPE apresenta oito grupos de camadas geográficas nessa nova versão:

  • Sistema Elétrico Planejado;

  • Sistema Elétrico Existente;

  • Biocombustíveis;

  • Infraestrutura de Combustíveis Líquidos;

  • Infraestrutura de Gás Natural;

  • Exploração e Produção de Petróleo e Gás;

  • Meio Ambiente;

  • Estudos da EPE e Recursos Energéticos.

Nesses grupos é possível localizar, no território nacional, UHE, PCH, CGH, termelétricas, parques eólicos, usinas fotovoltaicas, linhas e subestações de transmissão, campos de petróleo e gás, unidades de biocombustíveis e infraestruturas de gás natural e de combustíveis líquidos, recursos energéticos, dentre outras geoinformações.

Além disso, o usuário pode relacionar as informações do setor energético com temas transversais de Meio Ambiente, especialmente em relação a áreas protegidas, constituídas por unidades de conservação, terras indígenas ou quilombolas.

Fique por dentro de todas as novidades do Portal GEO. Faça grátis sua inscrição!

Você também pode gostar:

Utility Network aplicado nos setores elétrico e saneamento

Desafio dos Indicadores em Energia Elétrica

A importância da gestão territorial para a geração de energia elétrica

ArcGIS no monitoramento de ativos do Setor Elétrico


Você gostou desse artigo?

O Portal GEO está sempre trabalhando para trazer novidades, tendências e o que há de melhor em dicas do universo GIS. Clique abaixo e faça sua inscrição gratuita para receber com comodidade todos os nossos artigos, que tenho certeza, vão te apoiar em seu cotidiano profissional e pessoal, te deixando sempre bem informado: