O conjunto de práticas correspondentes à sigla ESG consistem em uma pauta cada vez mais frequente nas discussões envolvendo as indústrias que atuam no setor de recursos naturais.

Trata se de um conceito inovador que corresponde à expressão inglesa “Environmental, Social and Corporate Governance” ou, em uma livre tradução, “Governança ambiental, social e corporativa”.

Os procedimentos de governança corporativa embutidos no conceito de ESG se preocupam em conduzir as empresas a um elevado patamar de produtividade, sem deixar de lado as preocupações em relação aos impactos ambientais e sociais decorrentes de suas atividades, procurando conciliar crescimento, melhoria das condições socioeconômicas e respeito ao meio-ambiente.

Em um cenário voltado para o desenvolvimento sustentável, o ESG deve ser prática comum, estando incorporado à cultura das empresas. Esta ideologia tem como objetivo possibilitar aumento na produtividade, sem renunciar à qualidade de vida dos colaboradores e prestadores de serviços envolvidos, além de apresentar cuidados para mitigar quaisquer efeitos deletérios causados à comunidade.

O mercado tem apontado que as empresas que aderem a uma metodologia sistemática de gestão de parâmetros ambientais, sociais e de governança corporativa apresentam resultados extremamente positivos em relação à produtividade e lucratividade, além de obter significativos avanços nas condições de trabalho e na qualidade de vida de seus colaboradores.

Em síntese, investir em ESG tem como consequência a melhoria da imagem da empresa em seu setor de atuação e consequente aumento no valor de mercado da companhia.

Companhias que investem em ESG apresentam facilidade em comercializar e exportar seus produtos, pois estão em conformidade com as recomendações de boas práticas em sustentabilidade, aspectos cada vez mais exigidos pelos grandes compradores do mercado internacional.

Dentre os sistemas capazes de apoiar eficientemente a adoção de práticas de ESG, a tecnologia GIS merece destaque!

Ao apresentar um banco de dados geográfico totalmente integrado às suas atividades, as empresas conseguem exercer com primazia esse conjunto de boas práticas voltadas ao desenvolvimento geral.

Por associar diversos elementos, tais como planejamento de ações, monitoramento de atividades, gestão do território, mitigação de riscos e acompanhamento da produtividade, a tecnologia GIS permite à companhia atuar de forma inteligente, com pleno controle de todos os elementos envolvidos.

A gestão integrada de informações evidencia a grande responsabilidade social e ambiental do empreendedor. Esse elevado nível de gerenciamento demonstra que a indústria em questão é uma aliada de seus colaboradores e de toda a comunidade, crescendo de forma sustentável, beneficiando a todos os envolvidos.

Estar em consonância com um conjunto de boas práticas em relação às questões ambientais e sociais tem sido considerada condição sine qua non para grandes players do mercado se tornarem compradores de produtos procedentes da extração de recursos naturais, tais como minérios, carvão, madeira, óleo e gás. As exigências ambientais cada vez mais rígidas da União Europeia fazem com que a adoção de boas práticas em ESG seja requisito essencial para a importação de commodities, assim como seus derivados.

Desta forma, é possível afirmar que incorporar práticas de ESG ao cotidiano de sua empresa significa pavimentar o caminho para a realização de bons negócios. O investimento em ações de governança é rapidamente recuperado na forma de aumento na produtividade, maior volume de vendas e, sobretudo, na melhoria da qualidade de vida de toda a comunidade envolvida.

Fique por dentro de todas as novidades do Portal GEO. Faça grátis sua inscrição!

Você também pode gostar:

Visão corporativa de operação florestal

Vantagens da integração GIS e BIM para governos e empresas

Tutorial de ArcGIS: mapa de calor a partir de pontos de uma tabela

EU Esri 2020: replay disponível


Você gostou desse artigo?

O Portal GEO está sempre trabalhando para trazer novidades, tendências e o que há de melhor em dicas do universo GIS. Clique abaixo e faça sua inscrição gratuita para receber com comodidade todos os nossos artigos, que tenho certeza, vão te apoiar em seu cotidiano profissional e pessoal, te deixando sempre bem informado: