Mineração: a tecnologia GIS como peça-chave na Redução das Emissões de Gases de Efeito Estufa

A tecnologia GIS para Mineração no aumento da capacidade gerencial em relação às emissões de gases de efeito estufa (GEEs).
Daniel Henrique Cândido - Especialista em Recursos Naturais - Imagem Esri - Autor Portal GEO

Daniel Henrique Cândido

Especialista em Recursos Naturais - Imagem/Esri

As mudanças climáticas têm sido motivo de constante observação por parte da sociedade civil, uma vez que seus impactos afetam diretamente a vida de todas as pessoas, independentemente do local onde habitam. Em Mineração não é diferente!

Desta forma, a cobrança por ações em busca de uma produção industrial mais limpa é elemento central de preocupação, havendo cada vez mais incentivos à redução nas emissões envolvendo os mais diversos setores de produção.

Neste sentido, o setor de mineração tem avançado a passos largos em busca de iniciativas que levem a uma produção mais limpa e eficiente, sem deixar de lado o aumento na produtividade.

A tecnologia é uma grande aliada para possibilitar o alcance de resultados positivos envolvendo melhorias nos processos e maior eficiência na utilização dos recursos, sem deixar de lado o incremento da capacidade produtiva, fator extremamente necessário diante do aumento crescente na demanda interna e externa por minerais metálicos, fertilizantes e agregados de construção civil.

Dada a complexidade das atividades empreendidas, é necessário que a indústria de mineração adote soluções disruptivas, capazes de promover a quebra de antigos paradigmas e trazer inovação às metodologias e a todos os processos envolvidos.

O conhecimento detalhado de todas as etapas dos processos por meio de dashboards interativas é essencial para que se tenha exata noção em relação à quantidade de CO2 equivalente emitida por toda a cadeia de produção.

A tecnologia GIS pode ser utilizada para aumento da capacidade gerencial em relação às emissões de gases de efeito estufa (GEEs), de modo que esses sistemas são perfeitamente capazes de atender as mais exigentes demandas em relação ao monitoramento das emissões.

O sistema ArcGIS consiste na mais avançada tecnologia para monitoramento de elementos geoespacializados, apresentando inclusive a capacidade de ser integrado à inteligência artificial e à algoritmos de aprendizado de máquina para promover a simulação de cenários relacionados às emissões, permitindo calcular o real impacto ambiental envolvido em cada uma das etapas do processo produtivo, possibilitando a tomada de ações mitigatórias com o objetivo de neutralizar as emissões de carbono.

A tecnologia GIS deve ser considerada como um dos elementos fundamentais na busca por uma produção limpa, uma vez que torna possível o acompanhamento de todos os parâmetros envolvidos, permitindo aos decisores detectarem pontos problemáticos e agirem imediatamente em busca de solução.

A capacidade de exibição de informações geoespaciais torna possível a gestão do território, buscando eventuais hot-spots de ocorrências, acompanhar a captura de carbono nas áreas florestadas e monitorar o território para evitar ações clandestinas danosas ao meio ambiente, tais como a promoção de queimadas ilegais, desmatamentos e ocupações irregulares, minimizando significativamente a possibilidade de registro de eventos capazes de afetar o saldo da compensação das emissões da companhia.

A melhoria na eficiência do monitoramento das emissões e acompanhamento de dados relacionados ao sequestro de carbono é primordial para todas as indústrias que estejam em busca da promoção de um desenvolvimento limpo e sustentável!

Hora de descobrir como a geotecnologia pode dar suporte às suas ações de sustentabilidade.
Clique abaixo e confira!

Você também pode gostar:

Modernização na Coleta de Dados em Campo e Automação na Exploração Mineral

Guerra da Ucrânia: impactos na indústria global de Mineração

Como a inteligência geográfica pode apoiar na Gestão de Barragens de Rejeito


Você gostou desse artigo?

O Portal GEO está sempre trabalhando para trazer novidades, tendências e o que há de melhor em dicas do universo GIS. Clique abaixo e faça sua inscrição gratuita para receber com comodidade todos os nossos artigos, que tenho certeza, vão te apoiar em seu cotidiano profissional e pessoal, te deixando sempre bem informado:

Leia neste artigo

Descubra o poder das soluções

Preencha o formulário para que um especialista Imagem possa encontrar a solução que você precisa.

5 3 votes
Avalie o Artigo
Acompanhe estes comentários
Me avise sobre

1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
Faça sua busca

Espere,

Separamos as Principais atualizações do ArcGIS para Você!